Alceuzinho recebe manisfetações de apoio em redes sociais

531708_461110077247631_602697620_nDepois do anúncio da cassação do mandato do deputado estadual Alceu Maron Filho, mais conhecido como Alceuzinho, muitas foram as manifestações de apoio, especialmente, nas redes sociais. “Considero que ao perdermos o Deputado Alceu Maron Filho, a perda não é apenas do nome em si, mas quem perde é Paranaguá e a região principalmente que deixa de ter uma voz na Assembléia Legislativa do Paraná”, disse Edson Toledo (foto) que morou, por muitos anos em Paranaguá.

FláviaKal..[1]O padre Marcos José de Albuquerque, Pároco e Reitor do Santuário Nossa Sra do Pilar, em Antonina e também Diretor Executivo da Rádio Serra do Mar, disse que estava indignado com a perda do mandato. “Peço aos meus amigos que se unam neste momento em prol da nossa região que brilhantemente estava representada pelo Alceu, não só por ele ser meu amigo, mas sim porque tenho a certeza da sua capacidade para ocupar tal cargo. Em pouco tempo ele lutou incansavelmente. QUEM PERDE É O LITORAL DO PARANÁ. Não podemos nos calar e aceitar de cabeça baixa, os votos que ele recebeu, foram por pessoas que acreditavam em seu trabalho. Alceu conte com meu apoio e com minha amizade. O POVO NÃO PODE SE CALAR, QUEREMOS ALCEUZINHO MARON”, manifestou-se.

Moradores aprovam a construção de viaduto na BR 277 de acesso a Morretes

ViadutoOs moradores de Morretes acreditam que o novo viaduto da BR-277, que vai dar acesso ao município, vai acabar com acidentes e tornar mais segura a vida dos motoristas e pedestres, que trafegam pela BR-277, rumo ao Litoral. A obra é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a concessionária Ecovia. Além do viaduto, também serão construídas duas vias marginais (uma no sentido Curitiba, e a outra no sentido Paranaguá) e trincheiras sobre as pistas. O investimento nestas obras é de mais de R$ 15 milhões.

O viaduto está sendo construído no trevo de acesso a Morretes, no km 29, e vai beneficiar os motoristas que circulam pela rodovia. Na alta temporada, cerca de 30 mil veículos passam pelo local diariamente.

Estrada da Graciosa é interditada por queda de barreira

1098124_633644566707011_478257110_nO Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) interditou na tarde desta quinta-feira (13) o trânsito na Estrada da Graciosa (PR-410). Por causa das fortes chuvas dos últimos dias, houve queda de barreira na altura do quilômetro 9. O deslizamento de terra bloqueia 100 metros das duas pistas, impedindo a passagem nos dois sentidos da rodovia.

As equipes do DER estão no local e avaliam se há também risco de cair o talude (parede de sustentação da mata), o que poderia causar também a queda da pista. O trabalho de avaliação deverá ser concluído até o fim da tarde desta quinta-feira (13). Por isso, o maquinário só deverá começar a retirar o material na manhã de sexta-feira (14).

Somente no fim da tarde de sexta-feira será possível saber se as pistas da Estrada da Graciosa ficarão liberadas para o fim de semana.

Bicicleta para transporte escolar no Litoral

prefeita e deputadoA prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Narloch, está no aguardo da liberação de recursos da emenda parlamentar que o deputado federal, Ângelo Vanhoni, apresentou para aquisição de uma embarcação.

Com estes recursos também foram adquiridas 170 bicicletas, que vão ajudar no transporte dos alunos, apresentando uma solução bem diferente e, talvez, pioneira no país. “No dia em que eu entregar estas bicicletas, eu quero que o deputado esteja aqui, porque nós vamos estar atrelando a vida saudável ao transporte escolar. Isso o Brasil não viu ainda!”, disse a prefeita

Conselho do Litoral analisa Planos Diretores de Matinhos e Guaratuba

O Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit) analisa nesta terça-feira (11) os planos diretores de Guaratuba e Matinhos. A reunião será na sala de reuniões da tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir das 14 horas. O plano diretor é um documento de planejamento e ordenamento territorial, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do município, segundo o Estatuto da Cidade. Os documentos já foram aprovados pelas Câmaras de Vereadores dos dois municípios e aguardam, há cerca de dez anos, a homologação pelo Conselho do Litoral. Apenas após a homologação pelo Conselho é que os planos diretores passam a ter eficácia.

O Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense é um componente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e tem a função assessorar o governo estadual nas políticas e ações para a região. A reunião será presidida pelo secretário do Meio Ambiente e presidente do Colit, Luiz Eduardo Cheida.

Governo vai construir nova rodovia entre Pontal do Sul e Praia de Leste

normal_potanl2O Governo do Paraná abriu licitação nesta segunda-feira (10) para a elaboração do projeto executivo da nova rodovia duplicada, que irá ligar Pontal do Sul à Praia de Leste, dando acesso à PR 407. O edital, que pode ser retirado no site www.compras.pr.gov.br, prevê também a elaboração de projeto de urbanização do atual traçado da rodovia, com a construção de calçadas, binários e ciclovias e o projeto de recuperação do canal de drenagem.

Serão investidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) mais de R$ 8 milhões na contratação dos projetos executivos e do estudo ambiental da faixa de infraestrutura entre a PR 407 e Pontal do Sul. A faixa de infraestrutura vai orientar os futuros projetos executivos para a construção da nova ferrovia entre Maracaju/Paranaguá/ Pontal do Paraná e das implantações das redes elétrica e de gás, além de drenagem e saneamento

Vereador deixa Câmara para assumir Secretaria

Osni Ceará

Osni Ceará

Depois de seis meses com um secretário respondendo interinamente, a pasta de Esporte da Prefeitura de Pontal do Paraná, passa a ter um titular. Trata-se do vereador Osni Ceará, do partido Solidariedade.

Se fica uma situação resolvida, outra encontra-se sob “cuidados médicos” porque não se sabe quem, ao certo, vai assumir a cadeira que o vereador desocupa.

Ou assume Nelson Mademar que é o atual secretário de Cidadania e Direitos Humanos.

Ou assume Márcio Luiz que também é ex-vereador, mas que segundo consta, faz parte do grupo de oposição à atual gestão.

Ou assume Cirineu Marca, suplente pelo PCdoB, mas que filiou-se ao Solidariedade recentemente.

Se em outras cidades, as questões políticas navegam por águas tranqüilas, as coisas em Pontal, surfam por ondas agitadas. A situação deve ser decidida nesta semana.

A pasta de Esporte vinha sendo comandada pelo atual secretário de Educação.

Inscrições abertas para o Paraná Alfabetizado

Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março no Núcleo de Educação de Paranaguá

A Secretaria de Estado de Educação abriu as inscrições para a edição 2014 do Programa Paraná Alfabetizado, onde poderá ser feita até o dia 14 de março.
As inscrições são para selecionar Alfabetizadores e Coordenadores de turma voluntários para alfabetização de adultos maiores de 15 anos. Os interessados devem se inscrever no Núcleo Regional de Educação com a Equipe da EJA, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana e os alfabetizandos recebem material didático.
Os alfabetizadores voluntários selecionados recebem bolsa-auxílio que varia de acordo com o número e o tipo de turma. A formação pedagógica acontece com os coordenadores com carga horária de 8 horas mensais além das disponibilizadas pela Secretaria de Educação.
Os coordenadores voluntários selecionados também recebem bolsa-auxílio que varia de acordo com o número de turmas. A carga horária de trabalho é de 10 horas semanais realizando visitas periódicas aos alfabetizadores, fazendo a supervisão pedagógica da estratégia de alfabetização e acompanhando a aprendizagem dos educandos. Mensalmente também, devem organizar reuniões pedagógicas com carga horária mínima de 8 horas mensais, para estudo e avaliação das ações desenvolvidas.

Critérios para participação
Alfabetizador deve ter mais de 18 anos, escolaridade mínima Ensino Médio completo, ter formado uma turma com no mínimo 14 alunos na área urbana ou 7 alunos na área rural.
Coordenador deve ser Pedagogo, professor do quadro próprio do Magistério ou Professor PSS da Rede Pública Estadual ou Municipal, ser técnico administrativo do quadro próprio do Poder Executivo Estadual ou Municipal.
Há uma lista de documentação exigida para ser apresentada. Esta lista pode ser requerida junto à equipe de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no próprio Núcleo de Educação, em Paranaguá.
As inscrições vão até o dia 14 de março e no dia 20 de março sai o edital com resultado e 25 de março o resultado final. O primeiro chamamento está marcado para acontecer no dia 1 de abril.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3420-7200.

Antonina perde o ex-prefeito Paulo Savarin

savarinNo dia 16 de fevereiro, a cidade de Antonina foi surpreendida com a notícia do falecimento do ex-prefeito Paulo Virgílio Savarin.

Homem do Bairro Alto e do Cachoeira, área rural, que se tornou prefeito de Antonina para ser lembrado como exemplo de político honesto e fiel aos ideais do povo. Nas horas de folga ele também era escritor e poeta.

Foi vereador várias vezes e diretor do “Barão de Teffé”. Savarin administrou Antonina de 77 a 82, oportunidade em que realizou muitas obras, principalmente no setor de saneamento e distribuição de energia elétrica a todos os cantos do município.

(Fonte: Jornal Panorama)