Sesi Cultura abre inscrições para Núcleo de Artes Visuais

Artistas iniciantes e não iniciantes podem se inscrever até 15 de abril

Núcleo Artes VisuaisO Sesi Cultura Paraná abre inscrições para o Núcleo de Artes Visuais 2018. O projeto faz parte do projeto Núcleos Criativos da entidade, que busca contribuir para a formação de artistas iniciantes e não iniciantes que pretendem ampliar seus conhecimentos e desenvolver processos artísticos. O prazo de inscrições é até 15 de abril, pelo site www.sesipr.org.br/cultura.

O Núcleo de Artes Visuais do Sesi-PR tem como foco o desenvolvimento da poética e pesquisa pessoal de cada artista e trabalha com temas referentes a profissionalização, pensando em toda a cadeia do mercado das artes visuais. Em 2018,  o projeto oferecerá 10 vagas para artistas e 2 vagas para curadores de todo o território nacional, iniciantes e não iniciantes, que ao longo de quatro meses desenvolverão seus processos criativos orientados pela pesquisadora Beatriz Lemos. Além de encontros coletivos e individuais, os artistas participarão de uma série de oficinas e palestras com críticos, historiadores, artistas e curadores.

Por meio de uma formação continuada e que promova a reflexão sobre o fazer criativo, o Núcleo de Artes Visuais pretende atuar na linguagem e visão crítica dos participantes, além de propiciar um espaço para experimentações poéticas e desenvolvimento de linguagens contemporâneas; promover a diversidade da produção contemporânea, a experimentação e a articulação das linguagens artísticas com outras áreas do conhecimento; oferecer, gratuitamente, um processo de aperfeiçoamento de excelência em artes visuais; tecer uma rede de trocas entre os artistas e agentes de outras localidades; promover a democratização da cultura e acesso aos bens culturais; incentivar e promover o cenário das artes visuais no estado.

Os inscritos serão selecionados por uma comissão que analisará as inscrições enviadas a partir das normas presentes no edital 218/2018 de seleção do projeto Núcleos Criativos Sesi-PR. Todas as atividades serão realizadas no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, a partir de 9 de maio, em Curitiba. Informações gerais sobre o edital poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3271- 9254 ou pelo e-mail nucleodeartesvisuais@sesipr.org.br.

 Sobre Beatriz Lemos – membro do Comitê de Indicação PIPA 2016, Beatriz Lemos (Rio de Janeiro, RJ, 1981) é mestra em História Social da Cultura (PUC-Rio). Atua como curadora especializada em artes e redes digitais. É editora do selo de publicações Sismos Editorial e idealizadora da plataforma Lastro (www.lastroarte.com). Desde setembro de 2015, integra o programa Curador Visitante da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que se desenvolve para a Biblioteca e Centro de Documentação e Pesquisa.

 Serviço

Cronograma de inscrições e seleção para o Núcleo de Artes Visuais do Sesi-PR 2018

Inscrições: até 15 de abril de 2018

Avaliação das propostas: 20 a 25 de abril de 2018

Publicação do resultado: 30 de abril de 2018

Início do programa de formação: 09 de maio de 2018

Local das atividades: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *