Chuva assusta moradores do Litoral

Vídeo de Márcio Amorim

Em Morretes, o rio chegou a 3,45 metros de altura no início da tarde deste domingo, dia 10. Mas nenhuma ocorrência de alagamento foi registrada, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O Rio Nhundiaquara chegou no estado de provável alarme, às 10h30 da manhã, quando o rio tinha chegado a 3,04 metros. Por volta das 18h45, o nível de altura havia baixado e estava em 2,32 metros.

Rio Nhundiaquara em Morretes ingressou no estado de  PROVÁVEL ALARME (vermelho) às 10h30min (3,04m).

No Litoral, o acumulado é de 35,6 mm em Antonina, 52,4 mm em Morretes e 54,8 mm, de acordo com as informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Morretes já sofreu com alagamentos e os moradores estavam assustados.

Foto: Alex Vizine- arquivo pessoal

Foto: Alex Vizine- arquivo pessoal

Apenas neste domingo, até as 18h, choveu 65 milímetros na cidade. No sábado, choveu 37 milímetros. “Foram 100 milímetros em 24 horas. É muita chuva”, afirmou a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar.

Ao66BD2dt411x9LeJGzP_-WYOKNR54Oc8SnQaZrg8993Conforme a meteorologista, a média de chuva para Morretes é de 380 milímetros no mês de janeiro. A previsão do Simepar é de que a chuva continue ao longo desta semana no Litoral, com mais consistência até segunda (11).

Apesar de praticamente todo o estado estar sendo atingido pela chuva, o maior volume está concentrado no Litoral, ainda de acordo com a meteorologista do Simepar.

Todos os municípios do Litoral têm focos do mosquito Aedes aegypti

Porém, só Paranaguá tem casos autóctones de dengue, ou seja, aquelas pessoas que pegaram a doença na própria cidade

Reunião entre o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, diretoria do Porto de Paranaguá, prefeitos, secretários municipais e representantes de diversos órgãos governamentais que integram o Grupo de Trabalho Saúde Litoral. Paranaguá, 06/01/2016. Foto: Venilton Küchler/SESA

Foto: Venilton Küchler/SESA

A Chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, disse que todos os municípios do Litoral têm focos do mosquito Aedes Aegypt durante o encontro do Grupo Técnico do Litoral (GT Litoral) na tarde desta quarta-feira, na Appa.

Porém, a única cidade com casos autóctones é Paranaguá. Em nenhum outro município da região há casos autóctones, ou seja, daqueles doentes que contraíram a doença na própria cidade. “Há pelo menos um caso de dengue importado em cada cidade do Litoral”, disse Ilda em entrevista à Rádio Difusora.

A sonora completa pode ser acompanhada aqui:

Há uma preocupação constante e até um campanha está ganhando força nas redes sociais sugerindo ao poder público o cancelamento do Carnaval para que os recursos sejam usados na saúde. Confira matéria sobre o assunto no link:

Prefeituras cancelam carnaval em várias partes do país

População de Morretes ganha primeiro Espaço Cidadão

normal_IMG_4580_1O primeiro Espaço Cidadão do município de Morretes foi inaugurado no último dia 4. O telecentro, voltado para a inclusão digital e o aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos, foi instalado na Associação de Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal (Amantanal) e tem capacidade para atender 100 pessoas por dia.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e prefeituras. Somente em 2015, cerca de 421 mil usuários utilizaram os serviços dos 397 Espaços Cidadão, presentes em 337 municípios do Estado.

No Espaço Cidadão, são disponibilizados para a comunidade dez computadores com acesso à Internet via fibra óptica. Um funcionário também fica no local para atender os usuários. Além de promover a inclusão digital, o Espaço Cidadão oferece a possibilidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional, já que poderá sediar cursos presenciais e a distância.

Os computadores do Espaço Cidadão também permitem o acesso aos serviços básicos do Estado, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran Fácil, previdência social, vagas de emprego e programações culturais, entre outros.

O local funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h. A associação de moradores fica na Estrada América de Cima/Marumbi. O telefone para contato é (41) 3462-1635.

Equipes de resgate de animais marinhos estão nas praias do Litoral

Em quatro meses de projeto as equipes já encontraram vários animais marinhos mortos, entre eles uma tartaruga-de-couro e várias espécies de aves marinhas, as quais estão entre as ameaçadas de extinção na costa brasileira. A tartaruga-de-couro tinha no estômago duas sacolas plásticas inteiras

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visita o Centro de Estudos do Mar - CEM, em Pontal do Sul. Pontal do Sul, 19-12-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visita o Centro de Estudos do Mar – CEM, em Pontal do Sul.
Pontal do Sul, 19-12-15.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Veranistas e turistas encontrarão durante o verão camionetes circulando pelas praias paranaenses. Trata-se das equipes do projeto de monitoramento e regaste de animais marinhos, do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Centro é responsável pela coordenação do “Projeto Monitoramento de Praia”, que no Paraná foi a única condicionante imposta à Petrobras para a exploração das áreas de pré-sal. O mais interessante é que é uma universidade pública a responsável pelo trabalho, o que é muito mais produtivo e permite o envolvimento maior da sociedade”, explica a coordenadora do projeto, a bióloga Camila Domit. Os veículos estão identificados com a marca do projeto e com sinalizador e percorrem as praias.

O monitoramento começou em agosto e é feito diariamente em todas as praias de Guaratuba, Matinhos e Ponta do Paraná, com o apoio das prefeituras e das Secretarias de Meio Ambiente. As praias das Ilhas do Mel, das Peças e de Superagui são monitoradas por bicicleta. Mais de 40 pessoas participam do projeto e algumas são da comunidade, contratadas pelo projeto para o monitoramento.

Em quatro meses de projeto as equipes já encontraram vários animais marinhos mortos, entre eles uma tartaruga-de-couro e várias espécies de aves marinhas, as quais estão entre as ameaçadas de extinção na costa brasileira . A tartaruga-de-couro tinha no estômago duas sacolas plásticas inteiras. “A destinação do lixo é muito preocupante, pois casos como esse estão se tornando algo comum com a fauna marinha, infelizmente”, disse Camila.

A população pode acionar as equipes quando encontrar um animal morto ou encalhado nas praias paranaenses pelo contato com a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias pelos telefones (41) 9854-3710, 0800-642-3341, ou com a Polícia Ambiental, pelo 190 e 193.

Hoje tem Anitta no Garden Hall, em Caiobá 

Bang-anitta-2Garden Hall, o novo conceito de entretenimento do Litoral paranaense, estreou temporada do verão 2016 com diversas atrações em Caiobá.

A nova casa de entretenimento abriu suas portas no dia 26 com o Villa Mix Festival Private, com as duplas Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Bruno & Marrone.

O Rappa também já se apresentou e hoje é o dia do público paranaense conferir o show do grupo Turma do Pagode e da estrela pop Anitta.

Para brindar a chegada de 2016 em grande estilo, o Garden Hall promove o Reveillon Ciroc com bandas, dj´s, decoração temática e show de fogos de artifício. Para inaugurar o calendário do novo ano, no dia 02 de janeiro está escalado Thiaguinho, um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiro.

Boletim de balneabilidade aponta praias próprias para banho

BOLETIM  Nº 02 - LITORAL - 2015-16

BOLETIM Nº 02 – LITORAL – 2015-16

O segundo boletim de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nessa sexta-feira (25), aponta que apenas três pontos dos 47 monitorados noLlitoral do estado estão impróprios para banho. Os locais impróprios são: a Ponta da Pita, em Antonina; o rio Nhundiaquara na altura do largo Lamenha Lins, e o rio Marumbi, próximo à Ponte Estrada Anhaia, ambos em Morretes.

Todos os boletins da temporada estão disponíveis no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e do Verão Paraná (www.verao.pr.gov.br). Como nos anos anteriores, também são instaladas bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios para indicar os locais próprios e impróprios para banho. A cor vermelha indica que a água não é recomendada (imprópria), enquanto que a azul demonstra que a região está própria para banho.

Corpo de Bombeiros e aeronave da PM resgatam casal perdido na Serra do Mar

Conjunto Marumbi 2Neste sábado (26), um casal de São Paulo, que tinha se perdido na trilha de descida do Pico Marumbi na sexta-feira (25), foi resgatado durante uma ação conjunta entre o 8º Grupamento de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que atuam no “Verão Paraná 2015/2016”, no Litoral do Estado. O casal tentou se abrigar da chuva e desviou da trilha. Após o resgate, eles foram encaminhados a uma unidade hospitalar para avaliação médica.

Por volta de 17h30 de sexta-feira, os bombeiros militares receberam um chamado de socorro, pelo 193, de um casal que tinha subido o Pico Marumbi e descido pelo Monte Olimpo, mas acabou saindo da trilha. Equipes de resgate rapidamente se deslocaram para a região e iniciaram buscas. Foi solicitado apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas para auxiliar nos trabalhos.

As buscas perduraram até o anoitecer sem a localização das vítimas. A aeronave do BPMOA teve de retornar à base, mas uma equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu na mata e continuou as buscas. Por volta de 21h, o casal conseguiu fazer contato com o telefone de emergência e passou a localização exata. Por volta de meia noite, os bombeiros militares encontraram as vítimas, fizeram os primeiros atendimentos e forneceram alimento. Por causa da pouca visibilidade e o fato de a trilha estar escorregadia, decidiram pernoitar no local e esperar o amanhecer para descer do monte.

Logo cedo, o helicóptero do BPMOA foi até o local e fez o transporte de todos até a base do monte, de onde o casal foi encaminhado, de ambulância, até o hospital de Morretes, para uma avaliação médica.

ORIENTAÇÃO -Para evitar situações como essa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná”, capitão Fernando Tratch, orienta os veranistas e pessoas que frequentam trilhas em locais de mata, como na Serra do Mar a tomar alguns cuidados.

“As pessoas devem procurar um guia ou alguém que conheça bem o lugar; levar água e comida a mais para o passeio; usar roupas e calçados apropriados para a atividade; não sair da trilha e, caso se percam, ligar no telefone de emergência 193 e informar a situação. Também é importante que a vítima passe pontos de referência para facilitar a localização pelas equipes de socorro”, explicou o capitão Tratch.

DER reforça a fiscalização de ônibus e vans no verão

12-01-07- Curitiba – Blitz ônibus – Serviço de Transporte Coletivo do DER, STC faz blitz em veículos de transporte de passageiros que se deslocam para o litoral do Paraná. Foto Jorge Woll – SETR/DER

12-01-07- Curitiba – Blitz ônibus – Serviço de Transporte Coletivo do DER, STC faz blitz em veículos de transporte de passageiros que se deslocam para o litoral do Paraná. Foto Jorge Woll – SETR/DER

O Departamento de Estadas e Rodagens do Paraná (DER-PR) vai aumentar as inspeções de ônibus e vans que passarem pelas rodovias litorâneas, nesta temporada. Ao longo da Operação Verão, serão 24 fiscais em terminais rodoviários e nos postos da Polícia Rodoviária Estadual. Os profissionais vão verificar a documentação, os equipamentos obrigatórios e as condições dos veículos.

O objetivo da fiscalização é impedir a circulação de ônibus clandestinos nas rodovias do Paraná, garantindo mais segurança para quem visitar o Litoral. A fiscalização é feita o ano todo, mas é intensificada durante o verão e nos feriados prolongados.

As inspeções serão concentradas nos principais acessos rodoviários do Litoral, como a PR-412 (Guaratuba), PR-410 (Graciosa), PR-508 (Alexandra-Matinhos), PR-407 (Pontal do Paraná) e no acesso às praias de Guaratuba pela estrada de Garuva (SC), em Coroados.

Os próprios usuários, quando forem contratar uma viagem de turismo, podem verificar se a empresa tem registro no DER-PR. O turista pode ir até o DER ou acessar o link http://www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php, onde a consulta é online.

O DER-PR também disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente, para informações ou denúncias, em relação aos transportes intermunicipais, pelo telefone 0800-410-158.

FISCALIZAÇÃO – Os fiscais vão conferir nas abordagens a documentação do veículo, lista de passageiros, licença, cinto de segurança e equipamentos obrigatórios. Também será verificado se a empresa tem registro, autorização e seguro de viagem, assim como rotas e cumprimento de horários.

As empresas de transporte coletivo intermunicipal são inspecionadas regularmente pelo DER-PR. Outros itens verificados são tempo de uso dos veículos e equipamentos básicos. Quando houver irregularidades, serão aplicadas multas que variam de R$ 376,40 a R$ 3.764,00. Em casos graves ou de reincidências, as penalidades podem incluir até a apreensão do veículo. Dúvidas em relação ao transporte intermunicipal: SAC 0800-410-158 – http://www.der.pr.gov.br

Paranaguá receberá recursos do Governo para o lixo, mas só na Ilha do Mel

Apesar de não possuir balneários, Paranaguá receberá ajuda para limpeza e transporte do lixo da Ilha do Mel, que pertence ao município. No local serão usados carrinhos elétricos. Outros 3 municípios do Litoral receberão recursos para coleta de lixo

carro_eletrico1Paranaguá é uma das quatro cidades do Litoral que receberá reforço para coleta de lixo do repasse de R$ 5,2 milhões para do Governo do Paraná.

Os recursos serão divididos, ainda, para as cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná onde estão localizados os balneários da região litorânea.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, veio ao Litoral no sábado (19), para vistoriar os preparativos para a temporada de verão, e assinou o primeiro convênio, com o município de Pontal do Paraná.

A assinatura deu-se no terminal de embarque para a Ilha do Mel, que teve o trapiche reformado pela secretaria. O trapiche recebeu um piso elevado de madeira e pintura nova. Pequenas reformas estão sendo feitas também no trapiche da praia de Encantadas, na Ilha do Mel, com instalação de uma nova escada de metal e corrimões.

LIXO

Pontal do Paraná está recebendo do Governo do Estado R$ 1,8 milhão para contratar equipes de trabalho e equipamentos para manter a limpeza do município durante o verão. O prefeito Edgar Rossi afirmou que o recurso será suficiente para os trabalhos.

Os demais convênios serão assinados ao longo desta semana.

Apesar de não possuir balneários, Paranaguá também receberá ajuda para limpeza e transporte do lixo da Ilha do Mel, que pertence ao município. No local serão usados carrinhos elétricos, como na temporada anterior. A limpeza terá ainda apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão gestor da Ilha do Mel.

Cultura doa estrutura das Bibliopraias municípios do Litoral

Doação Bibliopraia para municípios do Litoral.Curitiba, 18 de dezembro de 2015.Foto: Kraw Penas/SEEC

Doação Bibliopraia para municípios do Litoral.Curitiba, 18 de dezembro de 2015.Foto: Kraw Penas/SEEC

Representantes de cinco cidades do Litoral do Estado assinaram na última sexta-feira (18), na Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, o termo de doação das estruturas usadas nas Bibliopraias, projeto executado pela Secretaria em 2012, que consistia em uma estrutura montada na praia com livros e revistas que podiam ser emprestados por veranistas.

Os municípios de Antonina, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba receberam essas estruturas. “A doação vai possibilitar que as cidades aproveitem os livros durante o ano todo, não apenas em época de temporada, como era a ideia inicial do Bibliopraia. Assim agregamos ainda mais ao projeto”, afirma o secretário da Cultura, João Luiz Fiani.

Cada estrutura conta com um acervo de, em média, mil títulos de todos os gêneros literários, selecionados pela equipe da Biblioteca Pública do Paraná. “A gente tem percebido muita procura da comunidade nesta questão das oficinas literárias, dos empréstimos de livro. Com essas estruturas a gente leva para a comunidade uma oportunidade e, para muitos jovens, é o primeiro contato com a literatura”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, Maria Angélica Lobo Leomil.

Como contrapartida pela doação, os municípios assinaram um contrato de responsabilidade para manter o projeto ativo pelos próximos 10 anos. “Receber a Bibliopraia é de grande importância, pois vamos utilizá-la vinculada a um projeto que temos de cinema itinerante. Portanto, vamos levá-la às comunidades, disponibilizar o espaço para as pessoas lerem e também para passarmos filmes educativos”, explica o diretor de cultura de Guaraqueçaba, Leandro Dieguiz Gonçalves.