MP-PR ajuíza ação para que prefeitura construa casa de acolhimento a crianças e adolescentes

municipio-de-guaraquecaba-4A 2ª Promotoria de Justiça de Antonina ajuizou ação civil pública requerendo que o município de Guaraqueçaba, construa casa lar ou casa de passagem para receber crianças e adolescentes em situação de risco. A medida foi proposta para evitar a possibilidade de que crianças e adolescentes do município que necessitam desse tipo de atendimento sejam encaminhadas para outras cidades, afastando-se dos parentes e da convivência comunitária, o que dificultaria a reinserção familiar.

Na ação proposta, a Promotoria requer a condenação do Município de Guaraqueçaba para que seja obrigado a promover as adequações em sua política pública voltada à assistência social na área da infância e juventude e a implementar entidade de acolhimento institucional nos limites do Município.

Estrutura mínima – Segundo a Promotoria, “a Rede de Proteção à Infância e Juventude de Guaraqueçaba está sendo implementada aos poucos e possui sérios problemas, sendo por muitas vezes ineficaz”. A ação informa que a capacitação dos conselheiros tutelares e dos assistentes sociais ligados ao Centro de Referência de Assistência Social, por exemplo, vem sendo gradativamente efetivada.

Entretanto, “para que a política municipal de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco (em especial de abandono e maus tratos) seja eficaz, se faz necessária, além da capacitação dos profissionais que atuam na rede de proteção, a existência de estrutura mínima para que o serviço seja por eles devidamente prestado – nesse caso, um local onde crianças e adolescentes em situação de risco possam ser acolhidos provisoriamente, com ambiente digno, familiar e acolhedor, tendo por objetivo a reinserção da criança/adolescente em sua família de origem (caso seja possível) ou a sua colocação em família substituta”.

Fonte: MP

Pluviômetros caseiros são entregues em Guaraqueçaba

?????

Bombeiros do Litoral do Paraná iniciaram esta semana projeto para a instalação de pluviômetros caseiros, feitos a partir de garrafas PET, em comunidades sensíveis à chuva localizadas na região de Guaraqueçaba.

Idealizado pela Seção de Planejamento e Operações do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) / 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (8ª CORPDEC), na pessoa do Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto, e executado pela Seção de Assuntos de Proteção e Defesa Civil, na pessoa da 1º Tenente Júlia Saldanha, a ação tem como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento do volume de chuvas naquelas localidades mais distantes dos centros urbanos do litoral que ainda não contam com pluviômetros automáticos interligados ao sistema de monitoramento SIMEPAR.

Após o período de testes e ajustes dos pluviômetros, que por serem confeccionados a partir de garrafas PET simbolizam o valor da reciclagem de materiais poluentes.

O trabalho teve início em Guaraqueçaba, onde, por indicação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), 13 (treze) localidades foram selecionadas, sendo: Potinga, Itaqui, Serra Negra, Pedra Chata e Tagaçaba no continente e de Guapicum, Tibicanga, Bertioga, Superagui, Barbados, Vila Fátima, Sebui e Puruquara nas ilhas da região.

?????

Em cada uma delas os moradores escolhidos passaram por um treinamento simples onde foram orientados, inclusive por meio de cartilha ilustrativa, quanto à forma de instalação e leitura dos valores apresentados em cada período de chuvas intensas. A ideia é que, em caso de fortes chuvas, contatos deverão ser realizados entre os moradores selecionados e a Defesa Civil municipal no sentido de se verificar o volume de chuva acumulado, em especial durante 24 e 48 horas, e as medidas a serem tomadas diante dos protocolos já estabelecidos.

O projeto, agora, entra na fase de testes em condições reais, procurando verificar se a interface com a comunidade será efetiva e se os valores informados pela leitura dos pluviômetros não apresentam distorções significativas.

O 8º GB/8ª CORPDEC entende que a melhor forma para o enfrentamento dos riscos relacionados a inundações, enchentes e deslizamentos é a parceria constante e integral junto aos municípios e comunidades, fazendo com que, principalmente, os moradores se sintam parte do próprio sistema de proteção.

Festival de Turismo do Litoral do PR cresce em sua 5ª edição

Evento que apoia o desenvolvimento do turismo no litoral ganha mais atrações para os visitantes

festival-do-litoral-do-paranaA 5ª edição do Festival de Turismo do Litoral do Paraná irá reunir nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Eventos Isulpar, em Paranaguá, profissionais do setor, autoridades e turistas de vários estados do país com o objetivo de promover as cidades da costa paranaense como um destino de visitação o ano todo.

Neste ano o evento apresenta uma série de atrações e inovações para os visitantes. A começar pelas experiências gastronômicas. Iguarias típicas das cidades litorâneas como a bala de banana, o barreado, a farinha de mandioca e a cachaça poderão ser degustadas pelos visitantes durante todo o evento no Espaço Produtos Territoriais Paranaenses. Além das degustações, os visitantes poderão aprender a fazer pratos tradicionais da culinária caiçara em aulas-show oferecidas por chefs da região na Arena Sabores do Litoral. E a experiência gastronômica se completa com a presença de vários food trucks e barracas no Festival Gastronômico.

Outra atração do Festival do Litoral é a Mostra Aromas e Olhares, que levará os visitantes a uma experiência sensorial do artesanato da costa paranaense. “As cidades do litoral do Paraná possuem muitas características únicas e que podem ser apreciadas das mais diversas formas, utilizando todos os sentidos”, afirma Rafael Andreguetto, diretor da Adetur Litoral, promotora do Festival.

Além das novas experiências aos visitantes, o Festival mantém sua vocação de ser o polo de encontro de empresários e futuros empreendedores das cidades da costa paranaense. Mais de 50 empresas já estão inscritas na Feira de Negócios e exibirão em seus stands o que existe de melhor no litoral. Para os futuros empreendedores e investidores, as oportunidades estão no Feirão de Imóveis e nas várias ações de networking.

O Festival acontece nos dias 22 e 23 de agosto no Centro de Eventos Isulpar, em Paranaguá, localizado na rua Av. Cel. José Lôbo, 635. A entrada é gratuita. O Festival de Turismo vai estar aberto das 12h às 20h no sábado e no domingo. No sábado, o Festival Gastronômico irá das 12h às 22h e no domingo das 12h às 20h.

500 jovens conhecem o trabalho dos bombeiros

Acidentes domésticos e acionamento dos serviços de emergência foram dicas práticas repassadas durante palestra

IMG-20150715-WA0016O 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná realizou, em Guaratuba, uma palestra sobre as atividades inerentes ao Corpo de Bombeiros para alunos do Ensino Fundamental e Médio, com faixa etária entre 12 e 17 anos, totalizando 500 jovens.

Os bombeiros, além de apresentar os materiais e as viaturas da corporação, abordaram assuntos de grande relevância envolvendo acidentes domésticos, o acionamento dos serviços de emergência, as diferenças envolvendo o atendimento do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193), e devido a peculiaridade do público alvo, acidentes em meio líquido, sinalização por bandeiras e trotes telefônicos.

IMG_20150715_113740547_HDRIMG_20150715_113744915_HDR“Fizemos uma dinâmica com os alunos, repassando informações pertinentes e em seguida uma gincana com perguntas e repostas. A aceitação foi grande e objetivo de alertar os jovens sobre assuntos importantes, como o significado de cada bandeira de sinalização nas praias foi alcançado”, disse o Subtenente QPM 2-0 Portes, um dos envolvidos na atividade.

14ª Corrida da Serra da Graciosa

A corrida mais antiga de subida de montanha voltou

graciosa3Nesta quinta-feira até a meia noite, dia 23 de julho, será realizado uma pré-inscrição com valor promocional de R$ 100 reais para a 14ª Corrida da Serra da Graciosa, a corrida de “subida de montanhamais antiga do Brasil. A organização do evento oferece a distancia única de 20Km para o atleta, apesar da distancia não assustar a primeira vista, os pouco mais de 980m de ganho de elevação, com uma inclinação media de +7,5%, fazem da Corrida da Serra da Graciosa um grande desafio.

Graciosa2A largada da prova acontece em Morretes, no pé da Serra da Graciosa, região próxima a Curitiba, conhecida por seus atrativos turísticos e seu prato típico (delicioso) chamado Barreado. “É sempre gratificante organizar a Corrida da Graciosa, é uma prova de superação que traz muita satisfação para quem consegue enfrentar o percurso’’ Explica o Professor Tadeu Natálio, Diretor Técnico da prova e fundador da Associação Pro Correr.

Mesmo sendo uma corrida com Grau de dificuldade moderado-alto, o diferencial da prova que faz tantos corredores desafiarem seus limites pessoais é a beleza cênica da região. A Estrada da Serra da Graciosa atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, região declarada pela UNESCO como “Reserva da Biosfera”.

 

Esse ano promete ser uma edição muito especial para a Corrida da Serra da Graciosa, é o primeiro ano que a prova integra o Projeto Amazing Runs, uma iniciativa entre a Global Vita e a Associação Pro Correr, para realização e organização de um circuito de provas que promova experiências únicas e uma maior consciência sobre a importância da preservação da Biodiversidade. “Amazing Runs são experiências únicas que inspiram as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor” Explica Arthur Trauczynski, sócio-diretor da Global Vita.

Serviço:

Prova: 14ª Corrida da Serra da Graciosa

Organização: Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte

Realização: Global Vita Sports & Entertainment

Inscrições: www.amazingruns.com.br

Lote promocional: R$ 100 (Somente no dia 23 de julho até a meia noite)

1º Lote: R$ 140 ( Dia 24/07 ao dia 15/08)

2º Lote: R$ 160 (Dia 16/08 ao dia 05/09)

3º Lote: R$ 180 (Dia 06/09 ao dia 31/09)

OBS.: As inscrições para a Corrida da Serra da Graciosa são limitadas para 800 participantes, caso esse numero seja atendido antes das mudanças de lote, a organização irá encerrar as inscrições e será aberto uma lista de espera para os interessados, que serão contactados conforme disponibilidade.

Antonina: Prefeitura atende recomendação do MP e economiza R$ 30 mil

Dinheiro era usado em aluguel de hospital

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Atendendo recomendação administrativa da 1ª Promotoria de Justiça de Antonina, no Litoral paranaense, a prefeitura do município transferiu o Hospital Municipal Silvio Bittencourt de uma sede alugada para um prédio construído especialmente para abrigar o estabelecimento.
O hospital estava funcionando em um edifício alugado na Av. Conde de Matarazzo, embora já existisse há mais de três anos edificação ociosa construída para instalação da unidade de saúde. A Promotoria de Justiça tomou conhecimento de que a prefeitura tencionava renovar o aluguel para manter o hospital por mais alguns meses na antiga sede a pretexto de supostos problemas com o novo prédio.
O MP emitiu então a recomendação, orientando a tomada de todas as providências necessárias para que o hospital pudesse ser transferido.
Antes do prazo limite definido na recomendação administrativa (30 de junho), graças à intervenção do MP, as providências foram tomadas, e a mudança foi concluída nesta quinta-feira, possibilitando o atendimento ao público em local mais amplo e adequado, com economia de R$ 30 mil mensais em aluguel.

Pontal do Paraná lançou concurso público

3.4-prefeituraA Prefeitura de Pontal do Paraná lançou, na última segunda (29), o edital do concurso público para o preenchimento de vagas nas diversas áreas. Há oportunidades entre os níveis fundamental, médio, técnico e superior.
O concurso será realizado pelo Instituto Saber, sob supervisão das Secretarias Municipais de Administração, Educação e Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site www.saber.srv.br a partir do dia 30/06 a 20/07/2015, informações através do telefone: (45) 3225-3322.
Há cargos para agente educativo, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde, auxiliar de serviços gerais, auxiliar operacional- operador de máquinas e equipamentos, motorista, calceteiro, eletricista, pedreiro, biólogo, contabilista, cuidador social, educador social, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, fiscal municipal, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, ginecologista, pediatra, nutricionista, pedagogo, procurador municipal, professor, psicólogo, técnico em administração, técnico em saúde- enfermagem, técnico em saúde- dependência química.
Ainda há vagas para agentes de saúde ESF, Auxiliar de consultório dentário ESF, Clínico geral ESF, dentista ESF, Enfermeiro e técnico em Higiene Dental.

Drogas e armas encontradas pela Polícia Militar em Pontal do Paraná

Quase 3 mil reais, armas e drogas foram encontradas na ação. Tudo ocorreu por conta de uma denúncia

20150628170114Policiais militares da 2ªCia PM do 9ºBPM em Pontal do Paraná, retiraram duas armas de fogo, das ruas no Litoral do Estado. Além das armas, também foram apreendidos alguns objetos de procedência duvidosa, drogas e dinheiro de origem desconhecida.

A apreensão aconteceu no domingo, dia 28, quando policiais militares receberam uma denúncia na Central de Operações (COPOM), de que um indivíduo estaria comercializando drogas em uma rua no bairro da Vila Progresso, Balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O denunciante ainda informou que a movimentação era intensa naquele momento.

As equipes da Polícia Militar deslocaram-se para a região, e ao chegar na Rua Rubens Paiva, os policiais avistaram um dos indivíduos, conforme as características que haviam recebido, mas, ao perceber a presença policial o rapaz tentou fugir pulando os muros até chegar em sua residência.

Foi realizado um cerco na região e conseguiram encontrar e prender o homem. Durante a busca pessoal no suspeito, foi encontrada uma certa quantia em dinheiro.

Ao refazer o caminho que o suspeito havia feito na fuga, os policiais encontraram mais dinheiro pelo chão, além de drogas e uma Pistola Taurus, calibre 40.

20150628170115Na casa

Os policiais deram sequência à ocorrência e entraram na casa do acusado. Durante a busca domiciliar foi encontrada mais uma arma de fogo (uma bereta 6.35). Também encontraram mais drogas, totalizando 142 (cento e quarenta e duas) pedras de crack, pesando 178 gramas no total, mais 05 pedaços de maconha, totalizando 48 gramas, e munições de diversos calibres, como seis munições de Calibre 40, cinco munições de Calibre 38, três munições de Calibre 32.

O total de dinheiro apreendido foi R$ 2.986,60. O homem de 33 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil no Balneário de Ipanema.

Além das drogas, armas, dinheiro, munição, também foram apreendidos alguns eletrônicos de procedência duvidosa, os quais podem ter ligação com furtos ocorridos na região. O Comandante do 9º Batalhão Maj. Nivaldo Marcelos da Silva, ressalta a importância do envolvimento da comunidade, no trabalho em conjunto com a Polícia Militar, “com a colaboração da comunidade através desta denúncia, conseguimos fechar mais um ponto de drogas em nossa região” comenta o Major.

A população pode realizar uma denúncia para a Polícia Militar através do telefone de emergência 190 e 181 (narcodenúncia), em ambos os casos a ligação é gratuita e o sigilo é garantido.

Pontal do Paraná está entre os municípios com melhor gestão fiscal do Brasil

leste1Pontal do Paraná é o 6º município do estado e 78º nacional com melhor gestão fiscal entre as prefeituras.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal mostra que no Paraná apenas 25,6% dos municípios estão com boa situação financeira.

A crise econômica nacional atingiu com força os cofres das prefeituras. Segundo a terceira edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (18) com dados referentes a 2013, oito em cada dez municípios brasileiros estão em situação fiscal difícil ou crítica.

No Paraná, o índice mostra um aumento, de 2012 para 2013, do número de municípios avaliados com os conceitos C (razoável) e D (ruim), de 69,8% para 74,5%; e a diminuição das prefeituras com conceito A (excelente) e B (bom), de 30,2 para 25,6%.

“Os dados mostram a deterioração da situação fiscal dos municípios devido à situação econômica do país, especialmente a partir de 2011, com o crescimento menor da economia e as desonerações fiscais prejudicando a arrecadação”, explica o economista Gilmar Mendes Lourenço, professor da FAE Business School, de Curitiba.

O porcentual de prefeituras bem avaliadas no Paraná (25,5%) é maior que no Brasil (15,8%). O IFGF médio das prefeituras paranaenses (0,5286) ficou acima da média nacional (0,4545). Nenhum município paranaense figura entre os 500 piores do país e 60 (15,8%) estão entre os 500 maiores índices.

As cidades do Paraná apresentaram desempenho superior à média nacional em quatro dos cinco indicadores: receita própria (0,2785), gastos com pessoal (0,6450), investimentos (0,5976) e liquidez (0,5931). A exceção é o custo da dívida (0,7540), índice em que os municípios paranaenses tiveram a menor média do Brasil. Segundo Lourenço, isso deve-se a indexações desfavoráveis para os municípios, com dívidas atreladas à taxa Selic ou ao IGP-M.

Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/80-das-prefeituras-do-pais-tem-problemas-de-caixa

Dados de Referência:

  • O Paraná é dividido em 399 municípios.*
  • O Brasil possui 5561 municípios.**

fonte: http://www.ibge.gov.br

Fonte: Assessoria Prefeitura Pontal do Paraná