Moradores de Antonina sofrem com alta sensação térmica- 81ºC

Por volta das 16h desta terça-feira (18), a temperatura média era de 40,2ºC, mas a máxima registrada no horário foi de 44,3ºC

A sensação térmica em Antonina, no Litoral do Paraná, bateu novo recorde e chegou a 81ºC por volta das 16h desta terça-feira (18), de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A temperatura máxima registrada nos termômetros da cidade foi atingida no mesmo horário, chegando a 44,3ºC.

A diferença entre os números também têm provocado confusão na opinião de muitos leitores. Alguns questionam a temperatura máxima de 44ºC e a sensação términa com o dobro. Acontece que a sensação términa é diferente da temperatura.

A sensação térmica é calculada por meio de uma fórmula que leva em consideração a umidade do ar e a temperatura, de acordo com o meteorologista do Simepar.

O cálculo da sensação térmica, conforme os meteorologistas, é medido através da velocidade do vento e umidade relativa do ar. Quanto maior a umidade e a temperatura, maior a sensação de calor.

Considerando o período da tarde, entre 12h e 17h, a sensação térmica média em Antonina foi de 60ºC, ainda de acordo com o Simepar.

Dias quentes

Os moradores de Antonina têm enfrentado temperaturas e sensações térmicas altas nos últimos dias. Na sexta-feira (14), a sensação térmica foi de 64ºC – registrada no mesmo horário, às 16h. Nos termômetros, a temperatura foi de 43ºC.

O Simepar indica que as temperaturas altas devem continuar no município, ao menos, até o fim de semana. Em dias de muito calor, médicos recomendam o uso de roupas mais leves e de filtro solar, além de cuidados com a hidratação e a dieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *