Abertas as inscrições para Oficina de Educação Patrimonial em Paranaguá

Participantes poderão se aprofundar na história e arquitetura do Centro Histórico de Paranaguá

As inscrições gratuitas para a Oficina de Educação Patrimonial – Memória e História, Arte e Arquitetura, passado e presente, em Paranaguá, podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro. Serão oferecidas turmas no período da tarde e à noite com 15 pessoas cada. Os dias de semana que contarão com as aulas serão divulgados em fevereiro.

Professores, estudantes e interessados em geral podem ser fazer suas inscrições na Casa Cecy, que fica na rua XV de Novembro. São 30 vagas disponíveis e as inscrições são gratuitas.

As aulas serão ministradas pela professora Marcela Bettega, mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, com pesquisa sobre o Centro Histórico de Paranaguá.

“Educação Patrimonial é uma prática de cidadania ativa, onde o espaço da cidade se torna protagonista”, destaca a professora. Para ela é um espaço de cidadania porque a cidade é o lugar de encontro de todas as pessoas e sua forma pode definir seus modos de ver, viver e de se relacionar.

“A forma de Paranaguá, cidade com mais de quatro séculos de história tem muito a nos contar sobre o passado e pode ser uma ponte para imaginarmos um futuro comum”, observa Marcela Bettega.

Para a mestre em desenvolvimento territorial Sustentável, a oficina propõe uma reflexão aprofundada sobre as questões patrimoniais no Brasil e no mundo sobre assuntos relacionados a paisagem urbana, baseando-se em documentos históricos e teóricos, imagens e saídas de campo.

“Esta é uma oficina muito esperada e importante para Paranaguá. Os participantes poderão se aprofundar na história e arquitetura do Centro Histórico desta cidade tão rica em detalhes”, ressalta o secretário municipal de Cultura Harrison Camargo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paranaguá é a promotora do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *