Quatro mudanças confirmadas no secretariado da Prefeitura de Paranaguá

Bispo Darci Borba assume a pasta de Assistência Social e defende que o trabalho em favor da população será prioridade. Meio Ambiente segue sem definição

O prefeito Marcelo Roque nomeou nesta segunda-feira, 07, o novo secretário municipal de Assistência Social,  o Bispo Darci Borba. O novo gestor pretende dar prosseguimento à política social, de forma democrática e transparente.  “O trabalho em favor da população será a nossa maior causa”, resume Darci Borba. “O ser humano é prioridade e tudo é possível quando nos dedicamos a resolver os problemas”, destaca o novo secretário de Paranaguá.

Quem estava à frente da pasta interinamente era a servidora Gisele Cristina da Silva. Ela é funcionária da Prefeitura há 15 anos e é formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Pública e acadêmica de direito.

O prefeito Marcelo Roque recebeu o novo secretário em seu gabinete, no Palácio São José, para dar as boas-vindas. “Darci Borba é uma pessoa que tem profunda identificação com causas populares”, salientou.

Novo secretário

Darci Borba é natural de Morretes. Casado e pai de dois filhos, na juventude se tornou um grande líder da Igreja do Evangelho Quadrangular em todo o Litoral. Darci acompanhou os passos de seu pai e se tornou pastor em 1985. Em São Paulo, Darci Borba assumiu as pastas de Assistência Social e Trabalho na Prefeitura do município de Tatuí e se dedicou a inúmeras obras nas questões sociais.  Em Paranaguá, desde 2009, assumiu a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular e em 2018 se tornou presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Paranaguá (Amep).

Outras mudanças

Esta é a terceira mudança que ocorreu no secretariado do prefeito Marcelo Roque desde que 2019 começou. Logo que os trabalhos na prefeitura foram retomados, o prefeito recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, que se despediu do cargo e da Cidade Mãe do Paraná para assumir função na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, na Coordenação Regional da Regional Metropolitana de Curitiba.

Raphael Rolim de Moura chegou a Paranaguá em 2017, no início da gestão do prefeito Marcelo Roque, realizando excelente trabalho na secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A limpeza pública foi destaque em sua passagem pelo município, além do combate ao mosquito da dengue, a criação das praças de bolso e na eficiente gestão da pasta. “Saio de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido. Paranaguá é uma cidade especial para mim na qual fiz grandes amigos. Foram dois anos de trabalho árduo para fazer o melhor ao município. Agradeço ao prefeito, Marcelo Roque, pela oportunidade e tenho a certeza que a gestão continuará dando atenção a SEMMA como faz desde o início”, finaliza.

Ainda não há nome confirmado para assumir a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, embora algumas especulações deem conta de que há uma possibilidade de ser alguém que já esteve à frente da pasta em gestões anteriores.

De forma mais discreta, mas com decretos de exoneração e nomeação também foram  registradas mudanças na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Deixou o cargo de secretário para assumir como superintendente, Cleomir Maia dos Santos na mesma pasta. O então Procurador Geral do Município, Ícaro José Wolski Pires assumiu a secretaria de Serviços Urbanos.

Em seu lugar, a então superintendente do Progem, Bruna Heloise Marin, assumiu a importante pasta de assuntos jurídicos da cidade pólo do Litoral do Paraná.

Guarda Municipal

Mais uma mudança foi registrada dentro da Secretaria Municipal de Segurança. Porém, esta não foi no primeiro escalão. Márcia Garcia é a primeira mulher a assumir o posto de comandante da Guarda Municipal de Paranaguá (CGM), que tem 20 anos de história. Márcia foi nomeada no dia 4. Há 19 anos na corporação, ela atuou em diversos setores, tendo sido chefe da equipe pedagógica e diretora do Demutran, chefe de operações da Defesa Civil e trânsito, e atualmente estava como comandante de plantão. Márcia Garcia também atua como coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *