Conferência Municipal de Saúde acontece nesta quarta e quinta-feira no Teatro Rachel Costa

Evento acontece a partir das 18h de quarta-feira e contará com palestras, debate e grupos de trabalho.

16264

Encontro acontecerá no Teatro Rachel Costa

Acontece, nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), no Teatro Rachel Costa, a Conferência Municipal de Saúde. No dia 8, a abertura acontece às 18h e está prevista a apresentação de um vídeo referente aos 23 anos do Conselho Municipal de Saúde e uma palestra, às 20h, com o tema “Saúde Pública de Qualidade, Segurança do Paciente e Satisfação da População Parnanguara”.

Na quinta-feira (9), os trabalhos começam às 8h da manhã com o credenciamento dos participantes. Logo após será feita a instalação da mesa de trabalhos e uma palestra com o professor Isaías Cantoia, da Escola de Saúde Pública do Paraná. Às 10h30, há o debate com participação livre dos presentes.

Às 13h, começam as atividades com os grupos de trabalho, que devem debater a temática da prestação de serviços em saúde pública de qualidade.

Serviço
Conferência Municipal de Saúde
Data: quarta e quinta-feira (8 e 9 de julho)
Local: Teatro Rachel Costa.
Hora: quarta-feira (18h) e quinta-feira a partir das 8h.

Biometria: Eleitores podem agendar atendimento pela internet

Novos kists já chegaram. Filas devem diminuir

3.1- biometriaOs eleitores parnanguaras podem agendar um horário de atendimento para fazer o recadastramento biométrico no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A ideia é reduzir as filas e o tempo de espera. Porém, o Cartório de Paranaguá já recebeu um reforço para atender a demanda.

Novos kits estão à disposição para  que um maior número de eleitores possam ser atendido ao mesmo tempo. Para agendar o recadastramento o eleitor precisa acessar o site do TRE (www.tre-pr.jus.br) com o título de eleitor em mãos.

Os eleitores devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Paranaguá com o RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor. Todos os documentos precisam ser originais (cópias não são aceitas).

O Cartório Eleitoral de Paranaguá fica na Rua Odilon Mader, 994, bairro Jardim Alvorada. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os telefones para contato são os 3422 2623 e 3422 4804.

Hemepar Paranaguá terá atendimento diferenciado neste mês de Julho

337359530-doacao-de-sangueA Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá (Hemepar) informa que neste mês de Julho estará atendendo apenas nas segundas, terças e quintas-feiras, no horário das 08h às 14h  (não fecha para o almoço).

Segundo a Chefe da Unidade, Rosebel Alves, neste momento o Banco de Sangue de Paranaguá necessita com urgência de doadores de sangue de todos os tipos para repor os seus estoques, tendo em vista que a Unidade atende hospitais de todo o Litoral.

Pode doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam com boas condições de saúde e com mais de 50 Kilos. É necessário  estar descansado e evitar apenas a ingestão de alimentos gordurosos horas antes da doação. O processo é rápido – em menos de 40 minutos você faz a sua doação e ajudar a salvar até 4 vidas.

O Hemepar Paranaguá fica na Avenida Gabriel de Lara, 481, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje tem novo programa jornalístico em Paranaguá

IMG_4315Hoje tem novidade no canal 7. A partir das 19h30 começa o novo programa Jornal TVCi, que começa a ir ao ar em todo o Litoral do Paraná.  A apresentação ficará por conta da jornalista Diana Túlio, e os jornalistas Rafael Paes e Oswaldo Eustáquio também compõe a equipe fixa do programa.

A festa de lançamento do novo produto do canal aconteceu no último dia 30 e contou com a presença de várias personalidades políticas do Paraná, representantes da comunidade de Paranaguá e da imprensa local.

Fabiano Monteiro, diretor da TVCi, salientou o papel da TV em momentos cruciais da história recente da cidade. “Fizemos a cobertura de eleições, de grandes desastres naturais como as chuvas de março de 2011 e a cobertura ao vivo do carnaval da cidade, em 2010”, ressaltou.

Para a chefe de conteúdo do novo programa, Diana Túlio, a expectativa é de mostrar, diariamente, as histórias mais importantes da nossa cidade.

Vaga de deficiente físico é usada indevidamente no centro

Cadeirante usa rede social para denunciar mau uso da vaga especial

3.2- vagas cadeiranteA vaga destinada a portador de necessidade especial, na frente da Biblioteca Municipal Leôncio Corrêa, no centro, foi usada indevidamente.

E a denúncia foi feita pela cadeirante, Cíntia Lins, na rede social Facebook.

“Fui para uma reunião na biblioteca e meu marido não conseguiu vaga especial para estacionar. Paramos em local impróprio e complicado para descer do veículo, pensando que a vaga estava ocupada por outro cadeirante. Ao chegar no local, meu marido verificou que o veículo destas fotos não possuía credencial indicando que o proprietário necessita da vaga”, disparou na rede social.

O carro ficou no local por mais de três horas. “Tive  que atravessar a rua outra vez, sem usufruir do meu direito”.

A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.

As leis em questão são federais e oferecem diretrizes para os procedimentos nos municípios, pois cada município é responsável pela implementação, gestão e fiscalização do uso de vagas especiais na sua localidade.

Sem credencial

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de vaga especial, sem credencial, é infração sujeita à multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.

Somos responsáveis pela destinação correta de entulhos

Responsabilidade de dar a destinação correta é do morador ou empresa que gera o resíduo. Empresas fazem locação de caçambas e fazem o transporte do material. Todo cidadão correto vai aprovar uma intensa fiscalização

Caçambas devem ser usadas para entulhos. Foto: Juliana Gomes

Caçambas devem ser usadas para entulhos. Foto: Juliana Gomes

É do morador a responsabilidade de transportar o entulho. E quando falamos em entulho, falamos de restos de materiais de construção, podas de árvores, móveis e eletrodomésticos sem utilização.

Ao fazer uma construção, reforma ou jogar fora móveis e eletrodomésticos antigos, é normal que surjam dúvidas sobre o modo correto de efetuar o descarte do material. Mas a lei é clara quanto ao assunto. No artigo 33, inciso V, do Código de Posturas, a lei diz que é ilícito, ou seja, proibido “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”.

O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.

Acontece que, tudo que não pode, os parnanguaras fazem! Jogam entulhos nas calçadas, nos terrenos baldios, no meio da rua, sem qualquer respeito pelos demais cidadãos.

Quem faz isso deixa a cidade suja, feia e é um verdadeiro infrator da lei. Mas tem como fazer da forma correta.

COMO FAZER
Ao construir, reformar ou podar árvores, o morador deve levar em conta que precisará de uma caçamba para acomodar os detritos. Em Paranaguá, há diversas empresas que realizam a locação destes recipientes, mas é importante certificar-se sobre quais delas estão autorizadas a descartar o material no aterro sanitário. Em média, cobra-se R$ 140 para locação por três dias.

Constantemente, mutirões de remoção de entulho em diferentes bairros são realizados, mas isso não têm impedido que entulhos voltem às ser jogados repetidamente.

A multa por descarta incorreto começa a partir de 200 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), que equivalem hoje a cerca de R$ 490 reais. No entanto, o valor varia em função da extensão do dano, da quantidade de material descartado e se o cidadão é reincidente. O maior valor já aplicado pela Semma até hoje foi de R$ 46 mil.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153, da Guarda Civil Ambiental, ou pelo 3420-2967 (Semma) ou na sede da Secretaria, no Aeroparque. 

Mostra competitiva de dança acontece no Teatro Rachel Costa no sábado (4)

Ingressos custam R$ 20 e R$ 10. Evento começa às 19h.

16264O Teatro Rachel Costa recebe, no sábado (4), às 19h, o projeto Som da Rua – Mostra Competitiva de Dança, de estúdio de dança Isabelle Geraldi. A ideia é fomentar a dança no Litoral do Paraná.

As apresentações contemplam dança folclórica, clássica, urbana e contemporânea. O evento está estruturado em forma de competição, então haverá classificação dos grupos. O primeiro, segundo e terceiro lugar receberão troféus, além de um prêmio de R$ 500 para aquele com a maior nota.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia entrada).

Fonte: PMP

Confira os casos de dengue por bairro

11402738_119610685041876_6766095345041660052_nHá diferença de casos de pessoas que pegaram a doença na cidade e daqueles que vem de outros locais, ou seja, que contraíram a dengue em outras cidades.

O maior número de casos, realmente, é de pessoas que registraram a doença e pegaram aqui mesmo, em Paranaguá. São 11 casos confirmados.

Fique atento para evitar esta doença. Principal objetivo é evitar água parada.

TPC recebe dois navios de grande porte simultaneamente

IMG_2476novo-cais-TCPO Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu simultaneamente, na semana passada, dois navios porta-contêineres de grande porte. Juntos, os navios medem 633 metros de comprimento, demonstrando a capacidade do novo cais do Terminal, que passou de 564m para 879m de extensão depois de um amplo programa de investimentos em ampliação e modernização do Terminal, em receber as maiores embarcações que fazem o comércio internacional na América do Sul.

A operação simultânea dos dois navios também comprava a capacidade técnica e operacional do Terminal em receber navios ‘fora de janela’, já que o desembarque de uma das embarcações não estava prevista para a data devido a atrasos ocorridos em portos anteriores. “Apesar de ser uma operação não prevista, a flexibilidade e produtividade do TCP garantiu que o navio atracasse e recuperasse a agenda”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente Comercial do Terminal.

Caso o Terminal não estivesse apto a operar os dois navios simultaneamente, a embarcação fora de janela teria as opções de aguardar um novo horário para atracação em Paranaguá – o que atrasaria ainda mais sua escala, ou omitir o porto paranaense e partir para o próximo destino. “Qualquer uma das duas opções geraria prejuízo em toda a cadeia, desde o armador, até o importador ou exportador”, ressalta o Moraes e Silva.

Antonina: Prefeitura atende recomendação do MP e economiza R$ 30 mil

Dinheiro era usado em aluguel de hospital

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Atendendo recomendação administrativa da 1ª Promotoria de Justiça de Antonina, no Litoral paranaense, a prefeitura do município transferiu o Hospital Municipal Silvio Bittencourt de uma sede alugada para um prédio construído especialmente para abrigar o estabelecimento.
O hospital estava funcionando em um edifício alugado na Av. Conde de Matarazzo, embora já existisse há mais de três anos edificação ociosa construída para instalação da unidade de saúde. A Promotoria de Justiça tomou conhecimento de que a prefeitura tencionava renovar o aluguel para manter o hospital por mais alguns meses na antiga sede a pretexto de supostos problemas com o novo prédio.
O MP emitiu então a recomendação, orientando a tomada de todas as providências necessárias para que o hospital pudesse ser transferido.
Antes do prazo limite definido na recomendação administrativa (30 de junho), graças à intervenção do MP, as providências foram tomadas, e a mudança foi concluída nesta quinta-feira, possibilitando o atendimento ao público em local mais amplo e adequado, com economia de R$ 30 mil mensais em aluguel.