Prefeitura de Paranaguá e TCP entregam obras do Horto Florestal

Horto Florestal leva o nome de João Olegário. O seu Olegário, funcionário público há mais de mais 30 anos, é o responsável pelas plantas na Semma

A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, entregou nesta terça-feira (5), as obras de revitalização do Horto Florestal Municipal.  

33724O projeto da reforma do local teve início em 2018, com a construção de três novas estruturas – que foram construídas em um formato único, otimizando o espaço existente; implementação de bancadas em alvenaria para as bandejas e sistema de irrigação aéreo. “A reforma integra o plano de Arborização do Munícipio, que inclui também o auxílio na criação e implementação de uma Unidade de Conservação, na Ilha de Valadares, previsto para este ano”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP.

33725O Horto Municipal se destina a educação ambiental e recomposição de áreas degradadas, e conta com um acervo de mais de 1,2 mil mudas, espécies nativas da região de Paranaguá, entre elas: ipê amarelo (Handroanthus albus), sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e quaresmeira (Tibouchina granulosa). Com a expansão da estrutura, o Município deve expandir para a produção de mudas para a arborização pública.

33723No ano passado, a parceria da TCP com a Prefeitura de Paranaguá resultou em 30 projetos ambientais realizados. Os projetos fazem parte do processo de licenciamento ambiental das Obras de Ampliação do Cais Leste e beneficiam as comunidades no entorno do Terminal. A previsão é que em 2019, 46 projetos sejam realizados em parceria com o Município e comunidades.

33722Solenidade

“Nossa empresa reconhece o meio ambiente como parte integrante da política empresarial, por isso fizemos a aplicação direta do conceito de desenvolvimento sustentável”, contou o gerente ambiental do TCP, Luiz Carlos Narok.

O investimento promovido pela TCP levou dois meses para a conclusão, pois, foi realizada uma reforma estrutural no ambiente, passando de armação em canos de PVC para estrutura metálica. Além disso, foi feita a construção de passagem em paver, e foram instalados dois portões metálicos. A reforma estrutural ainda contemplou a instalação de três linhas de irrigação com 2 compressores cada.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicíus Yugi Yigashi, disse que a medida da TCP foi uma contrapartida solicitada pela Semma na concessão da Anuência Ambiental para as obras de expansão do cais e da área de retroporto. “A produção de mudas vai aumentar e com desta forma, os impactos emitidos pelo gás carbônico tendem a diminuir”, explicou.

O prefeito Marcelo Roque parabenizou a atitude da empresa. “Que isso sirva de exemplo para outras empresas de Paranaguá. O TCP possui R$ 21 milhões em medidas compensatórias, por isso, outras novidades virão. Queremos uma cidade melhor para todos e ter um desenvolvimento sempre sustentável”, comentou.

O vereador Thiago Kutz destacou as atividades oferecidas pela Prefeitura no espaço. Para ele, o viveiro é uma importante ferramenta que fomenta a produção de maiores mudas. O seu Olegário, funcionário público há mais de mais 30 anos, é o responsável pelas plantas na Semma. Ele foi homenageado por ser destaque na função que exerce com dedicação. “Sou apaixonado pelo meu trabalho e tenho o hábito de plantar desde criança. Eu só sei lidar com à terra e com o meio ambiente. Estou contente com o novo viveiro”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *