Aumento de calado é definido no Porto de Paranaguá

Discussão sobre aumento do calado no Porto de Paranaguá já vinha acontecendo há meses e decisão foi tomada nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro. Restrição à navegação noturna foi eliminada.

Confirmado o aumento de calado no Porto de Paranaguá. Depois de meses de discussão, nova reunião técnica foi realizada nesta quinta-feira, dia 20, com autoridades do setor portuário.

O encontro contou com a presença do Capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva, o presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese e o presidente da Paranaguá Pilots- Praticagem, Júlio Verner.

Depois de milhões investidos em batimetrias e estudos, a restrição da navegação noturna foi reduzida.

E ainda foi ampliada para navios com mais de 245 metros de comprimento e 36 metros ‘de boca’ (parte da frente do navio) que terão mais 30 cm de profundidade (calado).

Os navios até 245 e com boca de 36 metros, o calado passou para 80cm a mais.

Com esta decisão, o calado do Porto de Paranaguá passará a ter 12,50 metros, o que pode contribuir para a segurança da navegação, além da competitividade do complexo portuário.

 Mudanças

Para 2019, a direção do Porto de Paranaguá precisará estar atenta para a eficiência da obra de dragagem de manutenção continuada, conforme contrato assinado pelos próximos cinco anos.

O investimento público supera R$ 470 milhões e é fundamental para consolidar as operações de granéis no porto paranaense.

Outras obras importantes previstas são referentes à modernização dos berços de atracação 201 e 202 e de ampliação do berço 201.

A iniciativa irá triplicar a movimentação de cargas, passando dos atuais 2 milhões de toneladas para 6,5 milhões de toneladas anuais, segundo previsão da Appa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *