Faculdades de Enfermagem e Engenharia em Paranaguá impulsionam procura pelo ensino a distância

A unidade da Unopar, em Paranaguá, registrou esse crescimento nos últimos meses, após ofertar cursos das áreas de Saúde e Exatas

Recentemente o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o Censo da Educação Superior. Os dados mostram que o número de calouros em faculdades do país aumentou 3% e foi motivado, principalmente, pelas matrículas feitas nos cursos a distância.

Entre 2016 e 2017, houve um aumento de 17,6% na escolha por cursos não presenciais, maior índice desde 2008.Neste ano, a modalidade já representa 21,2% do total de alunos – há 10 anos, representava apenas 7%.O índice de novos alunos em cursos presenciais subiu 0,5%.

A unidade da Unopar, em Paranaguá,registrou esse crescimento nos últimos meses, após ofertar cursos das áreas de Saúde e Exatas.“A carência da oferta das graduações de Enfermagem e de Engenharia na cidade, por exemplo, trouxe um aumento de cerca de 50% no número de matrículas neste ano. A previsão é manter esse índice em alta para o próximo ano”, declarou a diretora da unidade, Beatriz Ballan Silveira.

Entre os alunos da faculdade de Enfermagem, está o Técnico de Enfermagem Rodrigo Santana Utrabo. “Estou gostando bastante do curso. Já trabalho na área e a faculdade vai ampliar minha possibilidade de melhorar na carreira profissional”, disse Rodrigo, que foi incentivado pela esposa a cursar a faculdade. Ela também é formada em Enfermagem pela Unopar.

O socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e condutor de ambulância, Alexandre Correa Thoaldo está realizando um sonho antigo. “Quando entrei na área trabalhando em Pronto Socorro ia fazer o curso de Técnico de Enfermagem, mas resolvi esperar para fazer a faculdade de Enfermagem”, comentou Alexandre.

Estudar em horários diferenciados, assistir as aulas em casa e ter acesso aos conteúdos on-line são alguns dos benefícios apontados pelos alunos. Além disso, os valores das mensalidades podem ser menores e as condições de pagamento negociadas.

“Há ainda a possibilidade de empresas fecharem convênios (sem ônus) para que seus funcionários façam a faculdade com descontos expressivos”, destacou Beatriz Silveira.

O eletricista Edson de Souza Alves é um dos alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unopar, em Paranaguá. Ele contou que,graças à faculdade,conseguiu uma promoção na empresa onde trabalha há um ano e meio.

“Para a promoção, além do mérito profissional, a exigência era estar cursando a faculdade. A promoção é a realização de um sonho e hoje vejo a importância da graduação. Vou continuar estudando e meu objetivo é prestar concursos públicos”, declarou Edson Alves, que também é professor do Senai há 18 anos.

O técnico em eletrônica Ricardo Luiz Alves também cursa Engenharia Mecânica na Unopar. Segundo ele, a faculdade é um sonho que viu se concretizar e que hoje trouxe maior qualificação profissional e crescimento na carreira.

“O custo é bem baixo e a empresa onde trabalho tem convênio com a instituição. Além disso, poder estudar na cidade, sem ter que me deslocar para outros municípios é também um importante diferencial”, frisou Ricardo Alves.

Os cursos de Enfermagem e de Engenharia na Unopar são semipresenciais, ministrados na unidade, em Paranaguá.A sede local conta com ampla biblioteca, laboratórios e salas de aula dotados de equipamentos modernos e em consonância ao exigido para a formação completa dos alunos.

No próximo dia 24 de novembro, às 10 horas, será realizado vestibular geral da Unopar. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede da unidade, localizada na Rua Washington Luiz, 374 – Jardim Araçá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3420 2550 e no site www.unoparead.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *