Comunidade acadêmica promove caminhada pela Unespar hoje

Possibilidade de rota estudada pelos organizadores. O percurso pode mudar dependendo do tráfego

Possibilidade de rota estudada pelos organizadores. O percurso pode mudar dependendo do tráfego

Agentes universitários, professores e acadêmicos da Unespar – Campus Paranaguá, estarão fazendo uma caminhada no ” DIA DE LUTA DA UNESPAR”, para mostrar as reais necessidades da Instituição e suas necessidades perante a comunidade.

Essa é uma ação que acontecerá em todos os Campus da Unespar.

Haverá algumas paradas em locais pré-determinados para manifestações em favor da Universidade.

De acordo com a organização do evento, em Paranaguá, a comunidade acadêmica contará com a presença do deputado estadual Tadeu Veneri, que estará na Unespar Campus de Paranaguá a partir das 14h em reunião na Universidade.

A Caminhada terá início às 16 horas, com saída da frente da Unespar.

Porto de Paranaguá promove simulado de atendimento a emergência ambiental

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) promove nesta quinta-feira (26), às 9 horas, um exercício simulado de atendimento a emergência ambiental.

A APPA possui uma equipe especializada no combate aos acidentes ambientais. O objetivo da ação é avaliar, em caso de acidente, a qualidade da comunicação para os órgãos competentes, assim como o tempo de resposta para o atendimento e a eficiência da equipe de combate ao acidente.

O simulado – que será coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente da Appa e observado por uma equipe do IBAMA – é uma das ações previstas no Plano de Emergência Individual (PEI), condicionante da Licença de Operação obtida pelo Porto em 2013.

O cenário do exercício prevê a queda de um tambor – que será içado por um navio atracado. O tambor deverá conter 200 litros de um líquido natural que irá simular óleo lubrificante.

Atenção imprensa:

O acesso à faixa portuária será realizado apenas com veículos oficiais da Appa. Por isso, os jornalistas e demais profissionais de comunicação interessados em cobrir o simulado de acidente ambiental devem confirmar presença, com nome, RG e CPF, ainda nesta quarta-feira (25).

Na quinta-feira, os profissionais da imprensa devem chegar no Centro Administrativo da Appa até 8h45.

SERVIÇO

Simulado de atendimento a emergência ambiental

Data: quinta-feira (26)

Horário: 9hs

Local: Porto de Paranaguá

Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 161- Paranaguá

Telefone para contato: 41 3420-1198

Casal é preso por tráfico de drogas em Paranaguá

Foto: fastnoticias

Foto: fastnoticias

O casal preso nesta semana, comercializava drogas em sua residência, que fica na rua Balduína Andrade Lobo, no bairro Santa Cecília.

A prisão ocorreu por volta das 19h30, do dia 23, quando uma equipe da ROTAM fazia um patrulhamento de rotina na região.

Duas pessoas ao perceberam a aproximação da equipe policial tentaram fugir para dentro de uma casa, mas os policiais militares conseguiram impedir a fuga no quintal da residência.

Eles tinham maconha sobre a mesa. A droga podia ser vista da parte externa da casa. Foi realizada uma busca domiciliar no local onde foram encontradas mais drogas.

No total foram apreendidos 304 gramas de maconha e 49 gramas de crack. O homem de 30 anos também possuía um Mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, já a mulher de 23 anos era conivente com a venda do entorpecente na residência, onde ambos receberam voz de prisão e foram encaminhados para 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá.

Análise preliminar aponta que passarela é segura para tráfego de pedestres

Empresa contratada pela Prefeitura de Paranaguá analisa estrutura desde dezembro. Nesta semana eles fazem sondagem do solo sobre a passarela.

15267

Fotos: Márcio Tibilletti

A passarela que liga o continente à Ilha dos Valadares é segura para o tráfego de pedestres. É o que afirma o engenheiro Henrique José Dias, após análise preliminar das condições da estrutura da obra, iniciada ontem e que termina nesta terça-feira (dia 24). Os levantamentos começaram em dezembro e um laudo completo será divulgado na segunda quinzena de março. A determinação para que fossem avaliadas as condições de segurança partiu do prefeito Edison Kersten.

15265Dias faz parte da equipe de uma empresa contratada pela Prefeitura de Paranaguá para avaliar as condições da passarela. Nesta semana eles estão fazendo a sondagem, para avaliar as condições do solo sobre as 120 estacas que dão sustentação à obra, e também extração de concreto, com objetivo de avaliar se ele tem resistência suficiente.

“Isso vai auxiliar nos cálculos para vermos se a estrutura suporta uma sobrecarga, já que a passarela foi projetada para pedestres somente. É uma estrutura antiga e que há anos recebe o tráfego de automóveis e caminhões, como o do Corpo de Bombeiros”, explica o engenheiro.

Aparentemente, segundo o engenheiro, a estrutura tem condições de continuar suportando o tráfego de pessoas. “Mas o laudo deve apontar a necessidade de reparos, tendo em vista que é uma obra antiga, que tem quase 30 anos. O trabalho que estamos fazendo é baseado todo em cálculos, mas já verificamos que não há necessidade de evacuarmos a passarela”, adiantou Dias.

O trabalho de avaliação da passarela começou com uma inspeção subaquática das 120 estacas que dão sustentação aos 12 diferentes blocos de concreto que compõem a passarela, bem como o desgaste ocasionado pelo fluxo de marés registradas no Rio Itiberê. O serviço foi feito por mergulhadores especializados.

Abertas inscrições para o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral Paranaense

Evento é articulado pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná e Prefeitura de Morretes, sede do evento.

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral Paranaense, marcado para o dia 26 de fevereiro, no Theatro Municipal de Morretes. O evento é articulado pela Rede Cidade Digital (RCD), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) e Prefeitura de Morretes, e conta ainda com o patrocínio da Exati Tecnologia e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR).

As inscrições são gratuitas para gestores públicos e podem feitas através do site http://forum.redecidadedigital.com.br/.

A ideia, segundo o diretor da RCD, José Marinho, será discutir as necessidades e apresentar soluções tecnológicas de gestão aos sete municípios do Litoral, região com 100 km de extensão e que atrai milhões de turistas anualmente. “O foco é a melhoria da gestão pública e que, cada vez mais, as prefeituras possam oferecer serviços online aos cidadãos, fomentar a inclusão digital e, principalmente, dar mais agilidade e eficiência à máquina pública através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”, destacou Marinho.

O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral é destinado aos prefeitos, gestores públicos e interessados no tema, especialmente aos municípios que integram a AMPLIPA: Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.

Guaratuba, destaca o diretor da RCD, é um dos municípios a frente no uso da tecnologia na gestão pública e deve servir de inspiração às localidades que pretendem ser Cidade Digital. Com recursos oriundos do BNDES, Guaratuba investe no projeto de rede inteligente para melhoria em setores como iluminação pública, controle de energia e água e frota de veículos, por exemplo. Com o projeto tecnológico, o município interligou os prédios públicos e planeja a distribuição do sinal de internet em determinados pontos.

O Theatro Municipal de Morretes fica na Rua XV de Novembro, s/n.

Navio da Marinha estará aberto à visitação pública neste domingo

DSC05310O Navio Patrulha “Babitonga”, estará aberto à visitação pública neste domingo (22), das 14 às 17 horas, no cais da Capitania dos Portos do Paraná. Vindo de Rio Grande (RS), sede do Comando do 5º Distrito Naval, o navio permanecerá no Litoral do Paraná até a próxima semana atuando no patrulhamento da orla marítima.

Na visitação, o público poderá conhecer as metralhadoras, canhões, lanchas e botes infláveis existentes no navio. Além do armamento, o visitante poderá visualizar os equipamentos empregados nas ações de socorro a navios no mar, bem como nas atividades de busca e salvamento em que são largamente utilizados.

Dia da visitação: 22 de fevereiro (domingo)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Capitania dos Portos do Paraná -Rua Benjamin Constant, 707 – Centro – Paranaguá-PR

Saiba como foi a sessão da Câmara de ontem

fotocapa-580x435Mais de 20 requerimentos para votação ontem na Câmara

A Câmara de vereadores começou o ano com uma das sessões mais disputadas. Além de um plenário cheio (faltou até cadeira para pessoas sentarem) muitos requerimentos foram analisados na sessão realizada ontem à noite.

Foram projetos ou requerimentos variados, o que provocou muita discussão entre os vereadores a cada momento que antecipava as votações.

Mais terrenos regularizados no futuro

Primeira matéria a ser votada na noite de ontem era sobre lotes a serem alienados.

O vereador Adalberto Araújo pediu vistas, ou seja, mais uma “olhada” a mais no processo antes de votar. O pedido do vereador foi rejeitado e a matéria foi à votação.

O vereador Adalberto ainda se absteve de votar porque não havia croquis para mostrar que região era aquela. Detalhe, o projeto está há seis meses na Câmara.

O líder do governo, vereador Maranhão, lembrou que são mais de 80 famílias que terão situação regularizada. O loteamento fica na vila Divinéia e a relação dos locais constava da mensagem. O objetivo é que estes cidadãos possam comprar o terreno onde moram, mas desta forma, eles  vão ter terrenos regularizados.

Semana de combate à violência contra a mulher

Como primeira presidente do Conselho municipal da mulher de Paranaguá, defendo toda iniciativa que vise o combate à violência, além de ajuda e atendimento às mulheres são vítimas também.

Por isso, fico imaginando o que poderá ser feito na Semana municipal de Combate à violência contra a mulher, proposta pelo vereador Adriano Ramos, e aprovada ontem à noite na Câmara de vereadores.

O projeto institui o período de 2 a 8 de maio como esta semana de combate. Ao dar seu voto favorável à iniciativa do colega, o vereador Márcio Costa lembrou que ele tem um projeto aprovado que cria um espaço para mulheres vítimas de violência.

Nipo garante Utilidade Pública Municipal

O vereador e presidente da Casa de Leis, Jozias de Oliveira Ramos, apresentou projeto tornando a Associação Nipo Brasileira de Paranaguá de Utilidade Pública municipal.

Os vereadores aprovaram porque conhecem as consequências do ato. Tornando uma associação como essa de Utilidade Pública, eles têm condições de conseguir recursos em nível municipal. E acredito, inclusive, que dependem desta aprovação para buscar  a garantia da Utilidade Pública Estadual e até Nacional.

A Associação Nipo atua em diversas áreas como cultura, esporte e educação da comunidade japonesa em Paranaguá e amigos.

Requerimentos rejeitados

vereadores da bancada de oposição requereram vários pedidos de informação à Prefeitura que foram rejeitados pela maioria com muitas justificativas. Pedidos relacionados a prazos para implantação de melhorias em bairros, licitações e previsão de início de obras.

Entre as justificativas para rejeitar os pedidos, estavam situações como repetições de solicitações já apresentadas anteriormente por outros vereadores, ou até pela possibilidade de conseguir as informações, diretamente, nas secretarias responsáveis.

Requerimento aprovado

Adriano Ramos solicitou guardas municipais em vários locais da cidade como creches, escolas e postos de saúde. O requerimento do vereador foi aprovado pelo voto de minerva, do vice-presidente da Casa, mas naquele momento presidindo a sessão, vereador Arnaldo Maranhão.

Presidente do Sismmap falará na Câmara e abono é garantido

A próxima sessão da Câmara será iniciada com uma fala, de aproximadamente, 15 minutos, da presidente do Sindicato dos Profissionais do magistério municipal de Paranaguá. A proposta foi aprovada pelos vereadores na sessão de ontem. Além dessa aprovação, os vereadores também aprovaram o abono aos professores que faltaram ao trabalho, por conta da manifestação que fizeram reivindicando pagamentos e melhorias salariais.

Câmara de Paranaguá e MP firmam acordo sobre Publicações Legais

6camara_municipal_paranagua5A 4.ª Promotoria de Justiça e a Câmara Municipal de Paranaguá firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) para regularizar as publicações legais do Legislativo, em veículos de comunicação. A medida visa evitar possíveis atos de improbidade administrativa.

Entre as obrigações assumidas pela Câmara está a de não mais realizar suas publicações com intermediação de agências de publicidade, comprometendo-se a fazer licitação para a contratação direta dos meios de imprensa escrita. Com isso, o objetivo é que os custos atuais sejam reduzidos.

No TAC também ficou acordado que os discursos dos vereadores proferidos durante as sessões legislativas não serão publicados em jornais impressos, conforme vinha ocorrendo. Além disso, está vedada a contratação de empresas de rádio e televisão para a mesma finalidade.

Em caso de descumprimento do que foi estipulado no termo, o Ministério Público do Paraná estipulou multa no valor de R$ 10 mil por item não cumprido do termo de ajustamento de conduta. Além disso, o presidente da Casa ficará sujeito à responsabilização criminal e pela prática de ato de improbidade administrativa.

Com informações da Agência de Notícias do Ministério Público do Paraná

AHPA/Fundesportes disputa Catarinense de Handebol de Areia

Evento acontecerá no próximo domingo em Santa Catarina

Barra VelhaA AHPA/Fundesportes defenderá o título catarinense de handebol de areia neste domingo (22) em Barra Velha, Santa Catarina. A equipe parnanguara que ficou com o troféu de campeão no ano de 2014 enfrentará as mais tradicionais equipes de Santa Catarina, para conquistar o bicampeonato catarinense.

O 2° Open Barra Velha de Handebol de Areia, também é a etapa estadual no Estado de Santa Catarina, e contará com a participação de equipes como Itajaí, Balneário Camboriú e Barra Velha.

Fernandes, atleta da equipe de Paranaguá, destaca que a competição é “excelente. Tivemos a oportunidade de participar e conquistar o título no ano passado, e em 2015 estamos muito bem preparados e esperamos conquistar mais um título para Paranaguá”. A Associação de Handebol de Paranaguá é incentivada pela Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundesportes e patrocinada pela Extra Credi Empréstimos e MDA Agência de Turismo.

As Parnanguaras voltam ao palco

10994933_764425826981180_2778114482388911619_nReestreia de “As Parnanguaras” acontece nos próximos dias 20 e 21/02, no Teatro Rachel Costa, a partir das 20h.

Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 20 e R$ 10 reais na bilheteria do teatro, das 14 às 18 horas e com os atores do espetáculo.

Importante lembrar que há uma promoção de reestreia: aquele que comprar os ingressos no valor de inteira, tanto na sexta, quanto no sábado ganha 50% de desconto para assistir o espetáculo Nigth in Comedy, no domingo ( 22).

Atenção para os pontos de venda:

ClubCell Revenda Tim (Tim da Faria Sobrinho)
Fit Club
Teatro Municipal De Paranaguá “profª Rachel Pereira Da Costa”

Ou diretamente com um dos atores:
Samanta Melchor
Loize Pinheiro
Alesson Lima
Micheli Matuzzi
Gerson Jose Ribeiro
Vivian Peron
Kelen Liz