Menor é apreendida com drogas após denúncia via whatsapp

Mundo perigoso: adolescente de 16 anos disse que comprou drogas para revender

AqybnAGh5_e1M7j2HRkrwIOU9KG1QEPIcSeTtGAs57zFPoliciais militares do Serviço Velado da 1ª Cia do 9º Batalhão em Paranaguá foram até o Parque São João para verificar informações recebidas através do Web Denúncia.

A venda de drogas estaria acontecendo em vários pontos de uma via pública. Chegando ao local, a equipe policial permaneceu em vigilância e por volta das 23h, verificou uma movimentação atípica.

Um grupo de jovens foi abordado e havia uma adolescente, de 16 anos, com estava com 46 gramas de maconha e cinco gramas do cocaína. Ela disse que havia comprado a droga por R$ 160,00 e esperava lucrar R$ 400.

A menina não relatou a origem da droga, mas confessou que vendia na região. Os demais suspeitos foram liberados ainda no local, já a menor recebeu voz de apreensão e foi conduzida até 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar, tendo em vista que seus responsáveis, não compareceram na delegacia.

Esta foi mais uma atuação da Polícia em parceria com a comunidade que tem efetuado várias denúncias através do Web Denúncia ( WhatsApp 41 9524-5661).

Aquário de Paranaguá tem novos moradores

Foto: AEN

Foto: AEN

Os turistas que visitarem o Aquário de Paranaguá nos próximos dias poderão conhecer a mais nova atração do local: um casal de pinguins-de-magalhães. Os novos moradores, que vieram do Aquário do Guarujá, no Litoral de São Paulo, prometem atrair visitantes de todas as regiões do Estado.

Assim que chegaram, passaram por uma fase de adaptação ao local. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Aquário, Carolina Meira, o processo foi tranquilo e o contato com os outros animais foi amistoso. “Como os pinguins já estavam vivendo em cativeiro, eles não estranharam o local e a ambientação ocorreu rapidamente”, explica.

De acordo com a coordenadora, o recinto ficou mais movimentado com a chegada do casal. “Os outros pinguins se animaram com a novidade e têm nadado bastante, o que agrada os visitantes que passam por aqui”, diz Carolina.

Com os novos moradores, o Pinguinário passou a ter oito pinguins, sendo duas fêmeas e seis machos. Todos podem ser vistos pelo público, que também pode aproveitar o passeio para conhecer outras espécies no local.

Os pinguins-de-magalhães chamam a atenção, principalmente, das crianças. Na natureza, eles habitam as zonas costeiras da Argentina e do Chile e anualmente migram para o Brasil e outros países da América do Sul em busca de águas mais quentes no inverno.

ATRAÇÕES – O aquário, que pertence ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), abriga mais de 200 espécies do Litoral paranaense e litoral brasileiro, como tubarão-bambu, peixe-palhaço, raias, anêmonas, recife de coral e muitos outros peixes de água doce e água salgada. O local é dividido em três pavimentos e conta com 23 tanques, auditórios, espaço para exposições, loja e lanchonete.

Uma atração que faz bastante sucesso no local são os tanques de toque, em que as pessoas podem tocar em animais como raias, anêmonas, pepino e bolacha do mar. A experiência possibilita diferentes experiências sensoriais e agrada bastante os visitantes.

SERVIÇO: Aquário de Paranaguá.

Endereço: Rua João Régis, s/n – Centro Histórico – Paranaguá.

Horário: De segunda a sexta-feira – das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h30

Ingressos: R$ 22,00 (adultos), R$ 16,50 (crianças de 5 a 14 anos) e R$ 11,00 (acima de 60 anos, estudantes, professores e doadores de sangue – mediante comprovação).

• Moradores de Paranaguá têm 50% de desconto não cumulativo mediante apresentação de IPTU, conta de água, luz ou outro comprovante de endereço, nominal e pago em dia. É obrigatória a apresentação de documento com foto.

Paranaguá tem mais R$ 4 milhões para o combate à dengue

O governador Beto Richa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e o Ministério Público Federal assinam acordo judicial que possibilitará o repasse de recursos para combate à dengue em Paranaguá.  Participam do ato o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten; o superintendente da APPA, Luiz Henrique Dividino; os secretários Michele Caputo Neto, da Saúde; Fernanda Richa, do Trabalho e Desenvolvimento Social e José Richa Filho, da Infraestrutura e Logística. Paranaguá, 22/01/16. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (22), em Paranaguá, da solenidade de liberação de R$ 4 milhões para o combate à dengue no município. Os recursos são oriundos de um acordo judicial entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Ministério Público Federal e foram repassados ao fundo de Saúde de Paranaguá.

“Queremos combater de forma mais efetiva a dengue e os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, disse o governador. “Temos vários casos da doença confirmados, além de alguns suspeitos. É importante a presença do Estado ao lado das prefeituras”, afirmou.

Ele ressaltou a necessidade da participação de toda a população para evitar a proliferação de focos do mosquito. “Para combater a dengue, é importante a consciência de que cada um deve fazer sua parte dentro de casa, no quintal, onde puder”, destacou Richa.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, ressaltou que a aplicação dos recursos será focada no reforço da coleta e na correta destinação dos resíduos, medida diretamente relacionada com a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

“Nossa meta é retirar de Paranaguá 16 mil toneladas de resíduos comuns e mais mil toneladas de resíduos contaminados”, explicou Dividino. “Nós acreditamos que teremos um efeito rápido e imediato na ação de combate à dengue. Estamos unindo toda a força do Estado para combater este problema tão grave.”

MOMENTO DELICADO – O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, disse que o apoio do Governo do Estado é fundamental para o enfrentamento à epidemia de dengue no município. “Passamos por um momento bastante complicado, que foge do planejamento habitual do atendimento médico e gera uma sobrecarga no trabalho”, contou Kersten.

De acordo com o prefeito, os recursos que vem sendo repassados possibilitaram a contratação de mais profissionais para reforçar o atendimento à população. Já os R$ 4 milhões anunciados nesta sexta-feira vão permitir a ampliação das ações de combate ao mosquito.

“Os mutirões que estamos fazendo recolhem uma quantidade enorme de resíduos, que implicam em mais caminhões, profissionais e mais recursos para o aterro sanitário, que a prefeitura paga por tonelada”, explicou. “Este dinheiro será essencial para melhorar a coleta e dar uma destinação correta aos resíduos”, complementou o prefeito.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou as demais ações do Governo do Estado no enfrentamento à dengue. “Além desses repasses, estamos prestando todo suporte técnico e assistencial para que a cidade supere esta epidemia e não tenhamos novas mortes”, disse Caputo Neto.

Ele lembrou que o Estado também instalou um hospital de campanha em Paranaguá para melhorar as condições de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, além de destinar R$ 3,5 milhões à operação Verão Paraná para o pagamento dos plantões dos profissionais da saúde que atuam no Litoral.

Caputo reforçou, ainda, que o combate à doença está sendo feito em todo o Estado. Na quarta-feira (20), o governador Beto Richa autorizou o repasse de R$ 22,1 milhões para o desenvolvimento de ações na área de vigilância em saúde, por meio do programa VigiaSUS, nos 399 municípios.

Prefeito muda de ideia e mantém carnaval em Antonina com dengue

CARNAVALANTONINA190209Os foliões de Antonina se mobilizaram e, após muita pressão, o prefeito em exercício Wilson Clio de Almeida Filho (PSC), anunciou na noite desta terça-feira (19) que a cidade vai ter carnaval este ano sim. O prefeito revogou o decreto do dia anterior que adiava o carnaval da cidade para julho por causa da dengue. A mudança aconteceu depois que representantes de escolas de samba e blocos carnavalescos do município foram até a sessão da Câmara pedir que a festa não fosse cancelada. As informações são de Denise Mello e Maisy Pires na rádio Banda B.

Com bateria do lado de fora e muito barulho, os foliões conseguiram o que queriam e a festa está mantida em fevereiro. Entre os manifestantes também estavam vários comerciantes e donos de hotéis e pousadas da cidade, que temiam um grande prejuízo com o cancelamento do carnaval este ano.

Em entrevista à Banda B, o prefeito afirmou que revogou o decreto porque recebeu um laudo técnico da Secretaria Estadual de Saúde explicando que a cidade não oferece riscos em relação à doença. “Quando assinei o decreto adiando o carnaval de Antonina para julho ainda não tinha recebido o laudo da Secretaria de Saúde informando que não havia risco para a cidade em relação a dengue. Assim que recebi o laudo, revoguei o decreto. Além disso, os dois casos de dengue aqui no município são de pessoas que foram contaminadas em Paranaguá, não aqui”, afirmou Almeida Filho.

O carnaval de Antonina é um dos mais tradicionais do Paraná e todo ano atrai milhares de foliões para brincar nas ruas da cidade e assistir aos desfiles de blocos e escolas de samba.

Já em Paranaguá, cidade que tem o maior número casos de dengue do estado, com 614 pessoas contaminadas até o momento, o carnaval permanece suspenso. A folia, porém, está confirmada nas cidades de Guaratuba, Pontal e Matinhos, todas no Litoral.

Mortos e feridos em acidente entre carro e ônibus em Guaratuba

acidente2_dC9LfDe

Acidente aconteceu na PR-412, em Guaratuba (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Estadual)

Um acidente entre um ônibus e um carro deixou três pessoas mortas e outras três feridas na PR-412, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, por volta das 14h desta terça-feira (19), de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Os três mortos eram soldados do Exército e moravam na cidade, conforme a polícia.

Segundo a PRE, o automóvel, um Gol bateu de frente com o ônibus e foi arrastado por 170 metros. A polícia ainda não sabe informar a causa do acidente.

Os três mortos estavam no carro, e os três feridos são ocupantes do ônibus, de acordo com a PRE.

O ônibus é da empresa Expresso Maringá, que afirma estar prestando suporte a todos os passageiros.  “O motorista do coletivo trafegava normalmente pela rodovia quando foi atingido pelo carro de passeio que, segundo informações preliminares, invadiu a pista contrária para fazer uma ultrapassagem irregular”, diz um trecho da nota da empresa. O veículo saiu de Guaratuba às 13h30 em direção a Curitiba.

Conforme a PRE, 33 pessoas estavam dentro do ônibus.

Moradores se mobilizam para combater a dengue

Associações de moradores programam limpeza em diferentes bairros da cidade e em dias alternados para que possam ter a sujeira acumulada retirada dos seus bairros. Limpeza é um dos passos para se evitar a dengue

3.1- limpeza 2Associações de moradores têm se mobilizado para realizar limpeza nos bairros de Paranaguá, onde a epidemia de dengue já foi instalada.

A população está assustada, mas também não está de braços cruzados e promove mutirões de limpeza.  A necessidade de limpar terrenos, retirar locais que possam acumular águra parada, faz parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O mosquito bota os ovos, preferencialmente, em água parada e limpa, embora já tenham percebido que na água suja, as larvas também vem sendo encontradas. Então o cuidado precisa ser redobrado.

Montes de lixo, com recipientes que possam ser transformados em focos das larvas, precisam ser eliminados.

No bairro do Emboguaçu, por exemplo, os moradores já realizaram um grande mutirão e contaram com a ajuda do vereador Waldir Leite, que conseguiu caçambas para retirada dos entulhos.

Mercado do Café pega fogo

AljwmOwmRCjMTVMZwaims0LYBkMaidaBXuwsatR5tgbCO ponto turístico e histórico de Paranaguá, o Mercado do Café, pegou fogo no final da tarde desta segunda-feira, dia 11.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo foi controlado. De acordo com informações, o fogo teria sido provocado por conta de uma panela que foi esquecida no fogo.

Mais informações em breve.

AstQF-WNrJuYVs4C5sJBd-7PThsqTLkTr0CrTpBw_DfJ

 

Muita música e dança no Litoral paranaense

A RPC vai movimentar as areias do Paraná com uma extensa programação gratuita para os veranistas

Neste verão a RPC está agitando as areias do Litoral paranaense com uma extensa programação gratuita e com classificação livre que inclui muita diversão e música para os veranistas.

A programação para janeiro conta com aulas de Zumba, animadas pelas professoras Ale e Ana BritoLuizaDébora e convidados, e com shows especiais da Big Time Orchestra e Leash, bandas que participaram do SuperStar, da Banda Djoa, da dupla sertaneja Álvaro e Daniel e da cantora Fernanda Liz.

A programação foi iniciada no último final de semana e terá continuidade nos próximos até o final de janeiro nos balneários de Shangri-lá e Ipanema, em Pontal do Paraná e no balneário de Praia Grande, em Matinhos.

Confira a programação abaixo, escolha o seu destino e se prepare para curtir o verão:

16 de janeiro

banda-leashAulas de Zumba e show com a Banda Leash
Horário das aulas de Zumba: das 10h às 12h; e das 18h às 19h.
Horário do show: 19h
Local: Balneário Ipanema (Pontal do Paraná)

Aulas de Zumba e show com a Big Time Orchestra
Horário das aulas de Zumba: 
das 18h às 19h
Horário do show: 19h
Local: Balneário de Praia Grande (Matinhos)

 17 de janeiro

Aulas de Zumba 
Horário das aulas de Zumba: das 10h às 12h
Local: Balneário Shangrilá (Pontal do Paraná)

 23 de janeiro

fernanda lizAulas de Zumba e show com a Fernanda Liz
Horário das aulas de Zumba:
 das 10h às 12h; e das 18h às 19h.
Horário do show: 19h
Local: Balneário Ipanema (Pontal do Paraná)


Aulas de Zumba e show com a dupla Álvaro e Danielalvaro_e_daniel

Horário das aulas de Zumba: das 18h às 19h
Horário do show: 19h
Local: Balneário de Praia Grande (Matinhos)

 24 de janeiro

Aulas de Zumba 
Horário das aulas de Zumba: das 10h às 12h
Local: Balneário Shangrilá (Pontal do Paraná)

 30 de janeiro

Aulas de Zumba e show com a Banda Djoa

Horário das aulas de Zumba: das 10h às 12h
Horário do show: 19h
Local: Balneário Ipanema (Pontal do Paraná)

Aulas de Zumba e show com a Banda Leash
Horário das aulas de Zumba: das 18h às 19h
Horário do show: 19h

Local: Balneário de Praia Grande (Matinhos)

31 de janeiro

Aulas de Zumba 
Horário das aulas de Zumba: das 10h às 12h
Local: Balneário Shangrilá (Pontal do Paraná)

 

Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná começa hoje

Ahgv8XwVGsfnKyfiCot39-9IVeZDcjQiJWRnvyq8fhlMComeça hoje o Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná. O evento que está em sua 14ª edição acontece no Balneário Shangri-lá e contará com barracas que servirão o crustáceo até dia 17.

O Festival do Caranguejo que começou em 2003 por iniciativa dos pescadores da região, conta com o apoio e organização da Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que a exemplo do Festival do Camarão e do Chope, que ocorreu no final de novembro passado, promete várias atrações para esta edição.

De acordo com a Secretaria, a expectativa é atrair cerca de 30 mil pessoas. “Nos anos anteriores a Festa do Caranguejo tinha a duração de quatro dias, esse ano, teremos mais dias de festa, e com isso esperamos que esse número aumente, chegando a 30 mil”, contou o secretário municipal de Desenvolvimento Cirineu Marca.

Quem vier conferir a festa, além da iguaria, também poderá apreciar as apresentações musicais, com voz e violão que acontecerão na hora do almoço, e as bandas que se apresentarão a noite. Para o primeiro final de semana da festa está confirmada a presença da Big Time Orchestra, que se apresentará no sábado, à partir das 19:00 horas.

Serviço

14ª Festa do Caranguejo

Local: Avenida Principal de Shangri-lá

Data: 8/01 a 17/01

Ano letivo de 2015 será retomado dia 1º de fevereiro na rede estadual do Litoral

E deve ser encerrado no dia 19 de fevereiro e as aulas do ano letivo de 2016 começam no dia 29 de fevereiro. Algumas escolas retomam em dias diferenciados, e a recomendação é procurar a secretaria do colégio

Volta às aulas no Colégio Estadual Ambrósio Bini. Almirante Tamandaré, 12/03/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

Volta às aulas no Colégio Estadual Ambrósio Bini. Almirante Tamandaré, 12/03/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

O Litoral do Paraná tem 59 escolas estaduais e 10 especiais. Como as escolas especiais não fizeram greve e terminaram o ano letivo de 2015 no ano passado, as 59 escolas do Litoral estarão sendo reabertas para retomada do ano letivo de 2015 no dia 1º de fevereiro deste ano.

São mais de 30 mil estudantes e mais de 3 mil professores e funcionários que retornam à atividade para encerramento do ano letivo de 2015.

“Até lá, nenhum aluno está aprovado e os pais devem ficar atentos para que eles voltem no início de fevereiro. O ano letivo de 2015 será encerrado no dia 19 de fevereiro”, explicou a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira.

O ano letivo de 2015 não foi encerrado, ainda, por conta das greves realizadas pelos professores no ano passado. Na retomada das aulas, algumas escolas implantaram um calendário diferenciado com uma aula a mais e por isso, os pais estão sendo orientados a procurar a secretaria do Colégio onde o filho estuda para tirar a dúvida sobre o dia de retomada. “Mas até o dia 19 de fevereiro as aulas devem ser encerradas”, reforçou a professora Selma.

2016

No Litoral, os alunos terão 10 dias de descanso antes da retomada do ano letivo de 2016 que começa no dia 29 de fevereiro.

O recesso de julho deste ano será entre os dias 18 e 27. Os dias 28 e 29 serão dedicados à semana pedagógica do segundo semestre e as atividades em sala de aula recomeçam dia 1º de agosto. O final das aulas está previsto para 21 de dezembro de 2016. O novo calendário foi definido durante reunião entre a equipe da Secretaria da Educação e os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

DATAS DE MATRÍCULAS

Em relação ao cronograma de matrículas (já feitas ao longo de dezembro), a Secretaria lembra os pais que de 21 de dezembro a 29 de janeiro de 2016 será feito o levantamento das vagas que sobraram para serem disponibilizadas novas matrículas.

De 1 a 12 de fevereiro os alunos de todas as séries e modalidades de ensino, de outras redes de ensino, de outros municípios ou Estados podem fazer a solicitação de vagas.