9ª Festa do Fandango acontece neste final de semana em Paranaguá

Para celebrar a tradição, tem início no dia 17 de agosto na Ilha dos Valadares, a 9ª edição da Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá. O evento é promovido pelos grupos de fandango e conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

“Estamos valorizando a nossa tradição. É preciso enaltecer a nossa cultura. O fandango é uma dança que não pode acabar, e estamos fazendo com que isso não aconteça. Hoje, existem projetos de cultura caiçara sendo empregados em escolas municipais, por exemplo, que ajudam a disseminar a história da Cidade Mãe do Paraná”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

A 9ª edição da Festa do Fandango acontecerá na Praça Cyro Abalém e contará com uma extensa programação que seguirá até o dia 19 de agosto. Segundo a organização, 13 grupos de fandango se apresentarão durante os dias de festa, inclusive de comunidades vizinhas.  “É pra quebrá moçada”: programação conta com mobilização caiçara, rodas de conversa, oficinas e bailes de fandango. A Festa Nacional do Fandando Caiçara de Paranaguá começará no dia 17 de agosto, com abertura oficial às 19h, na Praça Cyro Abalem na Ilha dos Valadares. Confira a programação completa:

17/08 – SEXTA-FEIRA

19h – Abertura Oficial

19h30 – Cerimônia de Posse do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara 20h – Roda de conversa sobre o Comitê de Salvaguarda: “O que é, pra que serve?”

21h – Abertura da exposição fotográfica “Vivendo da pesca: retratos do cotidiano da atividade pesqueira artesanal no litoral do Paraná”

21h30 – Baile de Fandango

18/08 – SÁBADO

Das 14h às 17h: OFICINAS:

*“No balanço do fandango: coreografias do fandango caiçara” – Grupo *Fandaguará/Guaraqueçaba/PR

*A Dança da Xiba – Grupo Bacurau/Ubatuba/SP

*Rabeca e Viola do fandango – Aorelio Domingues/Paranaguá/PR

*Fandango em conserva – Aliete Domingues/Paranaguá/PR

*Prática musical do fandango – Zeca Martins

19h30 – Oficina preparatória Edital do Fandango Caiçara/2018 – IPHAN

21h00 – Baile de Fandango

19/08 – DOMINGO

14h – Reunião do Comitê de Salvaguarda do Fandango. Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *