Jogador de Paranaguá sofre ofensas racistas em partida de futsal

O jogo entre Pitanga e Apaf pelo Campeonato Paranaense de Futsal- Série Prata terminou com um fato que já virou notícia internacional e negativa- um ato de racismo

Faltando três minutos para terminar o jogo, um torcedor identificado por outros como filho de um diretor do Pitanga Futsal, proferiu palavras racistas ao atleta Negueba, do time da Associação de Pais e Amigos do Futsal (Apaf), de Paranaguá.

O insulto racista foi relatado em súmula pelos oficiais de arbitragem. No final do jogo, os diretores do Pitanga Futsal foram ao vestiário prestar solidariedade ao atleta repudiando o ato ocorrido na partida. Atleta ficou chocado com o ocorrido.

Porém, a situação mostra que o racismo no esporte começa cedo. Felipe Moreno, mais conhecido como Negueba tem 17 anos.

Para a reportagem do DC, Negueba disse que o jogo estava tenso e ele lembrou que acabou tomando cartão amarelo e estava no banco quando o torcedor do Pitanga foi até ele xingando, Ele apenas olhou e o rapaz começou a se exaltar mais ainda chegando a chamá-lo  de macaco. “Eu fiquei em estado de choque. Então comecei a chorar. Os amigos me consolaram enquanto o clima ficava mais tenso dentro e fora de quadra”, desabafou.

O atleta ainda lembrou que não é a primeira vez que passa por isso.

Negueba também não é o único atleta a passar por uma situação dessas. Situações ocorridas, não só no Brasil, mas até na Europa foram registradas.

Na Rússia, antes mesmo da Copa do Mundo começar, um caso de racismo foi divulgado. Jogadores da França foram xingados num amistoso realizado em São Petersburgo. As principais vítimas foram Mbappé, Pogba e Dembelé, que ouviram gritos de “macaco”, além de gestos do mamífero, sobretudo quando se aproximavam da linha de fundo.

Jogo

Negueba, junto com seus colegas, foram até Pitanga para enfrentar o time da casa. O jogo aconteceu na noite do último sábado, dia 4 quando a Apaf Sespor Semedi garantiu o empate na casa do adversário com resultado de 2 a 2. O próximo desafio do time parnanguara será contra São Miguel do Iguaçu, sábado, 11, às 20hrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *