Equalização no calado do Porto de Paranaguá confirmada

O Blog da Luciane recebeu uma nota da Capitania dos Portos do Paraná onde esclarece que houve uma equalização, uma nivelação, de calado no Porto de Paranaguá.

Para os profissionais da Marinha, o uso do termo “equalização” é importante, uma vez que houve uma adequação do calado no período noturno.

Confira o que diz a nota:

No dia 19 de dezembro uma reunião entre representantes da CPPR, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e da Praticagem autorizou a equalização parcial entre o calado permitido para operações de atracação e desatracação no Porto de Paranaguá no período diurno e noturno.

A diminuição da diferença entre o calado permitido durante o dia e à noite é um processo que começou em agosto de 2018 e que tem a continuidade dependente da permanência do acompanhamento técnico a ser realizado pela APPA e pela Praticagem.

A CPPR autorizou o aumento de 30 centímetros nos parâmetros operacionais para a navegação noturna para navios com mais de 245 LOA (distância entre a proa e a popa medida na linha d´água) e 36 metros de “boca” (largura), passando do calado atual de 10,9 metros para 11,2 metros.

Já a autorização para os navios com até 245 LOA e 36 metros de “boca” é de um aumento de 80 centímetros de calado, passando dos atuais 11,7 metros para 12,5 metros – a mesma medida de calado para operações diurnas.

As autorizações estão condicionadas a eficiência dos sinais náuticos das boias de balizamento; visibilidade mínima; suporte de uma lancha da Praticagem para avaliação das condições operacionais, além da manutenção das restrições operacionais referentes aos canais internos e berços a serem operados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *