Convênio garante continuidade do projeto Porto Escola

O projeto Porto Escola, criado para fomentar a proteção ao meio ambiente e aproximar a atividade portuária da comunidade, será renovado em 2019. O convênio entre os Portos do Paraná e as prefeituras de Paranaguá e Antonina foi assinado nesta quarta-feira (11), na sede da Appa, e garante a realização das ações pelo quinto ano seguido. Desde 2015, foram atendidas 7.169 crianças. 
Nas escolas, os alunos participam de palestras e atividades lúdicas sobre a importância econômica do porto, sustentabilidade, meio ambiente e segurança no trabalho. Depois, visitam o cais e conhecem de perto o trabalho de carga e descarga dos navios. “É uma oportunidade de fortalecer o sentimento de pertencimento das crianças da cidade em relação ao porto”, explica o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.

Alunos de comunidades rurais e ilhadas, como Ilha do Teixeira, Europinha, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, São Miguel e Ilha do Mel, também participam. Este ano, pela primeira vez, também foram incluídos os alunos da escola especial Eva Cavani.

“O retorno que recebemos dos professores é muito positivo. É um aprendizado importante que vai além da sala de aula e que as crianças levam para suas casas e conversam com os pais”, destaca o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

MULTIPLICADORES – Para o diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá, Bruno Silveira Guimarães, as crianças têm sido os maiores e mais importantes multiplicadores do conteúdo ambiental. “Os alunos nos ajudam muito na conscientização dos familiares e amigos sobre a importância do meio ambiente e da preservação das baías de Paranaguá e Antonina”, avalia.

“Esse projeto cresceu de tal forma que extrapolou as questões governamentais. Ele mantêm a boa relação que vem sendo estabelecida entre porto e comunidade. Hoje os moradores se sentem mais próximos do porto e enxergam os programas que são realizados tanto na área de meio ambiente, como da segurança”, completa Guimarães.
CONCURSO DE DESENHO – Para encerrar as atividades deste ano, a Appa promoveu o 7º Concurso de Desenho, que premiou 11 ilustrações de alunos com frases sobre as atividades portuárias e os programas de meio ambiente e segurança no porto. Os alunos vencedores ganharam um quadro e um passeio de barco pela Baía de Paranaguá, além de presentes ofertados por empresas parceiras.

Uma das vencedoras foi Anelise dos Santos Fernandes, 11 anos, aluna da Escola Municipal do Campo de Nacar, na Ilha de Europinha. “Eu fiquei muito feliz de ganhar e vou pregar meu quadro na parede.”

A professora de Anelise, Simone Kirchhoff, disse que estimula o conteúdo também em sala de aula. “Eles ficam encantados, para eles é mágico, coisas que eles só imaginavam ou ouviam falar. Com este projeto as crianças tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do Porto e a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse.

“Eu desenhei o barco do meu pai, mas muito maior, do tamanho do navio. Agora eu vou conhecer o porto de barco e é muito legal”, disse Luiz Henrique Domingues, aluno da escola municipal Manoel Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *