Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 21

Nesta temporada, o IAP irá emitir 11 boletins indicando a qualidade da água nas praias do Litoral e locais da Costa Norte e Costa Oeste. Os boletins serão divulgados no site do IAP todas as sextas-feiras

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai divulgar a partir desta sexta-feira (21) como está a qualidade das águas no Litoral, na Costa Oeste e Costa Norte do Estado. Técnicos já iniciaram o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada 2018/2019.

Nesta temporada, o IAP irá emitir 11 boletins, três a mais que a temporada anterior. Os boletins serão divulgados todas as sextas-feiras.

O monitoramento da qualidade da água é feito anualmente pelo IAP, no período de maior fluxo de veranistas nestes locais, para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. “O risco de contaminação por esgotos domésticos é maior nos rios e canais e nos trechos de praia nas proximidades. Também há um aumento significativo nos índices de contaminação após chuvas intensas”, explica o chefe do Departamento de Apoio e Amostragens Ambientais do IAP, Álvaro Cesar de Goes.

As análises possibilitam verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente, avaliando a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui aquático.

LEGISLAÇÃO – A avaliação é feita de acordo com a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), considerando o resultado das análises de cinco amostras consecutivas durante o período da temporada 2018/2019, coletadas sempre nos dias de maior afluência do público.

As águas são consideradas PRÓPRIAS para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli.

Serão consideradas IMPRÓPRIAS quando no trecho avaliado for verificado o não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias ou caso o valor obtido na última amostragem nos pontos monitorados ultrapasse o valor de 2000 Escherichia coli.

DIVULGAÇÃO – Os boletins são divulgados semanalmente durante a temporada de verão com dados do monitoramento de pontos do Litoral e do Interior do Estado. Os veranistas podem conferir a qualidade da água no site do IAP (http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=297) todas as sextas-feiras.

No Litoral são monitorados 49 pontos de toda a orla, sendo 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

No interior do Estado são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *