Cerca de 3 mil pessoas visitam a Fragata Independência no Porto de Paranaguá durante o fim de semana

População pode conhecer durante o fim de semana de visitação pública a Fragata

Fragata 045 no Porto de Paranaguá para visitação pública.

Cerca de 3 mil pessoas visitaram a Fragata Independência (F-44) nos dias 26 e 27 de janeiro atracada na cidade de Paranaguá, no Litoral do Estado do Paraná, em razão da Operação Aspirantex-2019, que acontece no período de 11 a 31 de janeiro na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Montevidéu no Uruguai. Com o apoio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), a população teve acesso ao navio escolta e pode conhecer a estrutura de uma embarcação de guerra, além de tirar dúvidas com os militares sobre a vida no mar, a rotina a bordo de uma fragata e as peculiaridades da rotina marinheira.

Houve ainda visitas especiais para alunos do Colégio Militar de Curitiba (CMC), para os integrantes do Grupo Escoteiro do Mar Ilha do Mel (Gemim 85-PR), militares e familiares da CPPR e funcionários e familiares da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). As Sociedades Amigos da Marinha (Soamar) Paraná e Curitiba também foram recebidos a bordo da F-44.

A presença da Fragata Independência (F-44) na cidade de Paranaguá transformou-se ainda em uma campanha de vacinação contra a febre amarela. Os municípios do Litoral do Paraná estão em alerta e iniciaram uma mobilização para imunizar a população após três macacos terem sido encontrados mortos no município de Antonina com o vírus da doença. A aplicação de vacinas aconteceu durante a visitação pública à fragata.

Diante da possibilidade de abordar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e uma equipe de vacinação permaneceu próxima à Fragata Independência para oferecer a vacina a todos os visitantes. O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Antunes Machado, ressaltou que é uma honra para a Marinha do Brasil abrir espaço para a atuação das equipes de saúde durante a visitação pública à Fragata Independência. “Nós buscamos
reunir em só espaço duas ações de interesse da população paranaense, em especial dos moradores do Litoral do Paraná: conhecer a estrutura e os serviços realizados a bordo de um navio de guerra com a prevenção de uma doença contagiosa. A disponibilidade da Prefeitura de Paranaguá foi primordial para que as pessoas pudessem ser imunizadas contra a febre amarela no fim de semana”, disse o Capitão dos Portos.

Ao todo, 189 pessoas receberam a vacina durante a visitação. “O prefeito Marcelo Roque de imediato concordou com a iniciativa e por isso decidimos viabilizar. Agradecemos esse espaço que foi aberto pela Capitania dos Portos do Paraná para conseguirmos vacinar ainda mais nossa população”, declarou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *