População precisa tomar cuidados para evitar a dengue

São 86 casos residentes em Paranaguá. Número aumentou na cidade polo do Litoral

3.2-Como-evitar-a-DengueDesde que o foco da dengue foi detectado em Paranaguá, foram notificados 283 casos, sendo que em três casos, verificou-se que se tratavam de residentes em Paranaguá com notificações por Curitiba.

Destas 283 notificações, 184 casos foram descartados e 91 casos foram positivo, sendo que cinco deles estão em algumas cidades do Litoral, mas Paranaguá é onde o maior número de casos foi detectado.

São 86 casos de residentes em Paranaguá, sendo dois importados – 1 com histórico de viagem para Itajaí e 1 com histórico de viagem para Foz do Iguaçu. 84 casos são de doentes residentes na própria cidade.

 

Cuidados

Carros de fumacê e agentes com bombas costais percorreram os bairros da cidade.

Mutirões de limpeza foram realizados em regiões onde há maior concentração de casos de dengue.

Novos mutirões começaram a ser feitos com o objetivo de orientar os moradores dos bairros quanto às formas de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a doença no município.

Há uma grande preocupação de que a situação se transforme numa epidemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Para evitar que a cidade pólo do Litoral aumente os índices de cidadade com epidemia de dengue, são necessários cuidados como manter caixas d’água limpas, vasos de plantas secos, calhas limpas e sem acúmulo de água, pneus cheios de água, entre outras ações que podem ser verificadas no quadro ao lado.

 

Óbitos

Neste período de casos de dengue registrados, aconteceram quatro óbitos, mas todos foram descartados como sendo de dengue. Um dos óbitos foi provocado por leptospirose, dois por meningite e uma idosa faleceu com a gripe H1N1.

Crônica do Dia

Crianças, autógrafos e livros

kátia-muniz2Por: Katia Muniz

 

_DSC0093

Biblioteca Mário Lobo, vinte e oito de setembro de dois mil e quinze, noite de autógrafos dos premiados no II Concurso Literário de Paranaguá, nas categorias: poesias, contos e crônicas.

Eu fui selecionada e estava lá para autografar os livros que foram objeto da premiação.

Escolhi a mesa que ficaria, ajeitei-me e mãos à obra.

Na fila, para receber a dedicatória, estavam amigos, familiares e leitores. De repente, eis que surge na minha frente uma criança. Sentada, nem precisei erguer os meus olhos para encontrar com os dela. Estávamos niveladas.

A cena se repetiu mais vezes.

Havia crianças no recinto. Todas ávidas por um autógrafo. Não só o meu, mas dos demais colegas escritores que estavam ali com o mesmo propósito.

Criança, por si só, é sinônimo de esperança. Criança com um livro nas mãos é esperança em dobro.

Não fiquei sabendo quem eram os pais delas, mas quero deixar registrados os meus parabéns!

O espaço escolhido para a realização do evento foi o infantil. Estávamos rodeados de cores, de títulos voltados para a criançada, fantoches, poltronas confortáveis e imagens de personagens famosos do mundo infantil colados à parede. Tudo propício.

Pensei: essas crianças poderiam estar em casa vendo novelas que não são apropriadas para a idade delas ou poderiam estar com os olhos grudados nas telas tecnológicas, jogando e teclando sem parar. Mas não. Estavam em uma biblioteca, apreciando uma noite de autógrafos. Serelepes, afoitas de mesa em mesa para colher o maior número de assinaturas. Interagindo, sorrindo, socializando, olhando nos olhos das pessoas, conversando, dizendo onde queriam o autógrafo, indicando a página, falando o seu nome, agradecendo, vivendo.

Esses dias, fiquei comovida com a história de um menino que virou médico estudando em livros encontrados no lixo. Relatei sobre isso aqui, na coluna.

Reconheço e admiro o esforço das pessoas que se dedicam a implantar a literatura em um país que não lê e em que os governantes não estão nem aí para nós. Para eles, quanto mais ignorantes formos mais manipuláveis nos tornamos.

Leitura e a busca pelo conhecimento são capazes de reverter esse quadro.

Crianças na biblioteca, crianças com livros nas mãos, crianças lendo.

Levantemos nossas mãos ao céu! O Brasil há de ter salvação!

Polícia prende quadrilha acusada de comércio ilegal de ouro

40 mandados de prisão foram realizados em Curitiba e em Paranaguá

quadrilha-comercio-ilegal-ouro-600x340Sete pessoas de uma quadrilha especializada em comércio clandestino de ouro foram presas nesta semana por policiais do Nurce (Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos), da Polícia Civil do Paraná. A ação policial foi batizada como “Comendador”. Foram cumpridos 40 mandados judiciais, sendo sete de prisão e 33 de busca e apreensão. A operação aconteceu em Curitiba e em Paranaguá.

Na casa dos investigados, os policiais apreenderam até agora joias, R$ 14.500,00 em espécie, um revólver calibre 32, munições de calibre 380, cilindro de gás e demais equipamentos usados para derreter ouro.

O delegado que coordena o Nurce, Renato Basto Figueroa, explica como a quadrilha agia. “O ‘modus operandi’ era simples. Eles adquiriam as joias e imediatamente as derretiam para que o ouro não pudesse ser rastreado e posteriormente revendiam para diversos outros estabelecimentos”, diz. Os alvos desta operação são investigados pelos crimes de associação criminosa, receptação, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Fonte: Ric Mais e Polícia Civil

Mãe e filha morrem em acidente de carro em Matinhos

20151010095525Acidente com 5 vítimas hoje de madrugada, acabou numa tragédia. Duas mulheres morreram num balneário de Matinhos. Elas eram mãe e filha.

O acidente aconteceu por volta das 5h30, na PR 412- rodovia que liga dos municípios de Matinhos a Pontal do Paraná.

Foi no Km 58, quando dois carros Fiat/Uno bateram.

No carro com placa de Matinhos, estava o motorista Edevar Caceres Rocha Júnior, de 30 anos. No outro, com placa de Curitiba, que era conduzido por Marciano de Lima, estavam cinco pessoas. Marciano sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o pronto socorro de Praia de Leste.

Adrielli Gomes Oliveira, de 34 anos e Adriana Rosa Gomes, mãe e filha, morreram no acidente. Pablo de Oliveira, de 23 anos saiu do carro com ferimentos leves e Marlon de Oliveira, de 20, foi levado ao hospital de Matinhos com ferimentos graves, juntamente com Pablo.

Serviço de Guarda-Vidas durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

Camera27-2015-10-9-15h-18mO feriado na próxima segunda-feira já está deixando a BR 277, em direção ao Litoral Paranaense, em intenso movimento.

O tráfego começou a aumentar e por volta das 15h desta sexta-feira (09), mais de 800 veículos já seguiam para o Litoral.

O Corpo de Bombeiros está preparado para atender a demanda que deve aumentar neste final de semana que será estendido com feriado de segunda-feira, dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida.

O 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná informa a previsão de abertura dos seguintes Postos de Guarda-Vidas:

Imagem1O 8º Grupamento de Bombeiros acredita que a melhor solução para evitar afogamentos é a prevenção. Os bombeiros solicitam à população para que:

  • Procure nadar em local protegido por Guarda-Vidas;
  • Respeite as sinalizações e avisos dos Guarda-Vidas;
  • Se ingerir bebidas alcoólicas, não entre no mar e não dirija;
  • Não abuse, ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO!;
  • Vigie as crianças;
  • Não pule de pedras;
  • Em caso de tempestades e raios, procure se abrigar em local seco e seguro;
  • Conheça as suas habilidades, em não sabendo nadar, não se arrisque e evite entrar no mar.

A informação e o conhecimento são essenciais na prevenção de acidentes, para tanto acesse o site www.bombeiros.pr.gov.br e clique no link “Postos de Guarda-Vidas – Funcionamento e Localização”, você encontra Dicas de Segurança, Telefones Úteis, além de todos os dados referentes aos Postos de Guarda-Vidas.

IFPR realiza IV Se²pin

O evento científico, de ensino, pesquisa e extensão do IFPR é anual (o maior evento do IFPR) e trará aproximadamente 500 alunos de todos os campi do IFPR no Paraná
foto

O IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em Paranaguá.

Servidores e alunos interessados em propor sessões temáticas e oficinas informaram as características da atividade. Estudantes e professores acompanharam o processo e a comissão organizadora do evento irá avaliar a viabilidade de realização e comunicar o proponente da aprovação.

Com o lema “Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”, o evento, organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), tem como objetivo principal possibilitar aos estudantes a divulgação de seus trabalhos, troca de experiências, além de promover o encontro da comunidade acadêmica, de pesquisadores e extensionistas de todos os campi.

Bancários em greve em todo o Litoral

Sindicato orienta para não deixar pagamentos em atraso. Contas em dia podem ser pagas nos caixas eletrônicos.  Aposentados e pensionistas serão atendidos

3.1- bancos (2)O Sindicato dos Bancários alega que as negociações, para o reajuste salarial, não avançaram e por este motivo, os funcionários de bancos públicos e privados estão parados desde a desta terça-feira (06).
Samuel Ribeiro da Fonseca, presidente do Sindicato dos Bancários do Litoral informou que a paralisação acontece em todo o Litoral.
Alguns funcionários estão nas portas das agência para orientar os demais colegas de trabalho que não tiveram a chance de acompanhar todas as informações sobre a paralisação.
“A Greve está maciça. É ordeira e pacífica. O bancário é tanto vítima quanto a população na mão do banqueiro. Há 10 guichês de caixa e 3 ou 4 funcionários atendendo e isso mostra a necessidade de maior número de funcionários para que o trabalho seja executado a contento”, disse Samuel Fonseca.
“Existe uma lei no Paraná que determina o tempo para espera em fila no máximo em 20 minutos e a população não entende, não denuncia e fica na mão do banqueiro”, lembrou Samuel.

capa- bancos (1)Como pagar contas
O presidente do sindicato orienta os clientes de bancos que procurem as lotéricas ou caixas automáticos para pagamento de contas. “É bom não deixar a conta atrasar, porque conta atrasada não tem como pagar no caixa automático”, alertou.
Muitos clientes têm aplicativos nos smartphones que são usados para pagamento de contas, transferências, verificação de saldos. E quem ainda tiver dúvidas, pode ligar para a agência bancária onde tem conta ou para o Sindicato que estará, nesta semana, fazendo plantão das 8h às 17h, até sexta-feira para orientar e tirar dúvidas a respeito do movimento grevista.

Aposentados e
pensionistas
Nesta época do ano, muitos aposentados e pensionistas precisam se dirigir às agências bancárias para receber o pagamento mensal. O dirigente sindical diz que os funcionários estão orientados para fazer o atendimento necessário.
“Os bancários estão reivindicando reajuste salarial e têm sensibilidade para atender os aposentados e pensionistas e pessoas para colaborar nos caixas automáticos”, reforçou Samuel.
A quantidade de bancários atuando, mesmo durante a greve, segue o que estabelece a lei com mínimo de 30% do efetivo. “Se não tem mais gente, o problema é do banqueiro. O bancário quer que tenha mais gente para atender e trabalhar
A greve não tem data para terminar. Através do comando de greve, a Federação e Confederação dos Bancários, deve manter contato para reabrir as negociações. “Não dá para aceitar um reajuste de 5,5%, sendo que a inflação teve quase 10%, o combustível subiu 6% e a luz aumentou mais de 70%”, lembrou.
O telefone do Sindicato dos Bancários em Paranaguá é 3423-3132.

Gangue da dinamite volta a agir no Litoral

Esquadrão anti-bombas foi chamado porque fragmentos do explosivo ainda estavam no local após fuga dos bandidos

4.1- dinamite (1)A agência do Banco do Brasil que fica num posto de combustível de Matinhos foi alvo da gangue da dinamite.

Fragmento de explosivo

Fragmento de explosivo

Tentativa de explosão ocorreu na madrugada desta terça-feira (06) e, segundo o Capitão César Kamakawa, do 9º Batalhão de Polícia do Paraná, havia fragmentos do explosivo. Por isso, a área do posto foi isolada e o esquadrão anti-bombas era aguardado no início da manhã.

O caso foi registrado num posto de combustível que fica às margens da PR 412, estrada entre Matinhos e Pontal do Paraná, por volta das 4h da madrugada.

Ação

Os bandidos chegaram no posto rendendo o atendente e os frentistas que estavam trabalhando naquele horário e partiram para a ação.

O caixa do Banco do Brasil foi o alvo. Mas a quantidade de dinamite não foi suficiente para estourar o equipamento e roubar o dinheiro.

“Como não conseguiram roubar o caixa do banco, eles roubaram dinheiro do posto de combustível e fugiram sem deixar vestígios”, disse o Capitão César Kamakawa.

Explosão provocou danos na estrutura de vidro e um pouco no próprio equipamento. A polícia está fazendo rondas para encontrar os bandidos. A população também pode ajudar ligando para os telefones 190 ou 197 da Polícia Civil para denunciar qualquer atitude suspeita que possam levar a prisão do grupo.

O whatsapp da Polícia Militar é 9524-5661.

 

Operação com base em webdenúncia resultado no combate ao tráfico de drogas

Operação conjunta resultou na prisão de três pessoas, arma, droga, dinheiro do tráfico, apreensão de animal silvestre, cumprimento de mandado de busca e apreensão na Ilha dos Valadares por meio de informações repassadas pela webdenúncia, 181 narcodenúncia.

políciaCom apoio do Poder Judiciário foi desencadeada uma operação visando o combate ao tráfico de droga em Paranaguá.

Na manhã desta sexta-feira (02), equipes da ROTAM, P2, Polícia Civil e de viaturas de área sob o comando do Capitão Nelson, realizaram o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

A ação resultou nas prisões e apreensões. Na primeira casa foi preso um casal com 66 gramas de crack, 38 gramas de cocaína e R$ 553,00 em moedas, além de R$ 1.181 em dinheiro.

Na segunda casa foi preso um homem com revólver calibre 38 com numeração adulterada, carregado com seis munições intactas e R$ 111,32 em dinheiro, além de um pássaro silvestre o que configurou como crime ambiental. Foi dada voz de prisão a todos os envolvidos e encaminhados à 1ª Subdivisão Policial.