Construção de plataforma de petróleo gera empregos no litoral

plataformaEmpresas que montam plataforma garantem oportunidades para o Litoral. Cinco já fizeram pedido para se instalar no Estado e outra já está funcionando na região e emprega mais de duas mil pessoas. Com a vinda das demais, para o Litoral, serão geradas mais de 10 mil empregos.

Confira reportagem de Rafael Sibila e foi veiculada no último dia 29 de maio.

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/curitiba/v/construcao-de-plataforma-de-petroleo-gera-empregos-no-litoral/2603913/

Feira de Sabores começou no Litoral

_MG_9333_1Em Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá, além da Ilha do Mel, está sendo realizado o Festival Gastronômico Sabores do Litoral, que começou ontem e seguirá durante um mês.

Trinta e um restaurantes da região oferecerão pratos típicos. Além de apresentar as receitas da culinária regional, o Festival incentiva a visitação no Litoral, com possibilidade de conhecer atrativos como artesanato, a história e a natureza.

Esta é a terceira edição do festival e a previsão é superar as 3.500 refeições vendidas no ano passado. Serão oferecidos pratos especiais com 20% de desconto: Linguado à Belvedere, Chapa de Peixe com Palmito, Bistrô Caiçara, Paella Capelista, Camarão à Nazaré, Feijoada de Frutos do Mar, Moqueca Capixaba, Linguado à Valeska, Frutos do Mar à Paranaguá, Sabor Olimpo, Bobó de Camarão da Dona Helô e Peixe Grelhado com Amêndoas.

Guaratuba e UFPR Litoral promovem Caminhada Internacional no dia 1° de junho

Neste sábado acontece a Caminhada Internacional na Natureza-Circuito Caieiras, com saída a partir às 8h do Morro do Cristo, num percurso de 10 km

O Circuito Caieiras de Caminhada na Natureza foi organizado pelo projeto de extensão Construindo Alternativas de Turismo Extratemporâneo – UFPR Litoral, coordenado pelo prof. Luiz Ernesto Brambatti, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Guaratuba, secretário Alberto Mileo. As Caminhadas na Natureza são esportes populares não competitivos, de iniciativa da Associação Nacional Anda Brasil, filiada ao Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsace, França, e à Federação Internacional de Esportes Populares (IVV).

A ONG Anda Brasil, organizadora das caminhadas no Brasil, faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, uma organização sediada na França, que conta com a participação de 39 países, integrando ao todo, 16 milhões de caminhantes no mundo todo. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de caminhadas na natureza e outros esportes não competitivos, facilitando, assim, a inclusão social de agricultores e familiares, através da prática esportiva. Além disso, no evento, os agricultores podem comercializar seus produtos.

No Paraná, os projetos de caminhadas na natureza são coordenados pela SEAB- EMATER e organizadas por municípios e ONGs. É a organização local que pensa em todos os detalhes e decide junto com a comunidade, a data, o nome do circuito, as propriedades e estradas por onde vai passar e as pessoas que vão trabalhar. Tudo em um processo de integração com a comunidade local. Já são mais de 60 circuitos de caminhadas no Paraná.

Programação
Saída a partir das 8h, com acolhimento dos caminhantes na frente do Morro do Brejatuba / Praia do Cristo/ Guaratuba – PR.
Parada 1: CORPO DE BOMBEIROS
Parada 2: PRAIA DE CAIEIRAS– VAPOR SÃO PAULO
Parada 3: TRAPICHE (deck) DA PRAIA DE CAIEIRAS
Parada 4: CASARÃO DO PORTO – CASA DA CULTURA DE GUARATUBA
Parada 5: BIFURCAÇÃO DA AV. PONTA GROSSA & AV. CURITIBA

Dicas para os participantes:
De preferência comece cedo, pois o calor e o sol não estão muito fortes nesta época.
Use roupas leves e confortáveis.
Atenção à postura: tronco ereto, cabeça erguida e olhar voltado para a frente.

As passadas devem ser contínuas e ritmadas.
Antes, não dispense um lanche leve e carregue uma garrafinha de água.
No início e no final, dedique-se a um alongamento de pelo menos 5 minutos.
Curta a natureza. A paisagem ajuda a aliviar o stress.

Contatos da coordenação:
Prof. Luiz Ernesto Brambatti – UFPR Litoral – 9818-6475

Mais informações: www.litoral.ufpr.br

Exposição em Paranaguá termina hoje

Na foto, exposição do fotógrafo Nego Miranda, na Casa Rocha Pombo, em Morretes, Foto: Pedro Ribas/ANPr

Na foto, exposição do fotógrafo Nego Miranda, na Casa Rocha Pombo, em Morretes, Foto: Pedro Ribas/ANPr

Confira a programação de exposições. Em Morretes está a Mostra “Nego Miranda no acervo do Museu Alfredo Andersen”, que fica no município até o dia 2 de junho, na Casa Rocha Pombo. Horário de visitação: das 8h às 17h

Ainda em Morretes os visitantes podem conferir a exposição mostra “Jesus Santoro, a revelação de um mestre”, também até o próximo dia 02, no Instituto Mirtillo Trombini, que fica na Alameda João de Almeida, 20. Horário de visitação: de 3ª a domingo, das 10h às 16h.

Em Paranaguá  a Mostra “Gravuras no acervo MAC” fica até hoje em exposição na Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico. Visitação – das 13h às 19h

80% dos delitos em Pontal são provocado por drogas

Untitled-1O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, declarou que 80% dos delitos cometidos neste que é o município mais novo do Litoral, estão ligados direta ou indiretamente ao consumo e tráfico de drogas.

A informação foi repassada pelo prefeito durante uma reunião que foi realizada com empresários; o vereador André Camargo, secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Mademar e representantes de associações de moradores, além da Polícia Militar, Polícia Civil e representantes da empresa Techint.

Na ocasião, o prefeito, além de falar sobre os problemas que a cidade precisa enfrentar, fez uma explanação sobre os projetos da administração pública para o setor como a criação da Guarda Municipal, instalação de câmeras de segurança no trânsito e sobre o Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas que será realizado nos dias 28 e 29 de junho.

Vereadores de Guaratuba debatem plano de cargos e cobrança sobre mansões

cmg-27052013Os vereadores participaram de duas reuniões na Prefeitura de Guaratuba para tratar de projetos de lei do Executivo que poderão ter ampla repercussão no município: a regularização de terrenos alodiais e o novo plano de cargos dos servidores.

Funcionalismo – De acordo com a explanação, a nova legislação oferecerá ganhos e garantias aos servidores além de proporcionar condições para avaliações periódicas de desempenho de cada funcionário. Uma das mudanças é a transferência de alguns servidores que ainda estão sobre o regime celetista para o de estatutário. A prefeitura informou o projeto de lei inclui sugestões feitas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratuba (Sismug).

Terrenos alodiais – Os vereadores também debateram o projeto de lei que regulariza áreas alodiais vizinhas aos terrenos de marinha às margens da baía de Guaratuba. A explanação foi feita pela urbanista Mirna Lobo. Professora da Universidade Federal do Paraná, ela é autora do estudo sobre as áreas que embasou o projeto de lei. A partir do levantamento, feito em 2010, a prefeitura pode, em 2011, cobrar pela primeira vez IPTU destes imóveis.

De acordo com a prefeitura, a proposta atinge principalmente mansões construídas em terrenos de marinha mas que avançaram sobre áreas pertencentes ao município. A previsão extraoficial é de arrecadar mais de R$ 10 milhões com a licitação das áreas municipais. Imóveis regularizados não serão atingidos.

O projeto também prevê que pessoas que ocupem terreno alodial de até 250 metros e que não tenham outro imóvel, poderão receber concessão de uso especial para fins de moradia.

Tablets serão entregues para professores do Litoral

 

 

 

TABLETS_1NETDando continuidade às ações implantadas no Governo do Estado a partir de 2011, a Secretaria de Estado da Educação fará entrega os 616 tablets aos professores da rede estadual que desenvolvem suas atividades com alunos do Ensino Médio do Litoral Paranaense.

Este é um primeiro passo de outros que virão dentro do Programa da Sala de Aula Conectada. “Estes tablets serão mais uma ferramenta de trabalho para que os professores dinamizem suas aulas, e estas práticas pedagógicas possam vir ao encontro das necessidades dos alunos”, destacou a Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Selma Camargo Meira.

A primeira entrega acontecerá nesta terça-feira, dia 28, para os diretores das escolas do campo, escolas das ilhas e Colégio Estadual Tagaçaba Porto da Linha, e acontecerá no Colégio Estadual Paulo Freire, município de Pontal do Paraná, às 16 horas.

Na sequência o Centro Regional de Tecnologia Educacional do NRE de Paranaguá viabilizará a capacitação para que os professores possam utilizar este equipamento de forma adequada.

Morretes trabalha para ter extensão da UFPR

Reitor avalia como positiva estrutura para extensão da UFPR em Morretes

Prefeito de Morretes e governador em exercício

Prefeito de Morretes e governador em exercício

A Prefeitura de Morretes concentra esforços para que o Centro de Eventos seja utilizado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. A proposta, de iniciativa do Prefeito Helder Teófilo dos Santos, conta com apoio do Governo do Estado, de vereadores, deputados federais e estaduais.

O espaço, que tem mais de 5.000 m² de área construída, foi solicitado ao Estado pelo Prefeito no início deste ano. Helder também visitou a UFPR, acompanhado do Deputado Federal, Alex Canziani, onde propôs ao Reitor, Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho, o uso do espaço como extensão da universidade.

Em reunião que aconteceu na manhã do último sábado 25, no Teatro Municipal de Morretes, o Governador em exercício, Flávio Arns, entregou ao Prefeito minuta da mensagem enviada à Assembleia Legislativa do Paraná para aprovação, ela autoriza a transferência de uso do Centro de Eventos, do Governo do Estado para a Prefeitura.

O Prefeito Helder agradeceu o apoio que tem recebido dos deputados estaduais, Alceu Maron Filho e Mauro Moraes e dos deputados federais, Alex Canziani, Fernando Fracischini e João Arruda, e fez um agradecimento especial a comitiva da UFPR.

Motoneta podem ficar isenta de IPVA

motonetasO deputado Roberto Aciolli (PV) protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Beto Richa, para incluir as motonetas entre os veículos isentos de IPVA no Paraná. De acordo com o artigo 14, inciso XI, da Lei 14.260/2003, os proprietários de motocicletas com motores abaixo de 125 cilindradas e que possuem mais de dez anos de fabricação não pagam o imposto. No entanto, segundo o deputado, embora a motoneta seja similar a este veículo, ela não foi incluída na lei. (Por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.

Evani Justus transmite cargo para vice-prefeito

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus (PSDB), transmitiu o cargo ao vice-prefeito Vandir Esmaniotto (PT), na manhã desta sexta-feira (24).

Vandir, que é secretário de Turismo e Cultura, vai acumular interinamente a Secretaria de Bem Estar e Promoção Social, ocupado pela prefeita. O secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública, Jean Colbert Dias, vai ocupar interinamente a Secretaria de Finanças e Planejamento, com a licença do secretário Gil Justus, marido da prefeita.

Evani tira licença pela primeira vez desde que assumiu o primeiro mandato em 2009. Durante pelo menos três gestões em Guaratuba não houve transmissão de cargo para vice-prefeito. Há quatro gestões, prefeitos e vice-prefeitos estiveram rompidos politicamente.

A licença da prefeita vai até o dia 10 de junho. (Fonte: Correio do Litoral.com)