Empresários japoneses vêm à Paranaguá prospectar interessados em investir em fábrica de Nori

Amanhã, uma comissão de empresários japoneses fará uma visita à cidade em busca de empreendedores interessados em serem parceiros na implantação da primeira fábrica de Nori – algas usadas na culinária japonesa – do Brasil, que será instalada em Paranaguá.

Os empresários japoneses farão uma palestra, na terça-feira (10), às 15h, no MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia), no Centro Histórico, para apresentar os detalhes sobre o negócio e prospectar interessados em selar parceria com a empresa japonesa para instalação da fábrica. A palestra é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem se inscrever enviando um e-mail com nome completo e RG para a imprensa.pgua@pmpgua.com.br até a tarde de segunda-feira (9).

Nori

O Nori é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas amplamente utilizada em pratos da culinária japonesa. Pode ser usado ao redor dos onigiri (bolinho de arroz) e sushi, muito populares no Japão. É, também, muito usado esfarelado, ou cortado em pequenas tiras misturados ou polvilhados por cima da comida.

A alga Nori é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C. A alga Nori contém duas vezes mais proteína do que algumas carnes.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Cigarro contrabandeado é tirado de circulação

cigarros_fumo_020409O rapaz com a moto pretendia fazer a entrega dos 15 pacotes de cigarro contrabandeado em estabelecimentos comerciais de Antonina.

Porém, no início da tarde deste domingo, policiais militares atuantes na Operação Verão 2014/2015, fizeram a abordagem deste rapaz. Para eles, o motociclista estava em atitude suspeita.

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado na documentação do condutor bem como na do veículo, porém, no bagageiro da moto havia um saco preto com 15 pacotes de cigarro contrabandeado.

O condutor da moto informou que comprou de uma pessoa para revender nos estabelecimentos comerciais de Antonina, porém não soube informar dados deste distribuidor. Foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.

Menores autores de tentativa de furto são detidos por populares

images (1)Populares, incluindo um policial de folga, conseguiram deter dois menores que estavam furtando uma moto no bairro Vila Divineia na última sexta-feira.

Os dois pegaram rapidamente a moto que estava estacionada em frente a uma oficina e estavam empurrando-a. Conseguiram empurrar alguns metros, até que uma mulher os viu tentando fazer ligação direta para ligar a moto e alertou sobre o furto. Rapidamente, alguns populares, conseguiram localizar e apreender os dois, evitando o furto. Ambos os menores foram encaminhados à 1ª SDP para providências.

Homem é resgatado de helicóptero na Alexandra-Matinhos

noticia_729987_img1_resgateO transporte aéreo realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) salvou a vida de um homem de que colidiu seu veículo na rodovia de Alexandra Matinhos, sentido Litoral, na manhã deste sábado (07). A esposa dele, que também estava no carro, foi encaminhada de ambulância. Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e da concessionária da rodovia também auxiliaram no resgate.

Segundo o copiloto da aeronave que participou do resgate, capitão Felipe Serbena, a concessionária que administra a rodovia, juntamente com uma equipe do BPRv, deram o primeiro atendimento às vítimas do acidente. “Por volta das 10h, o homem trafegava pela pista quando perdeu o controle do carro e caiu num charco às margens da rodovia. Ele tentou sair do veículo e acabou se afogando” contou.

Rapidamente os policiais chegaram e acionaram o Corpo de Bombeiros, que constatou o caso grave do homem e que seria necessário o apoio de uma aeronave para transportá-lo até um hospital.

Os bombeiros solicitaram o apoio de uma equipe do BPMOA, que rapidamente pousou na rodovia. O homem foi estabilizado e levado de helicóptero até o Hospital de Paranaguá, supervisionado durante o voo por uma equipe médica dentro da aeronave. “A esposa dele também teve ferimentos, mas não houve a necessidade do transporte aéreo e ela foi levada de ambulância ao hospital da região”, completou o capitão Serbena.

Fonte: Bem Paraná

Vencimento do IPTU será em abril

Primeiro vencimento do IPTU/2015 será em abril e o segundo em maio

11386Muitas pessoas têm questionado sobre a entrega e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) neste ano.

Aliás, muitos contribuintes iniciam o ano com o objetivo de aproveitar o 13º salário para pagar as despesas recorrentes como material e uniforme escolar, e o famoso IPTU.

Para os que estão curiosos quanto às datas do pagamento do imposto deste ano, aviso que o dinheiro só precisará ser desembolsado a partir de abril.

A Prefeitura de Paranaguá informou que o talão do IPTU será entregue em março para pagamentos no início dos meses de abri e maio.

A informação é do secretário Municipal da Fazenda, Silviani da Silva. As datas de cada parcela, assim como a forma de distribuição serão divulgadas em breve.

Porém, o secretário adiantou que os contribuintes que estiverem com o cadastro em ordem na Prefeitura de Paranaguá receberão o talão na própria residência, via Correio.

Menor de idade praticava furtos em Paranaguá

PolíciaNa noite desta quinta-feira, policiais militares que atuam na Operação Verão 2014/15, estavam em patrulhamento quando avistaram um rapaz com as mesmas características de um dos autores de um roubo ocorrido em uma panificadora nesta semana.

Realizada a abordagem, o menor de idade foi levado à delegacia para reconhecimento das vítimas.

Após o reconhecimento, o menor confessou este roubo e ainda outros ocorridos na mesma semana. E também indicou aos policiais onde estaria a arma utilizada para os crimes. Tratava-se de um simulacro de pistola que estava escondida na praça da Vila Cruzeiro.

A equipe deslocou até sua residência, onde foram encontrados ainda os moletons que ele estava utilizando nas ocasiões dos roubos e que aparecem nas filmagens. O menor foi apreendido e encaminhado à 1ª SD para providências.

Foliões se preparam para o Banho a Fantasia em Paranaguá

Guardas civis e policiais militares estarão fazendo a segurança durante o evento que percorrerá ruas do Centro Histórico de Paranaguá

MT2_8826

Foto: Márcio Tibilletti

Em Paranaguá, o Carnaval sempre começa mais cedo. O cortejo de Momo já foi selecionado numa grande festa reunindo integrantes de escolas de samba e a atriz global, Viviane Araújo.

E neste domingo, dia 08, acontece o Banho à Fantasia. Há 66 anos,começava esta brincadeira com um grupo de homens, vestidos com roupa de mulher, que andavam pelas ruas da cidade até chegar no Rio Itiberê, na Rua da Praia, para o banho.

Neste ano, a concentração está prevista para começar às 10h e a saída do Largo do Guincho para às 12h quando os grupos começam a sair do Largo do Guincho seguindo pela rua XV de Novembro até a rua Presciliano Corrêa até a Dr. Leocádio chegando ao Largo Cônego Alcindino para entrar na rua Marechal Deodoro. Dali, os milhares de foliões devem seguir pela João Régis até a Rua da Praia onde acontece o banho de mar à fantasia.

Proibido

O que vem acontecendo nos últimos anos, durante este evento que reúne mais de 12 mil pessoas, é a proibição do uso de garrafas ou qualquer outro material de vidro.

O objetivo é garantir a segurança dos milhares de foliões durante todo o trajeto da festa momesca. A orientação foi definida em reunião com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil e Fundação Municipal de Turismo.

A programação completa do Carnaval em Paranaguá pode ser conferida no link: http://www.pmpgua/conteudo/carnaval-2015

DER libera trecho da Graciosa onde ocorreu desmoronamento

unnamedAs equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) liberaram no fim da tarde desta quinta-feira (5) o trânsito na Estrada da Graciosa, em Morretes. Durante todo o dia, mais de 15 homens retiram pedras e barros que caíram na rodovia e bloquearam parcialmente a circulação de veículos nos quilômetros 15 e 16.

Na madrugada desta quinta-feira, por causa do excesso de chuvas, duas barreiras caíram nestes trechos, deixando o trânsito de veículos em meia-pista. Pedras de até quase 100 quilos caíram no meio da estrada, que foram retiradas por retroescavadeiras.

Nos dois pontos, as equipes retiraram todo material e fizeram a inspeção do talude e da rodovia. Nestes locais não há risco de novas quedas de barreiras e também não ocorreu nenhum dano ao pavimento, que é feito de paralelepípedos, com pedras basálticas.

Como ainda há previsão de chuvas, o DER vai manter suas equipes prontas para intervir na Estrada da Graciosa, caso ocorra algum deslizamento. Desde a queda de barreiras em março do ano passado, a Estrada da Graciosa tem passado por manutenções constantes, sem afetar a Mata Atlântica e preservando o patrimônio histórico da rodovia.

Corte de árvores gera polêmica

Foto: Márcio Tibilletti

Foto: Márcio Tibilletti

O corte de árvores em alguns locais da cidade gerou polêmica, especialmente, na rede social Facebook. Muitas pessoas reclamando do corte que foi realizado na semana passada, das árvores localizadas na frente da Unespar/campus Paranaguá.
Enquanto uns reclamavam do corte, outros reclamavam da falta de acessibilidade naquele trecho.
Porém, o corte não foi provocado para garantir a acessibilidade, mas sim para evitar queda de galhos sobre a rede elétrica.

Nota de esclarecimento
Em nota de esclarecimento, a Prefeitura de Paranaguá informa que deu apoio à Copel (Companhia Paranaense de Energia) no cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a empresa fornecedora de energia e o Ministério Público que determinava o corte de árvores com risco de queda sobre a rede elétrica do município. A árvore em frente à Unespar, no centro, foi uma das que tiveram de ser cortada.
“O corte foi aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, um entidade de participação da sociedade civil organizada, e obviamente respeita a legislação ambiental”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, professor João Roberto. O laudo técnico para o corte foi feito por uma engenheira florestal da Prefeitura.
Segundo ele, outras duas árvores já foram retiradas da frente do campus no ano passado, também por apresentar risco de cair. O local ainda recebeu melhorias nas calçadas – deterioradas em virtude da raiz das árvores – com piso tátil.
Após a retirada das duas árvores, no ano passado, em frente à universidade, a Semma fez o plantio de novas mudas – o que também será feito no caso do corte que ocorreu na última sexta-feira, dia 30.

Alteração da poligonal provoca manifestação dos TPAs no Porto de Paranaguá

Assunto será debatido em encontro na Câmara de Vereadores, hoje,com todos os sindicatos

5.1- faixa 2Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá (TPA´s) realizaram uma manifestação no Porto de Paranaguá na última terça-feira. O protesto foi pacífico e aconteceu devido a preocupação dos trabalhadores com o estudo da Poligonal do Porto, que segundo eles, pode causar perdas de postos de trabalho para a classe.

O presidente do Sindicato dos Estivadores e da Frente Intersindical de Paranaguá, João Lozano, explicou que o objetivo é prorrogar o prazo da consulta pública que, inicialmente, estava marcada para hoje. A Secretaria Especial de Portos anunciou que prorrogou o prazo, como o Blog da Luciane divulgou ontem.

5.1- faixa 4“Quem vai perder com a nova poligonal são os trabalhadores, o comércio local e o Porto”, dizia uma das faixas.  “A comunidade portuária está preocupada com a forma como estão tratando a nova poligonal”, dizia em outra faixa usada na manifestação dos trabalhadores.

“Hoje, o porto organizado requisita a mão-de-obra de todos os sindicatos”, explicou Lozano. “Somos contra a poligonal porque vai desmembrar o porto público do privado. Querem fazer porto no Imbocuí, em Pontal do Paraná e agora estamos lutando para que isso não aconteça, pois isso terá interferência no nosso mercado de trabalho”, enfatizou Lozano, durante a manifestação.

 Novo encontro

E hoje, haverá um novo encontro entre presidentes de sindicatos e trabalhadores, além de lideranças de outras entidades para falar sobre a poligonal, a atual proposta e o que pode acontecer com a alteração da área portuária. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores. “Toda a população está convidada. Precisamos ser respeitados”, destacou Lozano.

O encontro na Câmara acontecerá no auditório, a partir das 9h.

Fotos: Jornalismo da Ilha