Mortes de tartarugas gigantes no Litoral do Paraná podem ter relação com pesca

Mais de 10 tartarugas gigantes foram encontradas mortas na orla marítima de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba

Mais de 10 tartarugas de couro, também conhecidas como tartarugas gigantes, foram encontradas mortas no Litoral do Paraná nos últimos dias. De acordo com o superintendente do Ibama, Julio Gonchorosky, as mortes podem ter relação direta com a pesca, em especial a pesca industrial.

Com as descobertas, o Ibama vai reforçar a fiscalização e o monitoramento sobre as embarcações pesqueiras.

Maior espécie em todo mundo, a cada mil filhotes de tartaruga de couro que nascem, apenas um, em média, chega à vida adulta, medindo até 2 metros de comprimento e 500 quilos e os animais encontrados na costa do Paraná eram adultos e tinham mais de 300 kg.

O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar trabalhará em conjunto com o Ibama para reforçar as ações de fiscalização e monitoramento principalmente em alto mar para evitar novas mortes de animais.

De acordo com o Ibama, barcos de pesca industrial dos estados de São Paulo e Santa Catarina utilizam a costa paranaense para pesca industrial. Estas embarcações de grande porte e que utilizam redes na pesca de arrasto, são uma ameaça às espécies marinhas. No Paraná a pesca é realizada de forma artesanal, com embarcações de menor porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *