Especial CicloSesc será no dia 22

Projeto CicloSesc busca incentivar e recuperar o gosto de pedalar pela cidade

unnamedEm setembro, o projeto CicloSesc Viver Mais a Cidade ganhou uma edição especial. O passeio ciclístico ocorrerá na próxima terça-feira (22), nas cidades de Campo Mourão, Londrina, Marechal Cândido Rondon e PARANAGUÁ, com saídas em frente às unidades Sesc, às 19 horas.

O passeio normalmente ocorre na última quarta-feira de cada mês, mas em setembro a proposta busca enfatizar a campanha do Dia Mundial Sem Carro, que é realizado no Brasil e no mundo no dia 22 de setembro. Segundo o site Vá de Bike esse movimento acontece desde 1997, na França, e foi promovido em outros países a partir de 2000. A campanha é voltada ao meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos, pois com o passar do tempo às pessoas estão ainda mais dependentes dos automóveis, o propósito é mostrar a possibilidade de viver sem o carro por um dia.

Sobre o passeio

O passeio garante muita diversão, com percursos acessíveis a todo tipo de condicionamento físico. Um dos objetivos do projeto é incentivar a população retomar o hábito de pedalar. Os participantes recebem orientações educativas de como utilizar a bicicleta no trânsito. Além de ser um veículo ecológico – que não polui o ar – pode ser também, um meio de transporte saudável, reduzindo a carga de estresse, melhorando a condição cardiorrespiratória e aumentando a resistência.

De acordo com o analista da Gerência de Esportes e Lazer do Sesc PR, Guilherme Nunes, com o CicloSesc pretende-se oferecer à comunidade um evento que utiliza a bicicleta como instrumento de lazer, diversão, inclusão e cidadania. “Seja para lazer, transporte ou mesmo economia de tempo e dinheiro, o fato é que as bicicletas estão tomando as ruas e parques das cidades. Queremos agrupar pessoas de diferentes idades para praticar atividade física aliada ao lazer, saúde e qualidade de vida”, destaca.

Flutuante do ferryboat é retirado da água para manutenção

obraflutuanteferry1jwO Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) autorizou nesta semana a retirada do flutuante, que dá acesso ao ferryboat pela região da Prainha, em Guaratuba. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 70 dias, com a manutenção e recuperação da estrutura metálica.

A restauração do equipamento faz parte das melhorias em andamento no ferryboat. Este é o último dos quatro flutuantes a passar por manutenção. No lugar deste equipamento, a concessionária que administra o ferryboat vai colocar uma ponte provisória para não comprometer o acesso de veículos às balsas.

A recuperação prevê a retirada de peças corroídas pela maresia, que vão ser substituídas por novos materiais metálicos, com tratamento anticorrosão. Também serão recuperadas as células de sustentação dos flutuantes. Atualmente, todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

Quando o flutuante ficar pronto será feita a recuperação da ponte que fica sob a peça restaurada. Com esta medida, o consórcio concluíra a manutenção do ferryboat para a temporada.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados em processo seletivo estão sendo chamados para assumir cargo

Com a contratação de 8 médicos, 16 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) poderá atuar com toda eficiência

enfermeiraaaMédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que passaram no processo seletivo realizado, recentemente, pela Prefeitura de Paranaguá, estão sendo chamados para assumir o cargo.

Os profissionais irão prestar serviço nas unidades que fazem parte do Estratégia Saúde da Família em Paranaguá: Ilha dos Valadares, Vila Guarani, Serraria do Rocha, Jardim Araçá, Jardim Iguaçu, Vila Garcia, Vila do Povo e Alexandra. Também há profissionais chamados para atuarem nas comunidades marítimas e ilhas pertencentes ao município.

O prazo para apresentação já está contando desde o dia do chamamento, para se apresentar ao departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, no Palácio São José.

O superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Tambosetti, solicita a todas as pessoas que avisem os amigos, conhecidos que estão na lista para que os mesmos não percam o prazo para apresentação dos documentos.

Confira a lista dos profissionais convocados: 

Enfermeiros 

Aline Rigo Estevão
Isabele Barbosa dos Santos
Angie Aline Albini
Ana Clara Oliveira do Carmo Matoso
Dirceu Maria Frizzo
Fernanda Miquilini Pereira
Edite de Cassi Sá de Queiroz
Luciana Alprende Silveira de Freitas
Marina Luiza de Castro
Leticia Gonzalez Machado
Rosemeire Ferrreira Paixão
Thiago Alves Mendes
Glicia Maria Lopes
Monique Marjore Michalski Ferreira
Veronica Mendes Prestes.

Enfermeiro (Comunidades Marítimas e Ilhas) 

Flavia Fernandes Portela

Cargo Técnico em Enfermagem

Ana Angelica Casubek
Jhneffer de oliveira Anunciação
Natali C. Morotti
Adriana Rodrigues Santana
Rosane Vieira da Silva
Rita Casia Godoy Lemos
Solange Correia
Karin Christine Gomes de Souza
Marina Aguiar Ramos
Eldine Dos Santos Matilde
Maria Lucia Rodrigues dos Santos Rosario
Flavia Ferreira de Lima
Elize Alves Machado
Ivelize Emanoelly Barreto de Lima
Caroline Souza Dos santos.

Técnico de Enfermagem (Comunidades Marítimas e Ilhas)

Stefany Maria Ramos de Souza

Médico 

Scheila Appel Gregori
Katlyn Emanuelle Ribeiro
Guilherme Dias Franzen
Carlos Javier Rinojo Sanchez
Luiza Carvalho da Silveira
Willian Hara
Daniel Augusto Garcia Escher

Médico ESF (Comunidades Marítimas e Ilhas)

Talitta Oliveira Carvalho.

Fonte: PMP

Alunos da AHPA/Fundesportes disputam Fase Final do Escolar em Apucarana

1De 18 a 25 de setembro, na cidade de Apucarana, será realizada a Fase Final do 62° Jogos Escolares do Paraná 2015 em sua Classe “A” (15 a 17 anos) e o Município de Paranaguá estará presente com os alunos da AHPA/Fundesportes, que além de defender as cores do Município, representaram o Colégio Estadual José Bonifácio.

A equipe parnanguara está no Grupo “F” ao lado dos Colégios Estaduais Antonio T. Oliveira/Campo Mourão e Castro Alves/Marechal Rondon.

As equipes jogam entre si em turno único dentro do grupo, os 2 primeiros colocados passam para a 2ª fase onde serão formados 4 grupos de 3 equipes que se enfrentam também em turno único, com os primeiros colocados de cada grupo passando para as semi finais e posteriormente decisão de 3º e 4º lugares e final.

A estreia dos parnanguaras acontece no sábado (19), às 15h50 contra o Colégio Estadual Castro Alves/Rondon, no domingo (20) os garotos de Paranaguá folgam e na segunda (21) encerram a 1ª fase jogando às 13h30min contra o Colégio Estadual Antonio T. Oliveira/Campo Mourão.

Flávio Carvalho, técnico da AHPA e do Colégio José Bonifácio, falou sobre a expectativa da equipe na competição. “Nossa equipe está tendo um excelente ano, conquistamos o Paranaense Juvenil e ficamos com o bronze no Paranaense Cadete, os garotos estão preparados para esta competição, esperamos nos sair bem e conquistar o melhor resultado possível para o Colégio e o Município”.

Mais informações sobre a Fase Final do 62º Jogos Escolares do Paraná 2015 – Classe “A” (15 a 17 anos) podem ser acessadas no site oficial da competição no link http://www.jogosescolares.pr.gov.br/

Inscrições para o vestibular do IFPR estão abertas

Instituto Federal do Paraná oferece 144 vagas em quatro cursos técnicos e superiores gratuitos no Campus Paranaguá. Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro.


PARANAGUÁ
CURSO TURNO CATEGORIA VAGAS
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Manhã Tecnologia 36 INSCRIÇÃO
Ciências Sociais Noite Licenciatura 36 INSCRIÇÃO
Física Noite Licenciatura 36 INSCRIÇÃO
Manutenção Industrial Noite Tecnologia 36 INSCRIÇÃO

 

Em todo o estado, são 3.500 vagas para cursos técnicos e 1.255 para cursos superiores.

As inscrições são realizadas pela internet, no portal da Funtef (www.vestibular.funtefpr.org.br), responsável pela organização do processo, ou no portal do Núcleo de Processos Seletivos (Naps) do IFPR (http://naps.ifpr.edu.br/), mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico.

flyer-geral-2-01O valor da inscrição é de R$ 60,00. O pedido de isenção desse valor deve ser apresentado, no período de 15 de setembro a 02 de outubro de 2015, exclusivamente no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, mediante o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, constante do Anexo III dos editais, acompanhado de documentação comprobatória, documento de identificação com foto e boleto bancário gerado no ato de inscrição no curso pretendido.

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que provar não ter condições para pagar o valor, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto 6.135 de 26 de junho de 2007, ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional, além de ter cursado o Ensino Médio (candidatos para Curso Superior) ou o Ensino Fundamental (para candidatos de Nível Médio) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os cursos são oferecidos em 24 campi do IFPR, situados nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A aplicação das provas será realizada simultaneamente nos campi onde os cursos são ofertados, em uma única fase, no dia 29 de novembro de 2015.

Editais

Os Editais IFPR nº 20/2015 e nº 21/2015, que regem o Processo Seletivo IFPR 2016, estão disponíveis para consulta no endereço: http://200.17.98.44/naps/processo-seletivo-2016/

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato através do e-mail processoseletivo@ifpr.edu.br.

Para mais informações, acesse a página da Funtefpr (http://www.vestibular.funtefpr.org.br), organizadora do Processo Seletivo IFPR 2016, ou acesse a página do IFPR (www.ifpr.edu.br).

Prefeitos do Litoral vão explicar fechamento das prefeituras dia 21

Esclarecimentos serão feitos durante coletiva para a imprensa. Evento será na tarde desta quinta-feira, no Palácio São José.

prefeitura-crédito-divulgaçãoNesta quinta-feira (dia 17), às 16h, haverá coletiva de imprensa na sala de reuniões do Palácio São José com os prefeitos do litoral. O tema é o fechamento parcial das prefeituras previsto para a próxima segunda-feira (dia 21).

Trata-se de um movimento estadual, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), como forma de protesto pela redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que agrava a crise financeira de várias cidades.

Os prefeitos estão se organizando e também realizando diversas reivindicações ao governo federal, pois muitos estão com sérias dificuldades administrativas por conta de menos dinheiro em caixa.

Nova intervenção no sistema de água acontece hoje à noite e abastecimento pode ser prejudicado

Se algum usuário identificar coloração da água fora do padrão, deve informar pelo telefone 0800 6058 115

AhdR3NE9metgVsYM_rknUJul0r00j1yAumNGN8qhmerxA CAB Águas de Paranaguá informa que a pressurização da rede de água já esta normalizada para toda cidade e as descargas preventivas também já foram concluídas.

Se algum usuário identificar em sua residência, questões relacionadas à coloração de água fora do padrão, deve comunicar à CAB, através do telefone 0800 6058 115.

Lembrando que a próxima intervenção está prevista para hoje, quinta-feira dia 17, a partir das 22 horas, até às 06 horas do de amanhã, dia 18.

Estas intervenções acontecem porque foi necessário o remanejamento das adutoras por causa das obras da PR 407. Com este remanejamento, o abastecimento de água em Paranaguá também fica comprometido.

Para garantir a segurança e qualidade do abastecimento durante e após as obras de duplicação, serão construídos 3 novos trechos de adutora, substituindo as já existentes liberando o caminho para o estacamento do novo viaduto.

O engenheiro da CAB que está à frente da intervenção, Lucas Arrosti, explica que as adutoras em questão são responsáveis pelo abastecimento de 100% da cidade, porém não impactará no bairro de Alexandra, pois essa localidade possui um sistema próprio de abastecimento

Planejamento das obras

Considerando a complexidade das obras e visando minimizar o impacto no abastecimento, as equipes técnicas da CAB realizarão as intervenções nos períodos de menor consumo, ou seja, durante a madrugada dos dias de semana, divididos da seguinte forma:

  • 1ª Intervenção, com interrupção do abastecimento na terça-feira, dia 15 a partir das 22:00 até as 06:00 do dia 16;
  • 2ª Intervenção, com interrupção do abastecimento na quinta-feira, dia 17 a partir das 22:00, até as 06:00 do dia 18;
  • 3ª Intervenção, com interrupção do abastecimento na segunda-feira, dia 21 a partir das 22:00, até as 06:00 do dia 22.

Como o restabelecimento do sistema ocorrerá por volta das 6 horas da manhã, durante o decorrer do dia, poderá ocorrer baixa pressão para as residências abastecidas pela rede pública de água.

Recomendações sobre qualidade da água

Logo após o término dos trabalhos existe a possibilidade de alteração na coloração da água. Para minimizar essa situação a CAB orienta que os usuários fechem o registro do cavalete às 22 horas dos dias 15, 17 e 21, e abram a partir das 10 horas da manhã dos dias seguintes.

Enquanto o abastecimento não é normalizado, a empresa recomenda a população que utilize a água existente nas caixas d´água de forma consciente e não custa lembrar que, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Legislação Municipal, todas as residências devem possuir reservatórios com capacidade suficiente para suprir em até 24 horas seu consumo básico.

A concessionária pede a compreensão da população e informa que como forma de contingenciamento, colocará a disposição caminhões pipas, para abastecer hospitais, escolas e creches. Reforçamos a importância dessa obras para garantir a segurança do abastecimento de água e qualidade nos serviços prestados em Paranaguá. Dúvidas pelos telefones: 0800 6058 115 ou no site www.cabaguasdeparanagua.com.br.

Biometria segue até dezembro em Paranaguá

Muitas pessoas têm reclamado que tentam marcar biometria no Cartório Eleitoral mas as vagas estão sempre esgotadas. Agora, as vagas são liberadas durante todo o dia via internet

5.4- títuloA boa notícia é que, o prazo para o cadastramento biométrico em Paranaguá foi prorrogado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia 22 de dezembro. A medida foi tomada devido às dificuldades encontradas com equipamentos no início do atendimento, o que impossibilitou que o Cartório Eleitoral alcançasse a meta.

O cadastramento biométrico começou no dia 16 de junho e tinha o prazo para terminar até 30 de setembro. Atualmente, são 24 equipamentos funcionando, sendo 18 deles exclusivos para atender pessoas que realizaram o agendamento pela internet.

Diariamente são abertas cerca de 630 vagas, que se esgotam em 30 minutos. Muitas pessoas têm reclamado que as vagas se esgotam rápido demais e só ficam liberadas no período da manhã. Agora, este período será expandido para todo o dia, via internet.

Vale lembrar que os eleitores estão sendo atendidos no Fórum Eleitoral de Paranaguá, que fica na rua Odilon Mader 994, Jardim Alvorada. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 09h às 18h.

Sem obrigatoriedade

Quem tem mais de 70 anos não tem a obrigatoriedade de votar e, sendo assim, não precisa. “Para os eleitores acima de 70 anos, a Constituição Federal no artigo 14 estabelece uma faculdade e o código eleitoral regulamentou essa informação. Os idosos podem deixar de exercer o voto se assim quiserem”, frisa a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Porém, segundo Sérgio Paulo Kawka, chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Paranaguá, não é possível garantir as consequências do cancelamento do título eleitoral. “O que eu posso dizer é que aqueles eleitores, inclusive os idosos, que estão com os títulos regulares, e não comparecerem para fazer a revisão biométrica terão os títulos cancelados”, disse em jornal local.

Muitos idosos estão procurando fazer o recadastramento por conta do que pode ser um boato, ou seja, de que perderam o direito à aposentadoria. Não há confirmação de que esta informação proceda.

Mas todo mundo pode fazer como Benoni de Paula, de 70 anos, morador da  Vila Itiberê que foi ao Cartório Eleitoral de Paranaguá e fez o cadastramento biométrico. “Se não votarmos não teremos direito a reclamar de nada. Tenho a intenção de continuar votando”, confirmou.

Testes no Rio Branco estão programados para 11 a 13 de setembro

Primeiras avaliações acontecem no Estádio Nelson Medrado Dias e inscrições foram feitas até o dia 4

8.1-Estradinha-Foto-Divulgação-Rio-BrancoDe olho no Campeonato Paranaense de 2016, o Rio Branco Sport Clube inicia sua preparação e montagem do elenco. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro serão realizadas avaliações de todos os atletas que fizerem inscrição.

De acordo com o gerente de futebol do Rio Branco, Dejalma Jacob, há uma grande expectativa de ter bons jogadores nesta avaliação. E a oportunidade está aberta, não só aos jogadores de Paranaguá e Litoral, mas de outras regiões também. “Estamos preparando estrutura de alojamento, alimentação, suplementos alimentares, frutas, entre outros para receber pessoas vindas de outras regiões”, destacou Jacob.

Os atletas inscritos serão avaliados durante os três dias pela comissão formada pelo gerente de futebol, Dejalma Jacob, Erminho que é auxiliar técnico da equipe profissional, Capitão Zé Carlos que é diretor de futebol do clube e ainda por Macaé e Pelezinho que são comandantes da equipe sub-16 e Valdemar Lubumba que é preparador de goleiros. Além deles, uma equipe de monitores será selecionada para auxiliar nas atividades realizadas.

As inscrições foram feitas até o dia 4 de setembro.