Arquivo da tag: Litoral do Paraná
Biblioteca Mário Lobo lança programa de voluntariado
Atuação de voluntários será aos sábados. Fundação de Cultura dará certificado de horas para os participantes
A Biblioteca Mário Lobo abre, nesta semana, inscrições para voluntários interessados em trabalhar no espaço aos sábados, das 9h às 13h. Para participar do programa de voluntariado, o interessado deve propor à Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) um projeto com atividade de quatro horas, a ser realizada com o público frequentador da Biblioteca Mário Lobo, a partir de 1º de junho de 2015.
As propostas de atividade devem ser de caráter cívico, educacional, cultural, científico, recreativo, assistencial e/ou de saúde.
A Fumcul salienta que os voluntários receberão, ao final da atividade, certificado de horas formativas, o que pode ser usado, por exemplo, por alunos de cursos de graduação como parte das metas de atividades extraclasse.
Os projetos de voluntariado devem ser encaminhados para a Assessoria de Projetos da Fundação Municipal de Cultura, pelo e-mail fumcul@gmail.com.
Fonte: Marcos Vincius/ PMP
Atendimento veterinário gratuito tem novo horário de funcionamento
Serviço é realizado de segunda a sexta-feira, na Semma, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Paranaguá informa alteração de horário do departamento de medicina veterinária. Desde segunda-feira (11), o atendimento veterinário acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h. São duas veterinárias disponíveis, a Dr.ª Elen Cristine Rodrigues Soares e Dr.ª Marcela Budant Franco.
A Semma ressalta que, diariamente, serão feitos 10 atendimentos. Por isso, é importante o cidadão chegar cedo para retirada de senha ou, antes de se dirigir à sede da Secretaria, no Aeroparque, informar-se pelo telefone 3420-2967 sobre a disponibilidade de atendimentos para aquele dia.
Vale lembrar que o serviço da Semma é para atendimentos clínicos ambulatoriais e não se realiza cirurgia no local.
Gatos, cachorros, passarinhos, cobras e animais de grande porte (cavalos e cabras) poderão ser atendidos. Em todos os casos, os donos têm de levar o animal até a Semma.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá
Promotoria de Justiça requer que Prefeitura de Matinhos anule pregão
De acordo com a Promotoria, pregão para compra de bancos de jardim é irregular
A 2.ª Promotoria de Justiça de Matinhos, emitiu na última quinta-feira, 7 de maio, recomendação administrativa à prefeitura municipal requerendo a anulação de pregão destinado à aquisição de 170 bancos de jardim.
De acordo com o documento, além de haver indícios de direcionamento da licitação, a prefeitura pretendia adquirir os bancos utilizando recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que não é permitido pela legislação.
Segundo a Promotoria, os recursos do fundo devem ser empregados exclusivamente na “implementação e eventual manutenção de programas específicos de atendimento voltados a crianças, adolescentes e suas famílias”, sendo vedado seu uso para “manutenção dos órgãos públicos encarregados da proteção e atendimento de crianças e adolescentes, o que deverá ficar a cargo do orçamento das Secretarias e/ou Departamentos aos quais estiverem vinculados”.
Pescadores prometem nova manifestação na busca de indenização
Situação se repete e comunidade de pescadores não aguentam mais esperar. Indenização teria sido prometida para março
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa promoveu audiência pública em Paranaguá sobre a indenizações a pescadores. Esta foi uma das etapas realizadas em 2014.
Os pescadores já aguardavam as indenizações quando descobriram que foram enganados. Até prisões de advogados ocorreram neste caso.
Porém, as indenizações foram prometidas para março deste ano e, mais uma vez, eles estão sem receber.
Por conta da preocupação de ficar com “mais uma promessa a ver navio”, eles estão se mobilizando para uma nova manifestação.
Os pescadores alegam problemas para receber as indenizações decorrentes do vazamento de óleo do Poliduto Olapa, ocorrido em 2001. O acidente deixou milhares de pescadores sem exercer a atividade durante um longo período, motivando as ações judiciais contra a Petrobras para compensação dos danos.
Além deste acidente, o Litoral do Paraná viveu outros acidentes envolvendo navios como o navio Norma, também da Petrobras, que bateu numa pedra na Baía de Paranaguá, fazendo com que um dos tanques que transportava nafta fosse atingido provocando derramamento do produto na região. Este caso ocorreu em outubro de 2001.
E em 2004 ocorreu o acidente com o navio chileno Vicuña, que explodiu explode provocando a morte de dois tripulantes.
Moradores aprovam duplicação da PR-407
Os moradores de Paranaguá e região estão animados com a duplicação de 3,5 quilômetros da PR-407, sentido Pontal do Paraná. A obra é uma parceria do Governo do Paraná e a concessionário Ecovia e irá beneficiar mais de 40 mil pessoas da região.
Segundo a moradora de Paranaguá, Jeniffer Alves Pinheiro da Silva, a obra de duplicação irá aumentar a segurança, e melhorar ainda mais o tráfego de pedestres com a construção das passarelas e da via exclusiva dos ônibus.
A vendedora Francieli de Campos afirma que a obra é importante para o desenvolvimento do Litoral. “Era necessária para impulsionar o desenvolvimento e melhorar a segurança dos estudantes e comerciantes que atravessam a rodovia. Além de melhorar o trânsito durante o período da temporada de verão”, disse.
OBRAS
Atualmente as equipes estão fazendo terraplanagem e aterro das marginais, e o alargamento da ponte sobre o rio da Vila e do viaduto na BR-277 com a PR-407, em Pontal do Paraná.
O viaduto, localizado no KM 6,6 da rodovia BR-277, está interditado e deve ser liberado no segundo semestre desse ano. Durante esse período, os motoristas que seguirem pela PR-407, sentido Curitiba, devem fazer o retorno no quilômetro 4,8 da BR-277. Já os que seguem sentido Pontal do Paraná terão que ir até o km 12,4.
‘Tesão Piá’ volta a Paranaguá e se apresenta no sábado (9), no Teatro Rachel Costa
Comediantes curitibanos retornam com novo show à cidade. Ingressos custam R$ 20 e serão vendidos somente no dia do espetáculo.
No próximo sábado (9), o palco do Teatro Rachel Costa recebe os curitibanos do ‘Tesão Piá’ para apresentação na cidade. Os ingressos serão vendidos a preço único de R$ 20 e só poderão ser adquiridos no dia do espetáculo, após às 18h, no Teatro Rachel Costa.
É a segunda vez que o grupo – que fez sucesso a partir de vídeos postados na internet – se apresenta em Paranaguá. A primeira, em junho de 2014, foi um sucesso de público.
O trabalho do grupo pode ser conferido no Canal TesãoPiá no YouTube, que abriga as esquetes produzidas pelos comediantes. Atualmente, os vídeos do grupo já foram vistos mais de 7,5 milhões de vezes.
Serviço
Tesão Piá
Data: 9 de maio.
Local: Teatro Rachel Costa.
Hora: 20h.
Ingressos: R$ 20 preço único, na bilheteria do Teatro. Vendas a partir das 18h de sábado (8).
Rio Branco é vice no Torneio da Morte
Com resultado, time do Litoral permanece na primeira divisão
O Leão da Estradinha venceu o Prudentópolis neste final de semana pelo placar de 1 a 0, em Paranaguá. Precisando de uma derrota do Nacional na última rodada do Torneio da Morte e fazer seu resultado em casa, o alvirrubro entrou em campo confiante e disposto a brigar até o fim pela vitória. Pouco mais de 600 torcedores acompanharam a dramática permanência do alvirrubro na elite do futebol do estado.
Com os resultados, o Rio Branco acabou como vice no Torneio da Morte.
Após o apito final, muita alegria da torcida, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Leão da Estradinha. Segundo o presidente Thiago Campos as lideranças da cidade e os empresários precisam abraçar o Rio Branco.”Precisamos de um maior envolvimento dos empresários da cidade, da liderança da cidade, talvez esse seja o momento, parecia que o clube nunca havia passado por essa situação, mas já aconteceu de ter o risco de rebaixamento, com campanhas piores que fizemos esse ano, agora é hora de virar a página e eu sinto que este é o momento de sentarmos e de vez abraçar o clube, o Operário chegou a final do paranaense e nós temos todas as condições para que isso aconteça, mas para isso é preciso que todos queiram e tenham boa vontade. ”, destacou Campos.
Confira como ficou a classificação do Torneio da Morte
1 Atlético 13P 6J 4V 1E 1D 14GP 5GC 9SG
2 Rio Branco 8P 6J 2V 2E 2D 7GP 6GC 1SG
3 Nacional 8P 6J 2V 2E 2D 4GP 8GC -4SG
4 Prudentópolis 3P 6J 0V 3E 3D 5GP 11GC -6SG
P= PONTOS; J=JOGOS; V=VITORIA; E=EMPATE; D=DERROTA; GP=GOLS PRÓ; GC=GOLS CONTRA; SG= SALDO DE GOL.
Fonte: Assessoria do Rio Branco
1º de Maio: População pode trocar alimentos por cupons
Shows, sorteio de carros e motos e de centenas de outros brindes estão na programação. Os cupons podem ser trocados por doações de alimentos. Atividades acontecerão a partir do meio-dia na Praça 29 de Julho.
A Secretaria Municipal do Trabalho de Emprego (Semtra) de Paranaguá informa a programação da festa do Dia do Trabalhador, que será realizada na Praça 29 de Julho no dia 1º de Maio. Promovida pela Prefeitura e pela Força Sindical, a festividade tem uma programação com sorteio de centenas de prêmios, shows musicais, feira gastronômica e exposição de artesanatos.
No sorteio regional, cinco sortudos saíram com um automóvel 0km. Ainda serão sorteadas 10 motocicletas 125 cc, 10 refrigeradores, 10 TVs e 10 computadores e mais centenas de outros brindes como micro-ondas e bicicletas, dentre outros. Para participar do sorteio, é preciso trocar 1kg de alimento não perecível – exceto sal – por um cupom. Pode-se fazer a troca de quantos quilos desejar. As doações serão encaminhadas para os programas sociais do Provopar Paranaguá.
A entrega das doações e a retirada dos cupons pode ser feita hoje mesmo na Praça, na barraca do Provopar, antes do meio-dia.
Shows
A animação da Festa do Trabalhador ficará por conta de quatro shows regionais. Ministério Nova Aliança, PH Na Estrada, Lucélia Salgado e Aroldo Amer irão se apresentar a partir das 16h.
Gastronomia e Cultura
A Festa do Trabalhador também será a oportunidade de degustar a culinária de 31 barracas participantes das tradicionais Feira da Lua da Praça dos Leões e do Aeroparque.
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) levará à Festa a exposição dos trabalhos de artesãos parnanguaras.
Fonte: PMP


