Câmara de Guaratuba aprova guarda-volumes em bancos

camara-guaratuba-06052013-soveral9A Câmara Municipal de Guaratuba aprovou, por unanimidade, em primeira votação, nesta segunda-feira (6), um projeto de lei, do vereador Itamar Santos (PSC), que obriga as agências bancárias a instalarem guarda-volumes e outro, do vereador Sérgio Braga (PSB), que autoriza a prefeitura a realizar parcerias para colocação de brinquedos para cadeirantes nas áreas de lazer.

Os dois projetos puderam ser votados porque o plenário aprovou dispensa de interstício: os vereadores aprovaram os pareceres favoráveis e os projetos na mesma sessão. Ambos ainda terão de passar por uma segunda votação antes de serem submetidos à sanção da prefeita Evani Justus.

Em segunda votação foi aprovado, também por unanimidade, o projeto de lei da prefeita que institui o programa de aquicultura familiar.

Novos projetos de lei

Sete projetos de lei dos vereadores deram entrada na sessão desta segunda: instituição da educação para o trânsito nas escolas municipais – de autoria da vereadora Maria Batista (DEM) –, obrigatoriedade de receitas médicas e odontológicas legíveis e criação do Dia do Evangélico – Itamar Júnior –, separação de lixo nos órgãos municipais – Artur Santos (PSD) –, declaração de utilidade para a ONG SOS Vira-Lata – Almir Troyner (PSDB) – e manutenção de placas de inauguração em obras públicas – Sergio Braga. Os projetos foram encaminhados para análise das comissões.

Proposições

A Câmara também aprovou, por unanimidade, na sessão nove proposições dos vereadores, todos de requerimentos à prefeita: construção de pontos de ônibus no Cubatão, Nereidas e Figueira – Artur Santos (PSD) – revitalização da praça do Cohapar  – Mordecai de Oliveira (DEM) – reforma do Ginásio de Esportes Ilda Soares Silvano, no Piçarras – Cátia Silvano (PMDB) – instalação de câmeras de monitoramento na rotatória do Coroados e na Praça da Paz; construção de uma concha acústica na Praça da Paz; abertura da rua padre Roberto Laudel de Mora, entre as avenidas Visconde do Rio Branco e Paraná, no Eliane;  solicitação de doação de resíduos de asfalto da concessionária das BRs 101 e 376 para colocação na estrada da Pedra Branca do Araraquara – Almir Troyner – reposição de lâmpadas nas localidades rurais de Vitório, Cubatão, Rasgado, Rasgadinho, Limeira, Pedra Branca do Araraquara e Rio Bonito – Ana Maria Correa (PTdoB) – restauração de calçamento na rua Hilda Sarmento – Itamar Junior – e exigência para as concessionárias de serviços públicos recuperem a pavimentação nas vias públicas removidas para passagem de tubulação – Sergio Braga. O vereador Mauricio Lense (MD) apresentou indicações para a prefeitura promover estudos de viabilidade para construção de um mirante na Praça dos Namorados e de um deque no final da rua Sete de Setembro, ambos nas margens da baía de Guaratuba.

 Desfile de 29 de abril

Almir Troyner foi o único a fazer uso da Tribuna. Seu pronunciamento foi para elogiar a organização do desfile de aniversário de Guaratuba, realizado na avenida 29 de Abril. Troyner destacou o trabalho da secretária de Educação, Regina Torres, e de sua equipe. Diversos vereadores pediram apartes para comentar a participação importante dos professores, dos alunos e das igrejas evangélicas. Houve diversas sugestões para os próximos eventos em relação ao fornecimento de água para as crianças, prioridade para portadores de necessidades especiais de locomoção e no cumprimentos dos horários estabelecidos.  A tradição mantida por Guaratuba e a crescente melhora na organização do desfile cívico foram elogiadas pelos vereadores.

Pessoa morre em acidente na BR 277

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em um grave acidente registrado na BR-277 na manhã desta segunda-feira (6), por volta das 8h40. Quatro veículos se envolveram na colisão.

Um caminhão tombou quando trafegava no sentido Curitiba-Paranaguá, atravessou a pista e bateu de frente com um automóvel que seguia no sentido contrário. Outro caminhão não conseguiu parar e colidiu na traseira do carro. Uma Kombi também não pôde parar e bateu nos demais veículos.

O automóvel pegou fogo e o condutor morreu no local do acidente. Dos seis feridos, quatro estavam em estado grave e dois tiveram ferimentos leves. Todos foram encaminhados para o Hospital Regional de Paranaguá. Duas pessoas que estavam na Kombi não tiveram ferimentos.

O acidente foi registrado no quilômetro 34, em Morretes, já na região da Serra do Mar. O caminhão que tombou transportava açúcar e parte da carga ficou espalhada na rodovia durante a manhã desta segunda-feira.

A BR-277 foi totalmente liberada no sentido Paranaguá-Curitiba, por volta das 11 horas. O sentido contrário, Curitiba-Paranaguá, ficou com uma faixa interditada até as 13h20. O tráfego fluía normalmente na rodovia, por volta das 14h25, e não havia lentidão. As informações são da concessionária Ecovia e da Polícia Rodoviária Federal.

Dois municípios do Litoral receberão promotores substitutos

O Ministério Público do Paraná irá empossar hoje, dia 6, 46 novos promotores substitutos. A solenidade de posse  será realizada às 19h30, no auditório Poty Lazarotto, do Museu Oscar  Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico), em Curitiba.

O resultado do concurso para ingresso na carreira do MP-PR foi  homologado no dia 30. Dos mais de dois mil  participantes, foram aprovados, ao final, 52 candidatos. Tomam posse hoje os 46 primeiros colocados.  Destes 46, dois atuarão em comarcas do Litoral.

Em Guaratuba, assume o promotor  Thiago Saldanha Macorati e em Antonina quem assumirá é o promotor Heric Stilben.

Câmara encaminha denúncia de negligência médica ao CRM

3.4-CamaraA Câmara de Vereadores de Guaratuba vai encaminhar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) uma suspeita de negligência médica ocorrida em um consultório particular. De acordo com a denúncia, um médico teria diagnosticado um enfarto como “problema de gases”. Ele teria receitado “Coca-Cola” ao paciente que corria risco de morte a acabou sendo submetido, em Curitiba, a uma angioplastia.
O caso foi divulgado pelo vereador Sérgio Braga (PSB) em sessão desta semana. De acordo com a denúncia, o paciente chegou ao consultório em mau estado já com o diagnóstico de problema cardíaco feito em Campo Grande (MS), de onde acabara de chegar. Conforme relato feito ao vereador, o médico não fez qualquer exame no paciente e sequer tocou nele.
O paciente piorou e procurou Sérgio Braga em busca de socorro. Um assessor do vereador e outro funcionário da Câmara o levaram a um hospital Curitiba. O paciente acabou sendo submetido a cateterismo (procedimento que serve para o diagnóstico de obstruções nas artérias) e a duas angioplastias (cirurgia de desobstrução).
O vereador Juarez Galego (DEM), funcionário municipal de carreira, chegou a citar o primeiro nome de dois médicos que seriam negligentes. O líder da prefeita na Câmara, vereador Almir Troyner (PSDB) disse que os médicos que têm apresentado problemas não podem manchar a imagem dos demais profissionais. Diversos vereadores se manifestaram pedindo a apuração do caso.
O presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira (DEM), disse que a denúncia será assinada por todos os vereadores e levada ao CRM.

Grupo de Apoio ao Litoral do Paraná se reuniu em Morretes

Abertura da Festa Feira de Morretes quando as autoridades também estiveram presentes

Abertura da Festa Feira de Morretes quando as autoridades também estiveram presentes

O deputado Ney Leprevost (PSD), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Litoral Paranaense na Assembléia Legislativa do Paraná e presidente do GALP (Grupo de Apoio ao Litoral Paranaense), falou no último sábado, 27, no Teatro Municipal de Morretes, para prefeitos, gestores de turismo, vereadores, presidentes de associações comerciais, organizadores de eventos e o trade de turismo dos municípios do litoral, durante o 2º Encontro do GALP.

O objetivo era trazer o secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo Cavalcanti para ouvir os pleitos dos municípios litorâneos na sua área. A pedido do deputado, o Secretário Estadual de Turismo e a equipe da Paraná Turismo também foram ao evento.

Na ocasião, Ney pleiteou ao secretário de turismo apoio aos eventos realizados pelos municípios litorâneos fora da temporada de verão.

“Existem dezenas de festas típicas, folclóricas, gastronômicas, culturais, religiosas e musicais durante o ano todo aqui no litoral. A excelente presença de público na 30º Festa Feira de Morretes é a prova de que o litoral pode ser visitado o ano inteiro, recebendo turistas, movimentando seu comércio e gerando empregos. Precisamos que a Paraná Turismo ajude a divulgar os eventos regionais”, afirmou Leprevost logo após a abertura da festa feira.

Festa Feira de Morretes animando o Litoral

Letícia e Camila fizeram show de abertura

Letícia e Camila fizeram show de abertura

A cidade está vivendo mais uma edição da Festa Feira que é, desde 1983, o principal evento realizado pelo município. A Festa Feira é motivo de alegria para os morretenses, principalmente para os agricultores e artesãos, que vendem os produtos cultivados e criados por eles.

Os produtos comercializados são diversos que vão desde o artesanato até o “barreado”, prato típico da região. No dia 1º de maio, a cidade vai receber cerca de 5 mil motociclistas de diversas cidades do Brasil.

Evento começou no último dia 27 e vai até dia 04 de maio. Os shows acontecem a partir das 19h

R$ 33 milhões para Antonina

antonina10Recursos na ordem de R$ 33 milhões estão sendo destinados para o município de Antonina, no Litoral Paranaense.

Antonina é uma cidade histórica e vai ficar ainda mais bonita com o uso destes recursos, já que eles devem ser destinados para projetos ligados ao turismo.

A Rede Paranaense de Televisão divulgou, nesta semana, matéria sobre o assunto. Você pode ter mais detalhes acompanhando o vídeo no link abaixo.

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/curitiba/v/antonia-vai-receber-r-33-milhoes-para-ficar-ainda-mais-bonita/2520552/

Academia de Jiu-Jitsu de Morretes vai ter aulas de graça para crianças

549014_521910667851142_1516499207_nA Academia Mura Team, em Morretes, está inovando. A ideia é avisar aos pais que tenham crianças de até 12 anos para que levem seus filhos para a academia com o objetivo de treinar jiu-jitsu.

“Além de ser de graça, nossa intenção é afastar as crianças das ruas e ensinar um dos esportes que mais cresce no mundo”, disse o proprietário da academia que fica na Rua XV de Novembro.

Juíza Titular completa quadro do Fórum de Pontal do Paraná

Imagem 366O Fórum de Pontal do Paraná localizado no balneário de Ipanema fica completo com a chegada da juíza Titular da Comarca. A nova juíza que atenderá a população do município é a doutora Bianca Bacci Bizetto (em vermelho na foto, ao lado do prefeito de Pontal). Ela foi recepcionada pelo prefeito Edgar Rossi, procuradores, assessores e secretários municipais no próprio Fórum. O vereador André Camargo também participou do encontro.

Durante o encontro, a doutora Bianca questionou o prefeito Edgar com relação ao Conselho Tutelar, ruas e demais ações do município. “Temos enfrentando problemas neste início de administração porque nem tivemos transição de Governo, entre outros problemas”, adiantou Edgar Rossi.

Pontal do Paraná recebe novos equipamentos de saúde

GOVERNADOR ENTREGA EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA MUNICÍPIOS.O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (26/03) equipamentos para reforçar o atendimento de saúde em 68 municípios paranaenses. Entre os materiais estão 19 conjuntos de aparelhos para estruturação de Unidades de Saúde da Família que estão sendo implantadas no Estado. Também foram entregues 16 aparelhos de raio-x e 200 computadores.

Os conjuntos são compostos de 65 itens, incluindo consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.

Richa afirmou que os novos equipamentos garantem atendimento de mais qualidade nas unidades dos municípios beneficiados, evitando que as pessoas precisem se deslocar para realizar exames e consultas. “O Paraná hoje é um Estado mais saudável”, disse o governador. “Conseguimos alcançar avanços significativos agindo sem medir esforços”, afirmou.

Dos sete municípios do Litoral, Pontal do Paraná, entrou nesta etapa e recebeu novos equipamentos.