Trapiche na Ilha do Mel está debaixo d’água

O trapiche é o principal acesso dos visitantes na região de Brasília, onde fica o Farol e outros pontos turísticos e pousadas da Ilha do Mel. IAP emitiu, recentemente, a dispensa de licenciamento ambiental

Faltando menos de quatro meses para o início da temporada de verão e tão perto da Semana da Pátria,, um dos feriados mais aproveitados para viajar, a situação do trapiche da Praia de Brasília, na Ilha do Mel, Litoral do Paraná, preocupa moradores, comerciantes e turistas.

Fotos mostram que  a área de embarque está comprometida, o que prejudicaria o acesso de visitantes ao local.

As reclamações dão conta de que há correntes arrebentadas, flutuantes para atracar balsas furados, madeiras podres no caminho da passarela ao receptivo e até a ponta de um acesso improvisado está debaixo d’água.

Uma reforma foi feita pelo Instituto Ambiental do Paraná há seis meses no local. O piso foi recomposto, os corrimões foram melhorados, mas não resolveu o problema da estrutura toda.

A comunidade exige um posicionamento do Instituto Ambiental do Paraná, responsável pela recuperação do acesso.

IAP informa

A Assessoria de Comunicação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou que as obras do trapiche de Brasília na Ilha do Mel ainda não foram concluídas porque é necessário uma dragagem para que a estrutura flutuante se “assente” melhor na areia de maneira que ela consiga se adaptar à maré cheia e baixa. Isso dará mais segurança e tempo de vida útil ao trapiche.

Para isso, era necessária uma dispensa de licenciamento ambiental que o IAP emitiu recentemente e entregou à empresa responsável pela obra.

Nosso contrato com eles vence em dois meses, porém é possível que a obra demore ainda mais tempo uma vez que dependemos das condições climáticas e de maré para realizar essa dragagem. Com isso, não podemos precisar uma previsão de conclusão com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *