Candidata a senadora de Paranaguá quer extinguir o Senado Federal

A proposta foi apresentada durante entrevista feita nesta semana na TV Transamérica

A candidata a senadora pelo partido Patriotas, de Paranaguá, Roselaine Barroso participou, na última segunda-feira, dia 17, de entrevista com candidatos ao Senado realizado pelo programa Verdade&Expressão e a TV Transamérica.

A declaração pode ser conferida no vídeo abaixo:

No mesmo dia que ela, participaram do debate os candidatos Flávio Arns, do partido Rede; Alex Canziani do PTB e Jacque Parmigiani, do Psol.  O debate com os outros candidatos ocorreu no dia 24 com duração de 2h30.

O debate respeita o critério do Tribunal Regional Eleitoral onde deve convidar candidatos que possuem representatividade parlamentar no Congresso Nacional.

Foram confirmados os seguintes candidatos: Alex Canziani (PTB), Flávio Arns (REDE), Jacqueline Parmigiani (PSOL), Luiz Adão (DC), Mirian Gonçalves (PT), Nelton Friedrich (PDT), Oriovisto Guimarães (PODE), Rodrigo Tomazini (PSOL) e Roselaine Barroso (PATRI). Apenas Oriovisto confirmado para o primeiro dia, não compareceu. Os candidatos Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (MDB) foram convidados, porém, não manifestaram interesse em participar do debate que foi mediado pelo apresentador Rafael Guazelli.

O debate foi feito com considerações iniciais e finais e questionamentos feitos de um candidato para outro. A única candidata de Paranaguá ao Senado Federal, que se tem conhecimento, em toda a história política, Roselaine Barroso, lembrou que está há 8 anos morando no Litoral. Tem 34 anos e é formada em Direito atuando como advogada previdenciária e é contabilista. “Nunca fui candidata”, disse Roselaine que, pela primeira vez disputa um cargo eleitoral e para um cargo difícil pela quantidade de votos necessária para garantir a vitória. “Se Deus e o povo me colocar nesse cargo, vou lutar com fé e coragem”, disse a candidata.

A disputa não é fácil. Na última eleição, a candidatura da segunda cadeira no Senado foi garantida com pouco mais de 881 mil votos.

Debate
Durante o debate, Roselaine foi questionada pelo candidato Flávio Arns sobre suas propostas como candidata. E ela surpreendeu muitas pessoas ao declarar que vai lutar pela extinção do Senado. “Vou lugar pela extinção através de emenda constitucional. No livro um da Constituição Federal deixa claro a separação dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Não fala em duas casas que é a Câmara dos Deputados e o Congresso dos Senadores. Não fala isso. Somente vem das duas casas, somente no livro 4 que trata da organização dos poderes. E uma emenda é possível. Com a emenda é possível, sim, a gente extinguir o Senado. Não há necessidade”, enfatizou.
” Não é justo o que fizeram: congelaram o orçamento da educação, da saúde por 20 anos”, completou.

Flávio Arns, na réplica, lembrou que o Litoral não tem deputado estadual ou federal há muitos anos. “Nós teríamos que ter um representante legítimo do Litoral e isso significa o voto distrital, ou pelo menos, o voto distrital misto”.

Na tréplica, a candidata disse que “acho que nunca teve eleito um deputado federal. A nossa cidade é a mãe do Paraná e nunca houve um deputado federal”. Ela lembrou da campanha promovida pela Associação Comercial que incentiva o voto em candidatos da região.

Foram mais de duas horas onde os candidatos se revezaram fazendo perguntas uns aos outros. O programa completo pode ser visto no facebook da TV Transamérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *