Festival de Inverno da UFPR começa mais cedo neste ano

764D5A50-ADBF-4F36-A4C6-61F3A4F82586O Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que acontece em Antonina em julho deste ano, inicia suas atividades culturais mais cedo em outras duas cidades do Litoral paranaense. É o “Circuito Cultura e Arte UFPR” que traz uma programação de arte e cultura pro Litoral paranaense como uma etapa preparatória do festival, propiciando a abertura de novos espaços de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade.

 Trata-se de uma ação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR  (PROEC) em conjunto com o MAE-UFPR e UFPR Setor Litoral. Em Paranaguá são coordenados pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR com participação da Téssera Companhia de Dança, o Grupo Folclórico Boi Barroso, alunos do curso de Design da UFPR e de professores e alunos do curso de Educação Física da UFPR do projeto GEPLEC – Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer e Cidade.

A programação de Paranaguá é integrante também da programação da 16ª Semana de Museus do IBRAM  (Instituto Brasileiro de Museus), cujo tema neste ano é “Museus Hiperconectados”.

Confira a programação abaixo!

PROGRAMAÇÃO EM PARANAGUÁ

O “Circuito Cultura e Arte UFPR – Paranaguá” acontece nos dias 18, 19  e 20 de maio de 2018 com todas as atividades culturais acontecendo na Sede Histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá (Rua XV de novembro, 575 – Centro Histórico)

18 de maio (sexta-feira)

19h – Abertura Oficial

19h30 – Abertura Exposição “direitos, para quem?”, por alunos do curso de Design da UFPR

20h – “Aquela que é”- Apresentação da TÉSSERA Companhia de Dança da UFPR

19 de maio (sábado)

14h30 – Abertura Exposição “Rogai por Nós” com visita mediada.

15h – Fala: “O Boi de Mamão, história e curiosidades” com o Grupo Boi Barroso de Antonina

15h30 – Fala: “O processo criativo de desenvolvimento do “Jogo da Bernúncia: O Auto do Boi de Mamão” com Fábio Marcolino, produtor cultural do MAE, desenvolvedor do jogo e alunos convidados.

16h – Inauguração do Jogo “Bernúncia: O Auto do Boi de Mamão” na exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens” de Cultura Popular

16h30 – Apresentação Teatral do Boi de Mamão (Grupo Boi Barroso – Antonina).

20 de maio (domingo)

14h – Apresentação CineMAE Especial: Documentário sobre o “Boi de Mamão”, da Olaria Cultural –  CineMAE.

15h – Atividades voltadas ao público Infanto-Juvenil (Parceria com Programa de extensão Ações Educativas do MAE-UFPR e do GEPLEC – Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer Espaço e Cidade do curso de Educação Física da UFPR)

Ônibus gratuito para Paranaguá nos dias do evento

Alunos e servidores da UFPR poderão levar familiares e amigos convidados para os eventos do circuito que acontece em Paranaguá. Os passageiros devem ter mais de 12 anos de acordo com regras da CENTRAN-UFPR e para poder garantir sua vaga devem preencher o formulário disponível no link http://bit.ly/OnibusPguaCulturarte2018.

As inscrições não garantem a vaga, sendo limitadas pela quantidade de lugares  disponíveis a cada dia e serão garantidas por ordem de inscrição, sujeitas a confirmação por e-mail da UFPR.

Confira os horários de partida e retorno:

·         Dia 18/05: ônibus sai às 16h30 da Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra com horário previsto de chegada em Curitiba às 23h00.

·         Dia 19/05: ônibus sai às 10h da Reserva Técnica do MAE (Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê) com horário previsto de chegada em Curitiba às 19h30.

·         Dia 20/05:  ônibus sai às 11h da Reserva Técnica do MAE (Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê) com horário previsto de chegada em Curitiba às 19h30.

De 15 a 17 de junho, o Circuito continua em Matinhos, com ainda mais Cultura e Arte. A programação será também toda gratuita, organizada pelo Setor UFPR Litoral com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos e do SESC Caiobá, entre demais parceiros. Confira mais no site do evento – http://bit.ly/culturarte2018!

SERVIÇO

Circuito CulturArte UFPR – Circuito Paranaguá

De 18 a 20 de Maio

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – PARANAGUÁ

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA E MAIS INFORMAÇÕES:http://bit.ly/culturarte2018

Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/1984662401849415/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *