Oficina de Contextualização do PDS_Litoral acontece hoje em Paranaguá

Entre os dias 07 e 09 de novembro acontecerão as Oficinas de Contextualização do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, o PDS_Litoral. Os eventos participativos serão divididos por regiões. As cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná fazem parte da sub-região Sul e recebem a Oficina no dia 07.

Já o município Polo, Paranaguá, terá o evento nesta quinta-feira, dia 08, e no dia 09 será a vez da sub-região Norte, que abrange as cidades de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes. Os eventos contarão com a presença dos especialistas nacionais e internacionais do Consórcio Litoral Sustentável que abordarão assuntos como o uso e ocupação do solo, gestão pública, questões fundiárias, logística e infraestrutura, marcos jurídicos, governança, meio ambiente, saneamento, economia, demografia, comunidades tradicionais, turismo e patrimônio.

O coordenador do PDS_Litoral, Taco Roorda, explica que as Oficinas são exclusivas para as Equipes de Acompanhamento (EAs) de cada município, que foram legitimadas durante as Audiências Públicas que ocorreram em junho. Também foram convidados representantes de instituições estaduais presentes na região e entidades regionais. “O evento é uma oportunidade para qualificar as informações do Relatório de Contextualização Inicial que inclui o diagnóstico das principais questões que impactam na vida da população do Litoral a partir dos conhecimentos e percepções da população. Além de servir para a realização de uma mediação de pontos de vista e opiniões sobre temas sensíveis como a expansão do porto, a preservação ambiental, os arranjos institucionais regionais e o papel das comunidades tradicionais.”

A mediadora de conflitos e tratativas com as comunidades, Barbara Bravo, conta que foram convidados os 69 membros da Equipe de Acompanhamento do Litoral Sul, 25 de Paranaguá e 55 representantes o Litoral Norte. “As Oficinas são um espelho da unidade da equipe e uma oportunidade para mostrar a integração dos especialistas na construção do PDS_Litoral, coerente e coeso com os objetivos de todos e o que deslumbram para as próximas décadas na região.”

Serviço:
Oficina sub-região Sul: 07 de novembro, das 10h às 18h. UFPR Litoral, em Matinhos.
Oficina município Polo: 08 de novembro, das 14h às 20h. Museu de Arqueologia e Etnologia, em Paranaguá.
Oficina sub-região Norte: 09 de novembro, das 10h às 18h. Salão Paroquial, em Morretes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *