Guaraqueçaba está na lista seleta de “homicídio zero”

Guaraqueçaba vista aereaGuaraqueçaba é uma das 24 cidades do Paraná que não registraram homicídio entre 2008 e 2012, segundo reportagem da jornalista Giselle Ulbrich, do Paraná Online. É a única cidade do Litoral na lista e se destaca por também ser a única com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Os dados apontados pela jornalista fazem parte do Mapa da Violência produzido pelo sociólogo e especialista em estudos da violência Julio Jacobo Waiselfisz, que reuniu dados fornecidos pelo Ministério da Saúde para a pesquisa. De acordo com a reportagem, 22 cidades permaneceram com “homicídio zero” em 2013 e 2014.

Ocorrências leves

A jornalista ouviu autoridades que confirmaram os números sobre Guaraqueçaba, uma cidade de 7.800 habitantes. Leia:

“De acordo com o sargento Vidal, que comanda interinamente o destacamento da Polícia Militar na cidade, os crimes mais comuns na região são ameaças, brigas, e lei Maria da Penha, ocorrências que, na maioria das vezes, cabe apenas orientação ou advertência, sem encaminhamento de presos ou apreensões. É uma média de uma ocorrência atendida por dia. Crimes de maior potencial ofensivo contra a vida ou o patrimônio, como roubos e homicídios, há tempos não acontecem por lá.

O delegado Ítalo Sega, da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, que atende as ocorrências de Guaraqueçaba, explicou que entre os crimes investigado naquela cidade, estão os ambientais, contra os indígenas da região, lei Maria da Penha, ameaças e pequenos furtos. Eventualmente aparecem lesões corporais. “Numa cidade onde a maioria das pessoas se conhece, é mais difícil acontecerem crimes violentos. Guaraqueçaba é pequena, isolada e de difícil acesso. Quem geralmente comete os piores crimes vem de fora. A cidade tem duas ou três pousadas para pessoas com maior poder aquisitivo, que vão para lá descansar e aproveitar a natureza”, analisou Sega.”

Fonte: Correio do Litoral

Quadrilha do concreto age em Pontal do Paraná sem deixar rastro

Pelo menos 5 obras foram visitadas pelos  larápios no último final de semana em diversos balneários.  A suspeita é que receptadores estejam adquirindo os objetos furtados. A polícia investiga a “gangue do cimento”

Com o crescimento do setor da construção e o aumento do número de empreendimentos em execução no município, os furtos e roubos nos canteiros começam a dar dor de cabeça aos construtores. Dependendo do porte da obra, os ladrões podem levar ferramentas, portões, esquadrias, fios e cabos elétricos, ferragens, painéis de elevadores e até retroescavadeiras e pás-carregadeiras!

Um dos canteiros da construtora onde trabalha o engenheiro Giovany Luz foi invadido recentemente. “No último mês de novembro, fomos furtados em uma de nossas obras. Roubaram cabos, fios, marteletes, furadeiras, lixadeiras, serras-mármores e quadros de comando”, conta. Além das ferramentas, bombas submersíveis, geradores e equipamentos de ar-condicionado também são bastante visados pelos ladrões.

Uma construtora adotou um sistema de alarme monitorado e cerca elétrica. “A utilização de equipamentos de segurança eletrônicos não tem custo alto. Pagamos R$ 300,00 por mês para a empresa contratada, que fornece os alarmes durante o período de execução da obra. Além disso, continuamos a manter vigias da própria empresa”, diz um construtor que não quer ser identificado.

Fonte: Folha de Pontal

Encontro de Articulação Nacional de Pescadores acontecerá em Pontal do Paraná

Evento acontecerá entre os dias 26 a 29 de agosto

unnamedPensar perspectivas para trabalhar os problemas da saúde da mulher pescadora artesanal, no que tange as doenças ocupacionais, e em como garantir seus direitos previdenciários junto ao Estado brasileiro são alguns dos temas do Encontro Nacional da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP). O evento, que é realizado pela quarta vez, acontece entre os dias 26 e 29 de agosto, em Pontal do Paraná, e irá reunir cerca de 100 pescadoras de todo Brasil, organizações e representantes dos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e da Pesca.

As pescadoras e marisqueiras de todo país são responsáveis por colocar na mesa dos brasileiros alimentos de qualidade, no entanto, vivem em situações de vulnerabilidade no exercício do trabalho e não possuem o devido reconhecimento do Estado. A grande exposição aos raios solares, as longas jornadas de trabalho, o contato com águas poluídas, ocasionado principalmente pelas indústrias, são alguns dos motivos que acarretam problemas de saúde nesses grupos.

Diante dessa conjuntura, a ANP vem trabalhando no intuito de levantar as doenças e os acidentes que acometem as mulheres pescadoras para, a partir disso, assegurar seus direitos previdenciários e a melhoria da saúde no seu dia a dia. Entram também nessas questões, a relação com Sistema único de Saúde (SUS) e as barreiras que elas encontram nesse meio.  Dessa forma, o Encontro Nacional da ANP aparece como instrumento para aprofundar essa temática e traçar estratégias de enfrentamento dessas questões.

Paralisação do Samu em Guaraqueçaba é revogada

Guaraqueçaba vista aereaO CISLIPA, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná, através do seu presidente, o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, informou à prefeita de Guaraqueçaba que, após verificado o pagamento das pendências pecuniárias referentes ao reparcelamento das parcelas do exercício 2013, assim como, de 04 parcelas referentes ao contrato de rateio 2014 daquele Município, revogou a suspensão da paralisação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em atendimento aos guaraqueçabanos.

A suspensão tinha sido imposta a partir das 8h do dia 18.

Em Antonina, a suspensão, continua em vigência.

Cislipa suspende SAMU em duas cidades do Litoral

Antonina e Guaraqueçaba estão fora do atendimento do Serviço

3.1-DSC_0006O CISLIPA – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná, através de sua Diretoria Executiva, comunica a população local dos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, que os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência SAMU – 192, estarão suspensos pelo período inicial de 15 dias, Antonina a partir de 11/08/14 e Guaraqueçaba a partir de 18/08/14, devendo os atendimentos de urgência ser solicitados às respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

A decisão pela suspensão dos serviços pelo CISLIPA foi aplicada conforme deliberação em Assembleia, após advertências aos Municípios de Antonina e Guaraqueçaba, quanto ao não pagamento de suas obrigações financeiras perante o Consórcio a mais de 270 dias, impossibilitando a continuidade da prestação dos serviços.

Telefone Secretaria Municipal de Saúde de Antonina – 41 3432.1244/3432.1089

Telefone Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba – 41 3482.1620

Antonina inaugurou Arquivo Histórico

renderizaFcdMidia.doO Arquivo Histórico de Antonina tem novo endereço desde julho. O acervo tombado em nível estadual ocupa um imóvel que foi totalmente restaurado. A coleção reúne papéis do início do século XVIII, época que corresponde ao surgimento da povoação de Antonina. Os manuscritos guardam informações sobre a ocupação do Litoral do Paraná, atos e decretos imperiais, escravidão, entre outros temas de interesse público. Os documentos foram restaurados e vão ficar disponíveis para consulta da população.

O prédio, que abriga o acervo, passou por uma readequação do espaço e climatização apropriada para receber os documentos.  O conjunto histórico e paisagístico da cidade de Antonina foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012. Desde então, imóveis que estavam em deteriorados passaram a ser revitalizados.

Feirão de Imóveis no Litoral do Paraná

Imobiliárias com sede no Litoral do Paraná estarão reunidas no fim deste mês para oferecer centenas de casas e apartamentos que estão disponíveis no mercado. O Feirão de Imóveis faz parte da programação do 4º Festival de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, que será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

O Feirão de Imóveis do Litoral estará junto com o Festival porque a locação de casas é um dos grandes sustentos da cadeia do turismo. “A partir de agosto, muitos turistas e veranistas vindos do interior o Estado, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começam a procura por casas para Ano Novo, Temporada e Carnaval na região. É também o momento onde os proprietários de imóveis buscam alternativas, seja para venda ou compra de imóveis”, lembra o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Adalto Mendes Luders. O empresário ainda complementa: “Desta forma, o Feirão de Imóveis é mais um grande aliado do Litoral para o desenvolvimento turístico e deve fazer parte cada vez mais da promoção da região”.

Forma de ingresso na UFPR/Litoral mudou

UFPR-Litoral-22-02-2010-475A forma de ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Setor Litoral da UFPR foi modificada. A partir de 2015, 30% das vagas serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as outras 70% serão preenchidas via o vestibular realizado pelo Núcleo de Concurso da UFPR, cujas provas serão realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2014.

Os candidatos que pretendem prestar vestibular pela UFPR devem ficar atentos às informações divulgadas pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) e da UFPR Litoral (www.litoral.ufpr.br). As provas acontecerão em 02 de novembro (primeira fase) e 30 de novembro e 01 dezembro (segunda fase). As obras literárias e as referências para as provas de sociologia e filosofia estão disponíveis no site do NC. Os candidatos aprovados iniciarão suas atividades no primeiro semestre de 2015.

Cursos e vagas
No processo seletivo 2014/2015 do Setor Litoral serão ofertadas vagas em 11 cursos de graduação, com algumas mudanças em relação aos que foram ofertados no último ano. A principal novidade é que será ofertada a licenciatura em Educação Física, curso que substitui o de Gestão Desportiva e do Lazer. Para 2015, não serão ofertadas vagas para os cursos de Gestão Imobiliária, Orientação Comunitária e Informática e Cidadania.

Confira os cursos que serão ofertados no Setor Litoral (Matinhos):

Licenciaturas: Artes; Ciências; Linguagem e Comunicação; Educação Física (50 vagas cada, duração: 04 anos).
Bacharelados: Gestão Ambiental; Gestão e Empreendedorismo; Gestão Pública; Serviço Social; Saúde Coletiva (50 vagas cada – com exceção do de Gestão Ambiental que ofertará 45 vagas; todos com duração: 04 anos).
Tecnólogos: Agroecologia; Gestão em Turismo (50 vagas cada, duração: 03 anos).

Mais informações sobre o Sisu:http://sisu.mec.gov.br
Informações sobre o sistema de cotas na UFPR:
http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/vestibular-20142015-da-ufpr-tem-nova-regra-para-cotas
Site do Núcleo de Concurso (NC) da UFPR:www.nc.ufpr.br

Interrupção de energia elétrica em Morretes e Guaraqueçaba

casasA Copel informa que para efetuar serviços de manutenção ou melhoria na rede estará interrompendo fornecimento de energia elétrica, amanhã, dia 13, das 11h às 16h, no município de Morretes, nas seguintes localidades: Porto de Cima e Povoado do Marumbi.

E no dia 15 de agosto, a interrupção será em Guaraqueçaba, 10h às 16h, nas localidades de Batuva e Salto Morato.

Cislipa suspende atendimento do Samu para Antonina

samu_litoral-pgua-400x266O Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná) suspendeu na segunda-feira (11) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Antonina pelo prazo inicial de 15 dias, e informou que o município não cumpre suas obrigações financeiras com o sistema há mais de 270 dias.

Em comunicado distribuído à imprensa nesta segunda, o diretor do Cislipa – o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi – afirmou que a suspensão foi decidida em assembléia do consórcio realizada na quinta-feira (7). “Os serviços do Samu são custeados de forma tripartite, conforme Portaria MS (Ministério da Saúde) nº 1010/2012, com 50% dos custos assumidos pela União, 25% no mínimo pelo Estado e 25% no máximo pelo Município”, explica a nota.

Ainda de acordo com Rossi, Antonina está com 9 parcelas em atraso e Guaraqueçaba com 10. “O Município de Guaraqueçaba ainda recebe os serviços, aguardando a comunicação oficial do Município para suspensão dos serviços”, diz o diretor. “As parcelas do ano de 2013 estavam devidas em sua anualidade, sendo reparceladas em 3 prestações, com vencimentos em outubro, novembro e dezembro de 2013. Estas parcelas não foram quitadas, assim como, nenhuma das parcelas do ano de 2014”, explica a nota, referindo-se aos dois municípios.

Fonte: Correio do Litoral