Maio Amarelo: Blitz serão feitas nos próximos dias em Paranaguá

Lançamento do Maio Amarelo acontecerá amanhã na Praça dos Leões

maio amareloComeça amanhã, a programação oficial do Maio Amarelo em Paranaguá. A abertura acontecerá na Praça dos Leões. Após a abertura oficial, haverá uma blitz educativa.

Durante os próximos dias haverá passeio ciclístico, conscientização em evento local, e blitz educativas.

Confira a programação do Maio Amarelo:

Data: 13/05
Atividade: Programa “Ciclista Consciente”
Hora: 07h30 / 15h30 / 23h
Local: Empresa COAMO

Data: 17/05
Atividade: Participação no evento “Sensibilização para a prevenção e combate à violência sexual da criança e do adolescente”
Hora: 13h
Local: Teatro Rachel Costa

Data: 18/05
Atividade: Participação no evento “Sensibilização para a prevenção e combate à violência sexual da criança e do adolescente”, com atividades relacionadas ao trânsito e panfletagem referenciando o Movimento “Maio Amarelo”.
Hora: 10h
Local: Praça dos Leões

Data: 19/05
Atividade: Programa “Ciclista Consciente”
Hora: 07h30 / 15h30 / 23h
Local: Empresa TCP

Data: 24/05
Atividade: Programa “Ciclista Consciente”
Hora: 07h30 / 15h30 / 23h
Local: Empresa BRF

Data: 25/05
Atividade: Passeio Ciclístico – Pedalada “Maio Amarelo”– com distribuição de brindes e premiação para a bicicleta mais enfeitada, ciclista melhor equipado, bicicleta melhor equipada.
Hora: 14h
Local: Concentração Praça Portugal, com destino à Praça Fernando Amaro.

Data: 31/05
Atividade: Blitz educativa, com a participação dos alunos das Escolas do local, com o objetivo de incentivar a utilização da passarela na travessia da rodovia.
Hora: 11:00 / 17:00 horas
Local: Passarela de pedestres da PR 407.

Litoral tem  mais de 15 mil casos de dengue confirmados em boletim

Cuidados para evitar focos de água parada não podem parar

boletim 22 litoralO mais novo boletim de dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi liberado ontem à noite mostrando que­ de 13.840 casos (autóctones + importados) passaram para 14.644 nesta semana.

O número de óbitos permaneceu o mesmo. Foram 24 falecimentos, em Paranaguá, provocados pela dengue e um em Antonina.

A situação continua preocupante em Paranaguá e, por isso, os cuidados com para evitar focos de água parada precisam continuar. Os moradores precisam manter seus quintais limpos, evitar água acumulada em calhas, vasos de plantas, garrafas plásticas ou de vidros, entre outros locais e materiais.

Aquário de Paranaguá faz promoções durante a semana e também no Dia das Mães

Aquario de Paranaguá. Paranaguá, 25-02-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Aquario de Paranaguá.
Paranaguá, 25-02-15.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Para incentivar a visitação da população local, o Aquário de Paranaguá faz esta semana uma promoção especial para os moradores do município. De segunda a sábado (02 a 07/05), as pessoas nascidas em Paranaguá pagam o preço único de R$ 5,00. Basta apresentar o documento de identidade ao comprar o ingresso.

No domingo (8) acontece a promoção do Dia das Mães. As mães de qualquer região do País acompanhadas de seus filhos não pagam a entrada. A promoção é para comemorar a data e incentivar a educação ambiental de pais e filhos. Para as crianças as regras permanecem as mesmas que vigoram durante o ano. Menores de cinco anos não pagam entrada e o ingresso custa R$ 16,50 para quem tem entre cinco e 14 anos. Adultos pagam R$ 22,00 e os idosos, estudantes, professores e doadores de sangue pagam R$ 11,00, mediante comprovação.

Aquário de Paranaguá. Paranaguá, 09/01/2014 Foto: Ricardo Almeida / ANPr

Aquário de Paranaguá.
Paranaguá, 09/01/2014
Foto: Ricardo Almeida / ANPr

AQUÁRIO – O Aquário de Paranaguá pertence ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e é gerenciado pela empresa Acqua Mundo, que também cuida do Aquário de Guarujá. O espaço tem como principal objetivo promover a educação ambiental dos visitantes. No local, a população pode aprender sobre mais de 200 espécies da fauna aquática, principalmente do Litoral do Paraná, que estão expostas nos diferentes ambientes.

Dividido em três pavimentos, o Aquário de Paranaguá é um dos maiores do País, com aproximadamente dois mil metros quadrados. São 23 tanques, biblioteca, auditórios, espaço para exposições, loja e lanchonete.

Entre os espaços, os que mais atraem o público são os tanques de toque. Neles, os visitantes podem tocar em animais, como as arraias. Outros animais também que chamam a atenção de crianças e adultos são os tubarões e pinguins. Os recifes de coral e o manguezal também fazem sucesso.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Serviço:

Aquário de Paranaguá

Endereço: Rua João Régis – Centro Histórico – Paranaguá

Horário:

De Segunda a Sexta-Feira, das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Ingressos:

Adulto: R$ 22,00

Criança: R$ 16,50 (de 5 a 14 anos)

Idosos: R$ 11,00 (acima de 60 anos)

Estudante: R$ 11,00 (mediante apresentação carteirinha atualizada)

Professor: R$ 11,00 (mediante apresentação de comprovante)

Doador de sangue: R$ 11,00 (serão aceitas carteirinhas com data doação máxima de 3 meses)

Moradores de Paranaguá têm 50% de desconto, não cumulativo, mediante apresentação de IPTU, conta de água, luz ou outro comprovante de endereço, nominal e pago em dia. É obrigatória a apresentação de documento com foto.

Mulher é atropelada e fica sem socorro do motorista em Guaratuba

Marido pede ajuda da população para encontrar o responsável

São Paulo (SP), 27/11/2012 - Um ciclista é atropelado, por um ônibus, nesta manhã na Avenida Francisco Morato, no bairro de Taboão da Serra em São Paulo. O rapaz foi levado ao Hospital da região mas não resistiu aos ferimentos. Foto: Diogo Moreira/Frame

O marido de Michele Chianca informou, em rede social, informou sobre a tragédia que envolveu sua esposa na véspera do feriado.

Por volta das 18h40, no cruzamento da avenida Curitiba com a Travessa Doutor Waldomiro Pedroso, Michele foi “brutalmente atropelada e largada sem socorro por um motorista irresponsável”.

Ela trafegava de bicicleta se dirigindo para um curso na escola Gratulino, acompanhada do filho de 12 anos que estava em outra bicicleta e uma colega acompanhava a dupla quando, de repente, o carro bateu na traseira de sua bicicleta jogando-a para o alto, fazendo ela cair de cabeça na esquina do cruzamento das ruas citadas. O carro fugiu sem prestar socorro e populares que pararam na hora pra ajudar informaram que tratava-se de um carro cinza (ou prata) velho, algo do tipo Belina ou Passat. Em função da rapidez da situação, os moradores próximos não conseguiram ver o tipo de carro e nem a placa foi anotada.

O filho do casal ficou em estado de choque vendo a mãe toda ensanguentada na calçada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi rápido no resgate e ela foi para o Pronto Socorro municipal, Depois deste atendimento, Michele foi transferida para Paranaguá e atualmente se encontra na UTI de um hospital em Joinville.

O quadro clínico é extremamente crítico, com traumatismo craniano e perfuração de um pulmão.

“Peço desesperadamente, se alguém tiver alguma pista ou ideia de como encontrarmos esse mau elemento que desgraçou com uma família toda, que entre em contato conosco via e-mail  ajudamichele@gmail.com ou com as autoridades policiais”, explicou.

Dengue: Litoral precisa desenvolver medidas imediatas para redução de casos

climaNo último boletim da dengue divulgado ontem (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) chama a atenção para o Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR disponível no endereço www.laboclima.ufpr.br referente à semana 16/2016 para que os municípios identifiquem sua situação de risco para a condição favorável à proliferação do mosquito da dengue e intensifiquem as medidas de controle necessárias, principalmente os municípios do Oeste, Noroeste e Norte.

O Litoral, embora não infestado, deve também desenvolver medidas imediatas para redução da capacidade de infestação eliminando possibilidades de criadouros (acúmulo de água parada).

O Laboratório de Climatologia (UFPR/LABOCLIMA), fornece informações sobre as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, e apresenta semanalmente os graus de risco para o desenvolvimento do vetor, contribuindo para o planejamento das atividades desse controle pelos municípios.

Paranaguá e Guaratuba apresentam alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Justiça suspende pagamento de pensão a viúvas de vereadores

Decisão foi tomada a pedido do Ministério Público do Paraná com relação às pensões de viúvas de vereadores de Paranaguá

3.1-camara-municipal-paranaguaA Vara da Fazenda Pública de Paranaguá determinou liminarmente a suspensão do pagamento de pensões a 21 viúvas de ex-vereadores do município. O pagamento ocorria há vários anos, com base em leis municipais que, de acordo com ações civis públicas ajuizadas pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, são inconstitucionais. O gasto anual com as pensões das 21 viúvas ultrapassa R$ 614 mil.

De acordo com as ações do MP-PR, a Lei Municipal 840, de 16 de dezembro de 1970, concedeu pensão mensal às viúvas de ex-prefeitos e ex-servidores do Município de Paranaguá, tendo o benefício sido estendido às viúvas de ex-vereadores, em 25 de setembro de 1998, por meio da Lei Municipal 2.055. Argumenta a Promotoria de Justiça, porém, que “a legislação municipal que ampara suposto direito adquirido da parte requerida é nula de pleno direito e não convalida direitos e obrigações com o decurso do tempo, uma vez que a Lei Municipal 814/1970 não foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988, e a Lei Municipal 2.055/1998, por seu turno, é manifestamente inconstitucional, tanto assim que ambas foram recentemente revogadas”.

Um dos vícios da legislação municipal apontado pelo Ministério Público do Paraná é “a ausência de contribuição e fonte de custeio adequados”, bastando o vereador ter exercido apenas um terço do mandato (ou seja, um ano e quatro meses) para a viúva fazer jus ao benefício vitalício.

O MP ajuizou ação específica para cada uma das 21 viúvas beneficiadas. Nas ações requer liminarmente a suspensão imediata dos pagamentos, pedido que foi concedido pela Justiça. Além disso, pede, no julgamento do mérito, que os benefícios sejam declarados nulos e os valores recebidos eventualmente após o ajuizamento das demandas sejam restituídos com juros e correção monetária.

Universidade Positivo inaugura polo em Paranaguá

Nova unidade funcionará na antiga sede do Centro de Apoio ao Marinheiro (CAM)

3.3- positivoO gerente comercial e de operações de pólos da Universidade Positivo, Samuel Treicik, anunciou a vinda de um pólo de educação à distância para Paranaguá em março deste ano.

Hoje, dia 27,  acontece a inauguração do novo polo em Paranaguá.

A sede será onde funcionava o Centro de Apoio ao Marinheiro (CAM).  A Universidade Positivo firmou parceria com o Colégio Evangélico Jerusalém.

“Será instalado um pólo de Educação à Distância em parceria com o Colégio Jerusalém, com oferta de seis cursos de graduação à distância e 11 cursos de pós-graduação à distância nas áreas de educação e gestão. Além disso, a Universidade Positivo ficará atenta às demandas dos cidadãos parnanguaras, podendo abrir cursos em áreas solicitadas pela população”, ressalta o gerente da Universidade Positivo, Samuel Treicik.

O funcionamento efetivo do local, com a vinda de alunos e instalação total, deverá ocorrer até o final do 1º semestre de 2016.

Boletim da dengue apresenta mais de 14 mil casos no Litoral

Maior parte concentra-se em Paranaguá

lista dengue litoralBoletim número 21 foi divulgado nesta terça-feira com mais de 14 mil casos de dengue registrados em Paranaguá. Destes, a maior parte está em Paranaguá onde são 13.720 casos autóctones e 120 casos importados.

No quadro acima, o leitor pode conferir o número de casos em cada cidade do Litoral do Paraná onde o cuidado precisa ser mantido para combater o mosquito da dengue.

Depois de Paranaguá, a cidade com mais casos é Antonina, seguida de Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

Os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti precisam ser mantidos, pois Paranaguá, assim como Guaratuba continuam apresentado fator de risco alto quando a questão climática é avaliada. Veja mais detalhes sobre esta questão em matéria do Blog da Luciane.

Casos de dengue aumentam em 5 das 7 cidades do Litoral

Número ficaram estagnados em Morretes e Matinhos

mapa do litoral dengueDos sete municípios do Litoral do Paraná, em apenas dois, o número de casos de dengue não foi alterado no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira, dia 19.

Em Morretes, os 99 casos registrados na semana passada, foram os mesmos do boletim nesta semana. Em Matinhos repetiram-se os 23 casos.

Porém, nos demais municípios, os números aumentaram. Em Antonina o número passou de 105 para 113. Foram 8 casos a mais em uma semana.

Em Guaratuba foram mais 15 casos, passando de 11 para 26 casos autóctones.

Em Pontal do Paraná, foram mais 4 casos, passando de 46 para 50 e, em Guaraqueçaba foram registrados mais 19 casos nesta última semana. Eram 72 e agora são 91 casos de dengue.

Em Paranaguá é que vimos um aumento significativo. Na semana passada eram 4.430 casos e, nesta semana, o boletim confirmou 12.432 casos no total