Obras da área de escape da BR-277, começam hoje

areadeescapeDe acordo com a concessionária Ecovia, que administra a BR-277 no trecho Curitiba-Litoral, as obras implementação da área de escape no km 37 da rodovia, na região de Morretes devem começar hoje, dia 16.

O projeto de construção da área de escape na BR-277, na região da Serra do Mar, deverá estar concluído ainda 2018. O principal objetivo da implementação da área de escape é auxiliar motoristas de caminhões, ônibus e veículos pesados que tenham problemas mecânicos ou elétricos que comprometam a frenagem dos veículos. A rampa, que poderá ser acessada à direita da pista de descida da rodovia, contará com um material conhecido como argila expandida, que ajuda na absorção de velocidade e redução de impactos, semelhante ao utilizado em autódromos de corridas esportivas.

O número de acidentes envolvendo veículos de carga na BR-277, entre Curitiba e o litoral do estado, aumentou em quase 20% na comparação entre os anos de 2016 e 2017.

A discussão da área de escape ficou em evidência principalmente o acidente grave com o caminhão-tanque que pegou fogo e deixou sete mortos, na região de Morretes, em julho de 2016. Naquele ano a PRF registrou 726 acidentes no trecho, sendo que 261 deles envolveram veículos de carga. Já em 2017, o número total de colisões permaneceu quase inalterado, em 724, mas as batidas envolvendo caminhões subiram para 309.

Segundo a Ecovia, a área de escape da BR-277 será instalada em um local estratégico: no meio do trecho de descida da Serra do Mar para o Litoral paranaense, no km 37.

A partir desta segunda-feira, a obra de implementação da área de escape estará sinalizada na BR-277 a partir do km 39, para que os motoristas tenham tempo de reduzir a velocidade ao passar pelo canteiro.

Fonte: CBN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *