TSE extingue Zona Eleitoral 158 em Paranaguá. E candidatos falam sobre campanha da Aciap

 Um local de votação foi fechado e as seções serão instaladas em espaço próximo. Aciap lançou campanha para incentivar voto local e candidatos opinam sobre a iniciativa

A Zona Eleitoral 158 de Paranaguá foi extinta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017. Os eleitores desta zona devem ficar atentos no próximo dia 7 de outubro quando nova eleição ocorrerá. As seções existentes nesta Zona permanecem nos mesmos locais de votação, porém, os números das seções- tanto antiga quanto nova- estarão destacadas.

Além disso, as seções que funcionavam no Colégio Costa e Silva, localizado no Rocio, serão redirecionadas para a Escola Municipal Randolfo Arzua que fica a algumas quadras de distância.

De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral, Sérgio Paulo Kawka, no dia da eleição, todas as seções da zona 158 terão duas placas de sinalização na porta, na entrada da seção com número antigo e atual, o que deve facilitar a votação.

O eleitor que souber que não estará na sua cidade de votação, no dia da eleição, mas quiser votar, pode habilitar a votação em trânsito até o dia 23 de agosto no Cartório Eleitoral. Quanto às urnas eletrônicas, elas já chegaram em Paranaguá e estão sendo testadas pela equipe do fórum.

E estas não são as únicas novidades na eleição deste ano. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) lançou a campanha chamada de “Litoral +Forte”. A solenidade aconteceu na última terça-feira, dia 14. O encontro contou com a presença de lideranças comunitárias, sindicais, empresariais e políticas de Paranaguá, além da imprensa local.

Muitas destas lideranças concordaram que a cidade precisa de um número menor de candidatos para ter mais chance de eleger um deputado estadual e um deputado federal, pelo menos. São 12 candidatos a deputado estadual e mais 11 a deputado federal, sem contar com uma candidata a senadora.

Muitos dos candidatos, aliás, participaram do lançamento da campanha que, de certa forma, irá beneficiar a todos eles. Os candidatos concordaram que a iniciativa da Aciap é boa e ajuda no estímulo dos eleitores em votar em candidatos locais. Confira os nomes e partidos dos candidatos homologados nas convenções no quadro abaixo.

Deputado Estadual

– Alceuzinho Maron (PROS)

– Marquinhos Roque (PODEMOS)

– Jozaine Baka (PDT)

– Gilson Marcondes (PV)

– Daniele Ferreira (SD)

– Reilly Algodoal (PATRIOTA)

– Waldir Leite (PSC)

– Tucano (PPL)

– Cláudia Santos (PRB)

– Rogério Credence (PSL)

– Jefferson Eckelberg (PSOL)

– Fabiano Elias (PPS)

Deputado Federal

– André Pioli (PSC)

– Leslie Camargo (PRB)

– Adriano Ramos (PHS)

– Luciano de Sá (PATRIOTAS)

– Jozelito (PT)

– Maranhão (PODEMOS)

– Osni Carvalho (PPL)

– Vinícius Prado (PSOL)

– Cabo Tomas (PV)

– Vereador Edu (PSDB)

– Bianka Ribas (MDB)

Opiniões

Entre os que estiveram presentes ao evento, o DC (jornal Diário do Comércio) e o Blog da Luciane conseguiram conversar ou entrar em contato com alguns deles para obter suas opiniões sobre a campanha “Litoral + Forte”.

3.1- reillyReilly Algodoal, candidato pelo PATRIOTAS, destacou que “são três verdades que é representatividade, cooperatividade e visibilidade e são determinantes para o desenvolvimento do Litoral do Paraná. A campanha vai ajudar em deixar o voto do Litoral no Litoral”.

3.1- andréPara o candidato André Pioli “a campanha ajuda muito os candidatos locais, que estão lutando por melhoria de qualidade de vida para o Litora. A Aciap vem contribuindo muito com isso. Espalhar os votos para fora é maléfico para nós. Ter representatividade é de suma importância para todos os moradores do Litoral.

3.1- alceuzinhoAlceuzinho Maron disse que “esta campanha reflete a vontade do povo do litoral cansado de ser desprezado por deputados paraquedistas. Não me preocupa o alto número de candidatos, pois a população vai escolher na última semana de campanha aquele que de fato tem chances de se eleger. O voto útil vai eleger um deputado estadual do Litoral.”

3.1-jo bakaPara Jozaine Baka o lançamento da campanha é uma importante iniciativa em favor do voto local. “É importante para que tenhamos força política e assim impulsionar o desenvolvimento do Litoral. Força para que o Porto passe a abraçar a cidade e assim investir em infraestrutura, força para que as empresas possam se expandir e se instalar , força para que tenhamos uma faculdade Estadual de porte, força para que tenhamos um turismo pleno dada a beleza de nossa cidade , nossa jóia  a ilha do mel, nosso patrimônio histórico nacional, e está população que tão bem recebe todas as pessoas”.

3.1-arnaldoO vice-prefeito e candidato a deputado federal Arnaldo Maranhão parabenizou a iniciativa da Aciap. “Quero parabenizar a iniciativa da Associação Comercial de Paranaguá de chamar a atenção de toda a população de Paranaguá, atenção de todo o Litoral, da importância de termos  deputado estadual e deputado federal eleito da região que conheça, que conviva, que saiba onde fica Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina, Matinhos e Pontal do Paraná. Essa é a grande campanha lançada para chamar a atenção de todo mundo. Só lamento o grande número de candidatos. Vivemos num país democrático, tudo bem, a gente sabe que você pode votar e ser votado mas eu acho que tinham que amar mais esta cidade. Muitos candidatos, isso dificulta, atrapalha, mas que a campanha da Aciap possa, independente de quem seja o candidato, mas que seja um deputado eleito do Litoral do Paraná. São 503 deputados federais e nenhum do Litoral do Paraná. São 54 deputados estaduais e nenhum do Litoral. Isso entristece, dificulta bastante, mas a gente acredita, com a força de Deus e com a consciência com a população do Litoral com essa campanha da Aciap terá sucesso.

3.1- adriano ramosO vereador e, também candidato a deputado federal pelo PHS, Adriano Ramos, parabenizou a diretoria da Associação Comercial. “Parabenizo a iniciativa da Diretoria da Associação Comercial, por contribuir neste momento importante para o Litoral do Paraná com a campanha Litoral mais Forte. Por falta de representatividade nesses longos anos sem Deputado Estadual e Federal perdemos investimentos em várias áreas importantes como saúde, educação e segurança, obras importantes acabam não acontecendo por não termos esses representantes lutando e defendendo Litoral”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *