Capitania dos Portos do Paraná realiza cerimônia de Passagem de Comando

O Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado é o novo Capitão dos Portos do Paraná

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) tem um novo Capitão dos Portos a partir de hoje (17), o Capitão de Mar e Guerra (CMG) Rogério Antunes Machado. A cerimônia de Passagem de Comando foi presidida pelo Comandante do 8º Distrito Naval (Com8DN), Vice Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida e aconteceu na sede da CPPR, às margens do rio Itiberê no Centro Histórico de Paranaguá, e com a presença de autoridades civis e militares.

O novo comandante substituiu o Capitão de Mar e Guerra (CMG) Germano Teixeira da Silva, que ficou a frente da Capitania por dois anos. O Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida disse que o CMG Rogério Machado tem competência reconhecida na função de comando e desejou sorte na nova missão em Paranaguá.

Em agradecimento ao trabalho exercido pelo CMG Germano, o Almirante destacou as principais ações no período do comando.

“O Comandante Germano conduziu a CPPR, com elevado grau de profissionalismo e competência com a transferência de subordinação do Navio Balizador Faroleiro Mario Seixas do Comando do 5º Distro Naval para o Comando do 8º Distro Naval, a ativação da Sociedade Amigos da Marinha em Curitiba, a intensificação das Operações de Missão Oeste, a aquisição de uma embarcação destinada a operações em áreas de navegação restrita a calado, para emprego em busca e Salvamento e ações de inspeção naval, e a coordenação com a comunidade Portuária e a Praticagem para a resolução do problema de equalização dos calados noturno e diurno, demanda histórica do Porto de Paranaguá.”

O CMG Germano irá ao Rio de Janeiro para o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) na Escola de Guerra Naval. O CMG Rogério Machado veio ao Paraná movimentado da Base Naval do Rio de Janeiro. No discurso de posse no cargo, comprometeu-se a manter a tradição de bom relacionamento da Marinha do Brasil com a comunidade local e trabalhar para o desenvolvimento econômico e social da região Leste do Paraná, em especial, da região litorânea.

“Tenho plena consciência das responsabilidades inerentes à direção de uma organização militar com tarefas tão diversas e ciente da nobre e relevante missão desta Capitania dos Portos. Externo meu compromisso de motivação, entusiasmo e comprometimento na disseminação da importância da mentalidade marítima para o desenvolvimento regional, onde o Porto de Paranaguá se destaca como um dos mais importantes do país.”

A Capitania dos Portos do Paraná é uma Organização Militar da Marinha do Brasil que exerce a função de agente da Autoridade Marítima em 65 municípios do Paraná. O objetivo do trabalho exercido pelos militares é promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *