“No início fui vista com certa desconfiança por todos”, disse a primeira motorista de ônibus de Paranaguá

Primeira motorista de ônibus de Paranaguá será homenageada pela Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Marquinhos Roque, indicou o nome da senhora Arlete Lopes dos Santos, de 75 anos, para receber o título de Honra ao Mérito por parte da Casa de Leis.  Arlete foi a primeira mulher a exercer o cargo de motorista de ônibus no município em 1990.

 A homenagem feita pelo presidente da Casa de Leis foi uma surpresa para a aposentada, que não imaginava ser lembrada, após quase três décadas, de um feito obtido nos anos 90. “Fiquei emocionada e muito feliz. Sempre tive orgulho de ter sido motorista de ônibus, fiz muitos amigos, entre os funcionários da empresa e os passageiros. No início fui vista com certa desconfiança por todos, mas não demorou muito para todo mundo se acostumar com aquela novidade de uma mulher dirigir um ônibus na cidade”, disse.

Arlete afirmou que sente saudades de trabalhar, mas a idade e os problemas de visão a impedem de dirigir. “O importante é que fui muito feliz no meu ambiente de trabalho e tenho várias boas lembranças daquela época”, afirmou.

O vereador Marquinhos Roque disse que ao saber dos feitos de dona Arlete não pensou duas vezes antes de indicá-la para receber o título de Honra ao Mérito por parte da Câmara Municipal de Paranaguá. “As homenagens devem ser feitas em vida e fico honrado em proporcionar este momento a ela e seus familiares. Sou muito criterioso em minhas indicações para títulos de honrarias, e no caso da senhora Arlete era muito importante dar esse reconhecimento ”, comentou.

 A indicação teve o apoio de todos os demais vereadores, alguns deles fizeram questão de enaltecer o pioneirismo da senhora de 75 anos de vida. “Ela merece todos os parabéns, pois lá traz ela abriu as portas para outras mulheres a também se tornarem motoristas de ônibus, função exercida predominantemente por homens ainda nos dias de hoje, mas que a dona Arlete mostrou que pode e deve ser diferente”, discorreu o vereador Nilo Monteiro.

 A entrega do título a senhora Arlete Lopes dos Santos acontecerá em uma sessão solene, na Câmara de Vereadores, no dia 5 de dezembro, às 19h30, data em que também será entregue o título de cidadania honoraria ao capitão dos portos, Germano Teixeira.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *