Formação pedagógica vai reunir 1.200 professores da rede municipal de ensino de Paranaguá

 Encontro acontecerá no campus da UNESPAR

Na próxima segunda-feira (18), 1.200 professores da rede municipal de ensino de Paranaguá iniciam uma semana de formação pedagógica com os assessores pedagógicos da Editora Opet. O encontro, que acontece até sexta-feira (22) no campus da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR (Rua Comendador Correia Jr., 117), vai reunir os docentes e também as equipes gestoras das escolas municipais e da secretaria municipal de Educação.

03A parceria entre Paranaguá e a Editora Opet foi firmada em 2013 e, atualmente, abrange da Educação Infantil 5 até o quinto ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Especial e dos componentes curriculares de Língua Inglesa (para o quinto ano) e Educação Física. Os professores e estudantes utilizam as coleções “Trilhas” (Educação Infantil), “Caminhos e Vivências” (Ensino Fundamental) e “Joy!” (Língua Inglesa), do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola.

O supervisor regional da Editora Opet para Paranaguá, Nelson Bittencourt, explica que as formações pedagógicas fortalecem o trabalho docente. “Nesses momentos, nós trabalhamos os livros página por página para que o professor aproveitá-los ao máximo no planejamento e na sala de aula.” As coleções Sefe contemplam os temas de aula, os exercícios e as orientações para o trabalho.

Na sexta-feira, dia 22, acontece a formação com os gestores, que terá como tema a relação entre família e escola – como aproximar as famílias da educação e aprofundar esta parceria. Nelson Bittencourt explica que, na proposta de trabalho da Editora Opet, essa relação é fundamental. “Quanto mais próxima da escola estiver a família, melhores são os resultados pedagógicos”, observa.

Uma parceria fantástica – A parceria com o município de Paranaguá é especialmente importante para a Editora Opet. “Em Paranaguá, temos um alto grau de comprometimento das pessoas com a educação. Lá, a educação acontece de fato”, resume Nelson Bittencourt. Ele destaca, por exemplo, o sucesso dos professores de Paranaguá no Prêmio Ação Destaque, promovido anualmente pela Editora Opet com parceiros da educação pública de todo o país. O prêmio promove projetos pedagógicos que se destacam por sua alta qualidade.

“A participação de Paranaguá é, sempre, muito interessante. Todos os anos temos, ao menos, um premiado do município. Em um ano, chegamos a premiar três projetos educacionais parnanguaras”, explica Nelson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *