Discurso do “novo” começa a descer pelo ralo

Candidatos que despontam em pesquisas são da nova geração, mas de famílias tradicionais de Paranaguá

“Voto sim pela moralidade e decência”, diz a deputada que teve o marido preso dias depois envolvido em corrupção.

“Por um Brasil onde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não eram possibilidade, eram obrigação”, disse o deputado que teve o pai preso num esquema de desvio de recursos para obra.

Estas foram situações ocorridas no Congresso Nacional e que deixaram, e continuam deixando os brasileiros indignados. É o tipo de discurso que não deve ser usado com frequência pelos candidatos que disputarão, neste ano, as eleições municipais.

Outro discurso que também não deve ser repetido é o do candidato “novo”, como se não tivesse nenhum passado ligado à política de Paranaguá. Este tipo de discurso foi muito utilizado na última eleição municipal e não deu certo, visto que a vitória foi dada a Mário Roque que já tinha sido prefeito por duas gestões e iniciava a terceira.

Os mais jovens como André Pioli e Alceuzinho Maron tentaram emplacar suas candidaturas como novas possibilidades, juventude aliado ao novo. Mas em Paranaguá, as últimas pesquisas eleitorais mostram que os candidatos mais bem colocados “são políticos da nova geração de famílias tradicionais na cidade”, como bem lembrou o jornalista Marcos Vinícius da Silva, no Blog do Marquito, nesta semana. (Confira no link: http://blogdomarquito.com/pioli-maron-elias-e-roque-familias-tradicionais-da-politica-disputam-a-prefeitura-em-2016/)

O movimento segue uma tendência que pode ser observada em outros municípios e até na Assembleia Legislativa do Paraná tendo como exemplo o próprio prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e na eleição dos deputados Felipe Francheschini, Maria Victória Borghetti Barros, Maurício Requião Filho, entre outros.

A situação dos candidatos de Paranaguá pode ser bem exemplificada com o quadro comparativo dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Paranaguá neste ano de 2016.

Arte:  Blog do Marquito

Arte: Blog do Marquito

Paranaguá registra 28 óbitos por dengue

A epidemia de dengue em Paranaguá deixou marcas que nem o tempo vai apagar. Refiro-me aos 28 óbitos registrados neste verão.

O número foi confirmado no boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde ontem (31). Também foram confirmadas  mais de 19 mil notificações de casos de dengue, sendo que 15.603 casos foram oficializados por meio de exames do Lacen.

Confira os número do Litoral.

lista dengue dia 31

Tarifa de ônibus intermunicipal fica mais cara a partir de amanhã

3.4-DSC01201Foi autorizado na segunda-feira (30) o reajuste das tarifas de 704 linhas dos transportes rodoviário intermunicipal e metropolitano. O aumento, aprovado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), passa a valer a partir da zero hora de quarta-feira, 1.º de junho.
Para as regiões metropolitanas, com exceção de Curitiba, a alta foi de 8,96%. Já nas viagens intermunicipais, o aumento será de 8,97%. O reajuste é menor que o valor acumulado da inflação medido pelo IGPM, da Fundação Getúlio Vargas (que é de 11,09%) ou o medido pelo IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 9,48%.
Dois itens forçaram o aumento das tarifas: o reajuste de salários do setor e também a alta de combustíveis e derivados, que elevaram em 12 meses, respectivamente, 10% e 8,55%. Com isto, a tarifa mínima para o sistema rodoviário, para percursos até 15 km de extensão, passará a ser R$ 3,82.
Há variações para cima ou para baixo, conforme o arredondamento da tarifa, que pode oscilar cinco centavos para facilitar o troco.
Confira o reajuste de algumas linhas:

ORIGEM DESTINO                      R$ ATUAL         R$ REAJUSTADA

CURITIBA – PARANAGUÁ               21,16                   22,99

CURITIBA – GUARATUBA              30,34                   32,97

CURITIBA – MATINHOS                  25,75                   27,99

PARANAGUÁ – ANTONINA               5,15                   5,60

O valor da tarifa, sem reajuste, entre as cidades do Litoral é de R$5,15 e passa para R$ 5,60.

Guaratuba tem data para nova edição da Festa da Tainha

guaratubaEnquanto a população de Paranaguá, da região, inclusive de outras cidades do Paraná aguardam confirmação da data da Festa da Tainha neste ano, em Guaratuba a nova edição começa no próximo dia 01 de junho até o dia 5.

A Festa tem programação confirmada e acontece na rua Newton de Souza, 425, no centro de Guaratuba.

Confira a programação da XIII Festa da Tainha de Guaratuba

– Quarta-feira 01/06:
19:00h – Jantar com Musicas ao vivo com Juarez;
20:30h – Miss Guaratuba Oficial 2016;
23:30h – Show com Dj Daniel Tomem.

– Quinta-feira 02/06:
11:30h – Inicio do almoço com Musica ao vivo com Juarez;
15:00h – Inicio do Binguinho com Tarde de Encontro da 3º Idade + Bailão;
19:00h – Jantar com Musica ao vivo com a banda Gospel Poramor Lançamento CD;
21:00h Festival da Canção (classificação);
23:00h Show com Davi&Fernandes.

– Sexta-feira 03/06:
12:00h – Inicio do almoço com Musica ao vivo com RafaelDauer&Jade;
15:00h – Inicio do Binguinho com prêmios e DINHEIRO;
19:00h – Jantar com Musica ao vivo com Roger Silva da TV Transamérica;
20:30h – Festival da Canção (reta final);
23:30h – Show com a banda LEFIGARROO (Micareta Sertaneja).

– Sábado 04/06:
11:30h – Almoço com Musica ao vivo com a dupla sertaneja CarlosNeto&Carvalho;
12:00h – Encontro de Motos;
13:00h – Musica ao vivo com o Grupo de Pagode: Quem me Guia;
15:00h – Inicio do Binguinho com prêmios e DINHEIRO;
19:00h – Inicio do Jantar;
20:00h – Show com a Banda VORAZ;
21:30h – Show com a Banda HÉROI ANÔNIMO;
23:00h – Show com a Banda ALKIMIA (anos 80 & sucessos).

– Domingo 05/06:
11:30h – Almoço com Musica ao vivo com o Grupo de Pagode: Vai dar B.O;
13:30h – Show com Ravi Brasileiro (música para levantar o astral);
15:00h – Inicio do Binguinho com prêmios e DINHEIRO;
19:00h – Inicio do Jantar;
19:00h – Inicio do BINGÃO (Festival de prêmios e DINHEIRO;
22:00h – Show de encerramento com a banda 7Rock’s.

Litoral deve desenvolver medidas para redução da capacidade de infestação

tempoA SESA chama a atenção para o Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR disponível no endereço www.laboclima.ufpr.br referente à semana 20/2016 para que os municípios identifiquem sua situação de risco para a condição favorável à proliferação do mosquito da dengue e intensifiquem as medidas de controle necessárias, principalmente os municípios do Oeste, Noroeste e Norte.

O Litoral, embora não infestado, deve também desenvolver medidas imediatas para redução da capacidade de infestação eliminando possibilidades de criadouros (acúmulo de água parada). O Laboratório de Climatologia (UFPR/LABOCLIMA), fornece informações sobre as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, e apresenta semanalmente os graus de risco para o desenvolvimento do vetor, contribuindo para o planejamento das atividades desse controle pelos municípios.

Matinhos tem novo delegado

Posse aconteceu nesta terça-feira, no Fórum de Matinhos

conseg 2

Foto: Luciana Pombo

As últimas semanas em Matinhos foram tomadas por manifestações e protestos por problemas de segurança. Além da falta de delegado por, quase um mês, há dificuldades de pessoal, o que faz com que o número de ocorrências policiais tenha aumentado.

E nesta terça-feira (24) o novo delegado tomou posse em solenidade realizada no Fórum de Matinhos.

Max Dias Lemos é gaúcho e estava em Barracão (Sudoeste do Paraná) e, ao assumir, disse que irá lutar para servir o povo matinhense e buscar a redução da criminalidade.

De acordo com o site da jornalista, Luciana Pombo, “Max Dias Lemos contará com o apoio do Ministério Público (MP), do juiz criminal, da Guarda Municipal e da Polícia Militar para que – unidos – todos possam desempenhar bons trabalhos. O anúncio do nome dele para comandar a delegacia de Matinhos foi confirmada há duas semanas pelo delegado chefe da Divisão Policial do Interior, Valmir Soccio, numa reunião com o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Matinhos, Edmilson Ribas. Na reunião, a deficiência policial de Matinhos foi relatada. Além da falta de delegado há quase um mês, Matinhos ainda carece de efetivo de policiais civis para investigações”.

A solenidade de posse foi acompanhada por autoridades de Matinhos, assim como dos delegados de Paranaguá, Ítalo Sega e Nilson Diniz e pelo Capitão Cesar Kamakawa.

Litoral tem 16.150 casos de dengue notificados oficialmente

Paranaguá continua sendo a cidade com mais casos de dengue no Paraná. O número oficial, divulgado no boletim número 25, divulgado ontem, mostra que a cidade pólo do Litoral do Paraná tem 15.492 casos, entre autóctones e importados.

A maioria é autóctone, ou seja, de pessoas que pegaram a dengue na própria cidade. De acordo com este boletim, a curva epidêmica de dengue, no Paraná, começou a cair, mas os cuidados precisam ser mantidos para evitar focos de água parada.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta o Litoral no sentido de reduzir todas as possibilidades de infestação com novos criadouros.

Confira os números deste último boletim nas sete cidades do Litoral:

lista dengue

Estudantes do Litoral conhecem legislação do Grêmio Estudantil

encontro grêmiosFoi realizado, recentemente, o 1º Encontro do Grupo de Estudos dos Grêmios Estudantis com as Instituições de Ensino dos Municípios de Pontal do Paraná e de Guaratuba.

Também serão realizados encontros com as instituições de ensino dos municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba e Matinhos.

O encontro serve para o estudo sobre a Legislação do Grêmio Estudantil e a História dos Movimentos Estudantis no Brasil. “Foi muito produtivo”, disse a professora Carla Chuchene que acompanhou as reuniões em Pontal e Guaratuba.

 

Emissão de carteiras de trabalho ficará suspensa por 11 dias úteis

Escritório do Ministério do Trabalho em Paranaguá atende a todo o Litoral

SONY DSC

SONY DSC

Quem precisa fazer uma nova carteira de trabalho, vai ter que esperar. De acordo com o comunicado da Secretaria Municipal de Assistência Social, o atendimento será interrompido a partir desta sexta-feira, dia 20 até o dia 6 de junho.

O sistema de emissão do documento, de responsabilidade do Ministério do Trabalho, será trocado. Com a mudança, a entrega de uma carteira de trabalho deve passar de 40 para 15 dias.

Quem já solicitou a carteira e aguarda sua emissão, poderá se dirigir ao prédio do Ministério do Trabalho, pois o atendimento a este tipo de serviço continuará.

Emissão
5.2- silvio renatoConforme Sílvio Renato Pereira de Mello (foto), responsável pela emissão de carteira de trabalho em Paranaguá, uma fábrica para preenchimento dos dados no documento, emitido pela Casa da Moeda, será montada na cidade.  “Seis funcionários farão treinamento na Superintendência Regional do Trabalho para então conseguirmos fazer essa emissão aqui”, explicou o funcionário da Semas.

Serviço– O prédio do Ministério do Trabalho está localizado na Avenida Coronel Santa Rita, n.º 878, ao lado da Sindestiva, em Paranaguá.