Coro da Primeira Igreja Batista de Paranaguá completa 88 anos

Comemoração foi feita no último domingo com apresentação do Coro Hosanas

No dia 11 de dezembro de 1930 foi organizado o primeiro Coro da Primeira Igreja Batista de Paranaguá, durante o ministério do pastor Manoel Valentim. Sua primeira regente foi a senhora Izabel Vilela Camargo.

Marília Cavallari, atual maestrina e regente do Coro, fez uma breve explanação sobre a criação deste grupo que trazemos hoje, no Blog, para deixarmos como registro na internet.

Izabel vai para Curitiba e o senhor Jacob reorganiza o Coro da Igreja mais uma vez.

O próximo registro histórico aparece em 9 de Janeiro de 1948 com a reorganização do Coro, agora  denominado “Conjunto Coral Samuel Pires de Mello”. Seu regente foi Temístocles Santos Júnior e a diretoria do mesmo era a seguinte: Presidente – José Cascão, secretário – Edison Aguiar, tesoureira – Valmy Tavares, sociabilidade – Ereny Tavares e Joaquim Pinheiro. Este Coro existiu até o ano de 1952, quando Temístocles transferiu-se para Curitiba. Após a sua saída, o Coro foi extinto.

Em 1955 o Coro ressurge novamente, como “Coro da Igreja”, reorganizado, mais uma vez, Izabel Camargo e sua filha, lolanda Camargo, que era organista. O Coro era bem grande, formado por jovens e adultos. As irmãs Ester Ferreira do Nascimento e Eunice Biscarra também ajudavam nos ensaios. Em 14 de setembro de 1964, assume o Coro o senhor Ozéas Miranda, que permaneceu à frente por quase l ano. Neste período, foi organista Ester Ferreira do Nascimento.

Em 1965, o membro Levi Santiago dos Santos assume a regência do Coro contando com a ajuda de Silas Collini, Eunice Biscarra, Rosemari Lopes e Rui Henning como organistas.

“O irmão Levi leva aos irmãos a sugestão de colocar um nome no Coro: Coro Hosanas. Todos aceitaram”, lembra a atual regente. Ele esteve à frente do Coro por 30 anos (1965-1995), amando sempre com muita dedicação, levando o Coro a participar de intercâmbios e excursões por diversas igrejas e lugares.

Em 1995, por motivo de enfermidade deixou o Coro que tanto amou. Desde então assumiu o mesmo Marília Pevidor de Carvalho Cavallari, que tem se dedicado com amor e alegria para levar adiante esta conquista idealizada pelos antepassados, sendo auxiliada ao piano por Rosemari Lopes dos Santos e Carollina Tavares, que sempre acompanharam o Coro em suas Cantatas.

Nestes últimos anos foram realizadas 18 cantatas.

“Durante os últimos anos o Coro teve algumas perdas. Coristas mudaram-se para outras cidades, outros transferiram-se para sua casa definitiva e já estão fazendo parte do grande Coro dos remidos nos céus, outros afastaram-se por motivos particulares. Mas o Coro continua, com todas as dificuldades, louvando ao Senhor, exaltando o seu nome, prosseguindo em conhecer a Cristo e anunciar a sua salvação através da palavra cantada, dizendo: ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU!”, destacou Marília Cavallari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *