I Fórum Municipal de Prevenção do uso indevido de drogas é realizado em Antonina

DSC03161Aconteceu no município de Antonina, no Teatro Municipal Profº Drº Roberto Cristiano Plassmann, o I Fórum Municipal de Prevenção do Uso Indevido de Drogas.
A ideia deste encontro foi da Promotora Izabella Demeterco em parceria com o Núcleo Regional de Educação.
Estiveram presentes 500 alunos da rede pública, equipe diretiva e pedagógica.
O evento contou com a participação da Brasilian Brass Band, do Centro de Educação Profissional Brasílio Machado.

DSC03135
O assunto foi abordado por meio do depoimento da aluna, Liara Diniz da Silva do Colégio Estadual Maria Helena T. Luciano e de Marcelo Fortunato.

Estrada da Graciosa será liberada no mês que vem

Obras na estrada da Graciosa. Morretes, 20/05/2014. Foto: Ricardo Almeida/ANPrO DER- PR acelerou a construção da ponte da Estrada da Graciosa. Nesta semana, estão sendo feitos os trabalhos de fundação, execução e concretagem dos pilares que vão sustentar a ponte. Neste ritmo, o tráfego por meia pista deve ser liberado já no mês de junho.

A estrada está interditada na altura do quilômetro 10, desde 13 de março, quando ocorreu desabamento de encostas por causa das fortes chuvas da região. A previsão é que a restauração total da estrada seja concluída até setembro. Os investimentos devem chegar a R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, devem ser colocados muros nas encostas para evitar novos deslizamentos.

Paranaguá sedia fase regional dos Jogos Escolares do Paraná

4_1274814672.0875Paranaguá sedia a 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), fase regional, reunindo aproximadamente, dois mil atletas dos sete municípios do Litoral Paranaense.

O evento está sendo promovido pelo Núcleo Regional de Educação em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Esportes.

Os atletas são divididos entre 12 e 14 anos e na categoria de 15 a 17 anos e, aproximadamente, dois mil estudantes estarão participando desta fase regional em sete modalidades que são: futebol de salão, vôlei, basquete, xadrez atletismo, handebol e tênis de mesa.

A solenidade de abertura contará com a presença da Chefe do Núcleo de Educação, professora Selma Camargo Meira e também é aguardada a presença do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten. O evento foi marcado para acontecer hoje, às 16h. O horário foi definido para o período da tarde para evitar que estudantes estejam circulando no período da noite desnecessariamente, além de garantir a segurança dos alunos.

“A solenidade acontecerá no Ginásio de Esportes Albertina Salmon, na Ponta do Caju”, lembra o presidente da Fundesportes, Darlan Janes de Macedo.

Os jogos terminarão no dia 22 e até lá, os estudantes ficarão nos colégios estaduais Vidal Vanhoni, José Bonifácio e Helena Viana Sundim. As refeições serão feitas no Gigante do Itiberê e toda a alimentação será fornecida pela Secretaria de Estado da Educação.

A modalidade de xadrez será disputada no Sesc de Paranaguá, enquanto que o atletismo será na pista do Gigante do Itiberê. No Ginásio de Esportes Albertina Salmon serão disputadas as provas de vôlei, futsal, handebol e tênis de mesa e no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas serão disputadas as modalidades de basquete entre as 22 escolas participantes desta 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná na fase Litoral.

Obras do viaduto de acesso a Morretes, na BR 277, seguem em ritmo acelerado

Construção de viaduto na BR-277 com Pr-408 (Estrada para MorreAs obras do novo viaduto da BR-277, que dá acesso à Morretes, no Litoral do Estado, seguem em ritmo acelerado e 30% dos serviços já estão concluídos. As equipes trabalham na fundição da trincheira e no levantamento das paredes do viaduto. Os serviços de terraplenagem foram finalizados e marginais estão prontas para receber o asfalto.

O novo viaduto é construído no trevo de acesso ao município, no quilômetro 29. A previsão é que as obras fiquem prontas em outubro de 2014, um mês antes do prazo estabelecido no cronograma inicial.

A obra é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a concessionária Ecovia. Além do viaduto, também serão construídas duas vias marginais – uma no sentido Curitiba e a outra no sentido Paranaguá – e trincheiras sob as pistas. O investimento nestas obras é de mais de R$ 16 milhões.

“Ocorriam muitos acidentes nesse acesso. Por isso, o Governo do Paraná, em negociação com a concessionária, antecipou a construção do viaduto, que estava prevista para iniciar em 2017”, disse o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.

Para a execução da obra foram construídos desvios, mantendo as duas faixas de rolamento livres em cada sentido. Assim, o tráfego na região não é afetado. Depois das negociações com a concessionária, o DER-PR conseguiu antecipar a obra em dois anos.

Juíza suspende licitação de rodovia em Pontal do Paraná

rodovia1A Juíza da Comarca de Pontal do Paraná suspendeu a licitação do projeto executivo da nova rodovia que iria ligar Praia de Leste a Pontal do Sul.
A obra também visa desafogar o trânsito da PR-412, além de outras melhorias para a cidade. O canal previsto no projeto, por exemplo, iria ajudar a prevenir enchentes na região de Praia de Leste, Canoas, Santa Terezinha, Ipanema e Shangri-lá.
No documento emitido pela juíza, grande parte dos questionamentos referem-se aos valores.
De acordo com a juíza “a administração pública lançou o edital para a contratação de projetos de engenharia sem antes saber tecnicamente se tais obras são viáveis ambientalmente

Apae Morretes promove 11º Baile a Fantasia

1898178_620015371417907_1233925545_nA Apae Morretes realizará no dia 24 de maio (sábado) o tradicional e mais famoso baile a fantasia do litoral – o 11º Baile a Fantasia. O evento acontecerá no Santuário Nhundiaquara, com tapete vermelho e recepção a partir das 23 horas. A animação ficará por conta do Grupo Jeito a Mais e DJ Glauber Santos.
Segundo os organizadores, este ano o evento terá uma novidade: a premiação das melhores fantasias da noite. Serão candidatos aos prêmios:

*FANTASIA EM GRUPO

*FANTASIA SUPER HERÓI
*FANTASIA MAIS CRIATIVA
*FANTASIA FEMININA
*FANTASIA MASCULINA
*FANTASIA CASAL
*FANTASIA DA NOITE
Então prepare sua fantasia, venha se divertir e colaborar com os 50 alunos que são atendidos pela APAE Morretes. Os ingressos estão a venda na APAE, na Cia do Vídeo e na Josélia Lanches. Para reservas de quartos e camarotes o telefone é (41) 9192 6459.
Fonte: Jornalismo da Ilha

Liberação de recursos para médicos cubanos gera conflito em Pontal do Paraná

Prefeito, primeira-dama e os médicos cubanos

Prefeito, primeira-dama e os médicos cubanos

Prefeito teria deixado para o segundo minuto do segundo tempo para mandar mensagem para vereadores aprovarem os recursos que serão usados para bancar a estadia, transporte e alimentação dos médicos cubanos que já estão há um mês em Pontal do Paraná.

A situação foi criticada pelos vereadores como foi divulgado pelo site Folha Pontal.

Segundo informações, o pedido só foi protocolado naquela Casa de Leis na terça-feira (13), pouco antes do encerramento do expediente. Por isso, os vereadores foram obrigados a fazerem uma reunião às pressas para tentar salvar a situação desagradável. As mensagem foram votadas e aprovadas, mas não faltaram críticas ao setor administrativo da prefeitura que pode ter perdido o prazo legal para que os profissionais permaneçam na cidade. O caso foi tratado pelos vereadores como irresponsável e incompetente por parte do setor administrativo.

O bicho pegou entre Executivo e Legislativo em Pontal do Paraná.

Paulo Amódio está se recuperando

10273656_299087783589194_3463587125991460663_nDiretor de Políticas Públicas sobre Drogas da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, Paulo Amódio (foto), saiu do coma induzido, mas continua internado na UTI, em observação. Está consciente e respirando sem aparelhos.

Paulo Amódio foi atingido por dois tiros, no inicio da madrugada no dia 28 de abril em sua residência, no Balneário Canoas.

O diretor foi chamado pelo nome e quando estava caminhando ao portão para atender, foi alvejado. Foi socorrido pelo SAMU  e levado para o Pronto Atendimento 24 h  de Praia de Leste, onde recebeu os primeiros socorros, sendo depois encaminhado em UTI Móvel  para o Hospital Regional de Paranaguá onde foi operado e ficou até no domingo dia 04 de maio.

A Polícia Civil e Polícia Militar estão envidando todos os esforços nos sentido de elucidar essa tentativa de homicídio. Tão logo a equipe médica autorize, Amódio deverá prestar seu depoimento em inquérito já instaurado.

Com informações do Blog do Mademar, de Pontal do Paraná

Câmara de Guaratuba vota convênio para estrada

SAMSUNG CSCOs vereadores de Guaratuba aprovaram no início do mês, em primeira votação, um convênio para manutenção da estrada do Cubatão (PL 1.350) e a criação do Dia Municipal do Diabetes (PL 565).

Os dois projetos ainda terão de passar por mais uma votação antes de serem encaminhados à sanção da prefeita Evani Justus. O projeto de lei nº 565 é do vereador Mauricio Lense e o projeto nº 1.350 é de autoria da prefeita. Este último autoriza o município a fornecer combustível e fazer a reposição das lâminas de uma máquina motoniveladora pertencente à Associação Pró-agricultura Sustentável de Guaratuba, formada por produtores.

Outro projeto da Ordem do Dia (PL 563, do vereador Almir Troyner) iria para segunda votação mas recebeu um pedido de vistas do presidente Mordecai Magalhães de Oliveira em virtude de um questionamento do vereador Sergio Braga sobre a redação. O projeto deve retornar à Ordem do Dia na próxima sessão, segunda-feira (12).

Os vereadores ainda aprovaram um requerimento da prefeita Evani solicitando dilação de prazo para análise de quatro projeto aprovados pela Câmara: PL 551 (de Artur Santos, que institui a entrega domiciliar de medicamentos), PL 553 (de Oliveira, que cria a coleta seletiva de lixo tecnológico), PL 560 (de Itamar Junior, que cria o Programa Horta na Escola) e PL 1.349 (do Executivo, que autoriza a concessão do Camping Municipal).

Tribuna Livre – O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Clube da Melhor Idade Guará, Marcos Fedato, ocupou o espaço destinado à população na primeira sessão de cada mês para falar das atribuições e atividades das duas instituições.

Revitalização da avenida Bento Rocha é anunciada

IMG_1369O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná (SEIL), acaba de finalizar o projeto recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem e ciclovia da Av. Bento Rocha. Orçado em cerca de R$ 15 milhões, o projeto já está pronto para ser licitado. No entanto, espera liberação de recursos do governo federal, que virão do Proinvest e do BNDES, para ser iniciado.

Paralelamente a isso, a Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR 277 até Paranaguá, inicia hoje a recuperação da ponte da Bento Rocha (sobre o rio Emboguaçu). Com isso, todo o trecho urbano da rodovia será recuperado, melhorando o tráfego de caminhões e facilitando a vida dos moradores da região.