Parnanguara sofre para pagar conta de luz

Copel anunciou que recorreria da decisão, mas desde março as pessoas têm dificuldades para quitar a conta por causa dos poucos locais

capa- filaDesde março as casas lotéricas não recebem mais pagamentos de contas de luz no Paraná. Segundo o governo do estado, a Caixa, que é responsável pelas lotéricas, rescindiu o contrato com a empresa, o que faz com que o serviço deixe de ser prestado.

E este impasse entre a Copel e as agências da Caixa Econômica Federal tem prejudicado a população de Paranaguá. Os locais onde o pagamento poderia ser feito não estão recebendo as faturas porque apresentam falha no sistema ou por outros motivos. O Banco Postal, a última alternativa, não vence o elevado número de contribuintes que procuram a agência para pagar a conta e honrar seus compromissos.

Na última semana, em vários dias, longas filas se formaram na rua Faria Sobrinho, no centro histórico da cidade, fazendo com que pessoas de todas as idades enfrentassem o forte sol por muito tempo até serem atendidas. A reclamação é geral para que o problema entre a Copel e as agências bancárias seja resolvido o mais rápido possível, já que quem mais está sofrendo com esse impasse é a população.

Os vereadores Nóbrega e Carlos Fangueiro, na rede social Facebook, anunciaram que estavam procurando o Procon para que os locais fossem estabelecidos com exatidão. De acordo com o vereador Nóbrega, o Procon iria se manifestar ainda nesta semana para divulgar todos os locais e exigir melhor atendimento até que tudo seja resolvido.

A Caixa Econômica Federal cancelou o contrato com a Copel, mas os clientes podem usar a forma de débito automático nos bancos que continuam cadastrados ou optar pelo pagamento via aplicativo no celular. Porém, muitos cidadãos não têm condições de ter, sequer, um aplicativo no telefone e precisam fazer o deslocamento até um local para pagamento de forma presencial.

O que ocorreu nesta semana foi a ocorrência de grande fila num banco postal no centro, o que chegou a prejudicar os próprios comerciantes da região, além dos motoristas que tinham que ter cuidado redobrado por conta das pessoas que chegaram a ocupar a rua para garantir sua permanência na fila. Algumas pessoas confirmaram que chegaram a ficar quase três horas na fila para pagar a conta de luz.
Shamantha Nunes foi uma destas pessoas. “Isso é uma falta de respeito com o povo.

Cheguei aqui no banco popular às 9h30 pra pagar a luz. A senha estava em 714 e a minha é 956. Pelo amor de Deus, tem gente passando mal aqui. Tem criança de colo chorando, idosos, gente com deficiência na fila de espera. Onde vamos parar gente?. Será que a Copel não tem condições de abrir um lugar, uma agência só pra receber a luz do povo. É tão difícil assim ajudar a população?” questionava a cliente que confessou estar com raiva da situação.

O internauta Carlos Tronco disse que o único lugar, melhor, para pagar a luz é no banco Santander “porque você pega a senha e pode sair do banco e dar uma volta no centro e voltar para pagar.No Banco Sicredi não pode sair porta afora com a senha. Se sair a senha é cancelada”, explicou.

Rede arrecadadora
Confira a rede arrecadadora que consta no site da Copel em cada cidade do Litoral do Paraná.

Em Paranaguá tem o Banco Postal que fica na Avenida Arthur de Abreu, 455, no Sicredi e no banco Santander e ainda consta no site da Copel a Enterpag na APN Engenharia que fica na rua Barão do Rio Branco, 747 e enterpag na loja Callena Rosa que fica na rua João Eugênio, 711.

Em Antonina, os clientes têm dois locais que são a Agência arrecadora alternativa Maria do Pilar Pinto Nemezio ME que fica na rua Quinze de Novembro, 160 e o Banco Postal que fica na mesma rua, no número 191. Em Morretes, tem o Banco Postal que fica na rua Coronel Rômulo José Pereira, 61.

Os moradores de Pontal do Paraná contam com dois locais para pagamento. Um dos bancos postais fica em Praia de Leste, na rua Baronesa do Cerro Azul, 46 e o outro fica no balneário de Pontal do Sul, na Avenida Atlântica, 230.
Em Guaraqueçaba, o pagamento pode ser feito no Banco Postal que fica no centro, na Avenida Ararapira, 5. Tem mais dois locais em Matinhos. Tem a enterpag que fica na rua Bandeirantes, 49 e o Banco Postal que fica na rua Itacolomi, 157.

Mais pontos
Guaratuba é a cidade que mais conta com pontos para pagamento entre as cidades do Litoral. Tem a Karismas- Papelaria que fica na avenida José Nicolau Abagge, 1403; na Agência Reichembach Pizzatto e Cia Ltda que fica na Avenida Curitiba, 1365; Banco Postal que fica na Avenida Ponta Grossa, 194 e a enterpag que fica na Pousada Lua Vaga que fica no bairro Nereidas na Avenida Visconde do Rio Branco, 4224.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *