Começam hoje as atividades do “Brincando nas Férias” do SESC Paranaguá

Image.1421264746371Tem início nesta segunda-feira (19) no Sesc Paranaguá   uma programação especial para o período de férias escolares. Será o evento “Brincando nas Férias (Edição de Verão)”, que vai oferecer diversas atividades recreativas e esportivas, destinadas a crianças de 6 a 12 anos (filhos de comerciários e não comerciários). As atividades serão realizadas até o dia 30.
Informações e Inscrições através do Telefone (41) 3427-5200 ou no Sesc Paranaguá (Rua  Domingos Peneda, 947, Estradinha).
Fonte: Jornalismo da Ilha

Transportavam criança em carro roubado

ka-roubado-pontalDurante operação de bloqueio em Paranaguá, na noite de sexta-feira (16), dois homens em um carro de Pontal do Paraná roubado foram presos porte ilegal de arma de fogo e receptação.

“Estávamos realizando operação de bloqueio na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, por volta das 22h, quando abordamos um carro Ford Ka, encontramos embaixo do banco do passageiro, um revólver calibre 32 com cinco munições intactas”, informou o tenente Zenildo Caetano das Neves.

De acordo com o tenente Zenildo, o automóvel abordado estava com alerta de roubo. No veículo estavam dois homens, os quais foram encaminhados por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Com eles, estava uma criança de 11 anos, a qual foi acompanhada pelo Conselho Tutelar de Paranaguá.

Fonte: Correio do Litoral

Adolescentes pegos com 1,5 Kg de maconha para “consumo próprio”

Dois adolescentes de 17 anos foram flagrados, na sexta-feira (16), com 1,5 Kg de maconha que transportavam no ônibus que vai de Paranaguá até o porto de travessia para a Ilha do Mel, no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Eles eram monitorados desde que saíram de Paranaguá. Quando chegaram em Praia de Leste, o ônibus foi abordado pelos policiais militares que encontraram exatas 1.526 gramas da droga em uma mochila. Os dois jovens, cuja descrição havia sido repassada pela Central de Operações do 9º BPM em Paranaguá, admitiram que pertencia a eles, mas que era para “consumo próprio”.

Com base na literatura jurídica, os dois teriam maconha suficiente para fumarem mais de 3.000 cigarros – “fininho” de 0,5 grama.

Vinte e um gramas

21gramas-17jan2015Com muito menos, dois irmãos – de 19 e 17 anos – foram flagrados, no sábado (17), com maconha na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos.

De acordo com a aspirante Keyla Wosniak, a equipe do Serviço Reservado realizava monitoramento na região quando avistou um grupo de pessoas consumindo droga na Praia Mansa. “Os policiais avisaram as equipes fardadas sobre a situação, por volta da 1h30, os quais deslocaram até o local e realizaram a abordagem”, conta.

“Com um rapaz, de 19 anos, foram localizados três tabletes pequenos de maconha, guardados dentro de um pacote plástico, que totalizaram 20 gramas, além de um cigarro da droga. Com um outro abordado, um adolescente de 17 anos, foi apreendido um grama de maconha que estava em uma embalagem pequena”, informou Wosniak. Os irmãos foram encaminhados à delegacia. Na balança, a droga apreendida pesou 21 gramas.

Rio Branco vence jogo treino com ótimo aproveitamento do ataque

Equipe formada por Amauri Knevitz derrota o Centro Esportivo Paranaense por 14 a 0 em atividade realizada na Estradinha.

IMG_8567   O Rio Branco realizou seu primeiro jogo-treino em 2015 na sua preparação para a disputa do Campeonato Paranaense. Os comandados de Amaury Knevitz bateram o Centro Desportivo Paranaense de Curitiba pelo placar de 14 a 0 nesta terça feira (13), na Estradinha, em Paranaguá.

O treino foi realizado sob forte calor na cidade e na primeira etapa o alvirrubro entrou com o goleiro Enderson, na lateral direita Bira, na zaga João e Junior Goiano na lateral esquerda Henrique, o meio campo contou com Alex, Paulo Henrique, Diogo Saraiva e Roger, no ataque Bruno Andrade e Bruno Gaúcho. O primeiro gol do jogo foi marcado por Bruno Gaúcho, na sequencia o lateral esquerdo Henrique marcou duas vezes e ampliou o placar para 3 a 0. No segundo período o jogo continuou pegado mesmo sob forte calor o zagueiro João e o meia Marquinhos que entrou no lugar de Roger ampliaram o placar.

Durante a partida Amauri Knevitz foi alterando a equipe utilizando outros atletas entre eles os que disputaram o Paranaense Sub 20. Os atletas que entraram na partida foram: Eder, Diogo Saraiva, Darlan, Caio Oliveira e Caio Marco Túlio, James, Oberdan e Marquinhos, no ataque Alexandre Manteiga e Neto. O placar daí em diante foi elástico James marcou quatro, Alexandre Manteiga anotou mais dois, já Marquinhos, Neto e Eduardo Prestes anotaram um gol cada.

Segundo o treinador Amauri Knevitz o resultado foi o que menos importou, pois o jogo-treino serviu para avaliar a situação de jogo. “O resultado da partida é o que menos importa em uma situação de jogo-treino, assim como perdemos em Curitiba para o Paraná e vencemos hoje, não podemos pensar só no resultado, mas devemos observar também o crescimento da nossa equipe dentro de campo, durante a partida nós tivemos momentos ótimos, momentos bons e ainda alguns momentos que precisamos acertar durante o treinamento, o grande numero de gols foi fruto de um bom aproveitamento não só do nosso ataque, mas também dos defensores que foram ao ataque e aproveitaram e é isso que temos que focar a partir de agora, aproveitar as oportunidades”, destacou Knevitz.

Outro ponto positivo foi a apresentação dos atletas que disputaram o Estadual Sub 20, o zagueiro Darlan, o lateral Caio, os meias James, Oberdan e Marquinhos e o atacante Alexandre Manteiga que foram elogiados pelo treinador. “A base do Rio Branco é ótima, tive o privilégio de chegar aqui e acompanhar a fase final da competição, e percebi os valores que o time tem, claro que penso em utiliza-los dentro da competição”, finalizou Knevitz.

O Leão da Estradinha terá um amistoso no próximo dia 25 (domingo) contra o Atlético Ibirama de Santa Catarina em busca de uma boa estreia no dia primeiro de fevereiro  diante do JMalucelli  em Curitiba pela primeira rodada do paranaense 2015.

Fonte: Imprensa do Rio Branco

4° Jantar Dançante com “Baile de Máscaras”

Folder (1)O Grupo Desperte Sorrisos realizará o 4º Jantar Dançante com sabor de solidariedade ”Baile de Máscaras”. O evento acontecerá no dia 31 de janeiro e os convites já estão sendo vendidos.

Toda a renda arrecadada será revertida para as ações sociais do Grupo Desperte Sorrisos.

O evento contará com a apresentação de Aroldo Amer e banda.

“Vista sua máscara, dance e desperte em você o gostinho especial que é o sabor da solidariedade”, lembram os organizadores que são jovens de Paranaguá.

É importante lembrar que os convites são limitados e não serão vendidos na hora, somente com antecipação.

Pontos de vendas:
Lojinha e Secretaria do Santuário do Rocio.

Valores:
1°Lote: R$ 30,00 (até 18/01)
2°Lote: R$ 35,00 (de 19/01 até 25/01)

Mas informações: (41)9820-1224

Todos os deputados federais eleitos tiveram votos em Paranaguá

Eleitores votaram, em maior percentual, nos candidatos locais, porém nenhum foi eleito

3.1-urnaOs deputados federais tomaram posse no último dia 01 de janeiro. A bancada paranaense, formada por 30 cadeiras, prepara-se para iniciar os trabalhos na primeira sessão que vai se realizar no dia 01 de fevereiro no Congresso Nacional.
Todos os deputados eleitos tiveram voto em Paranaguá.

O mais votado na cidade pólo do Litoral foi o candidato Takayama, do PSC, com 4.278 votos. O segundo mais votado foi Fernando Francischini, do Solidariedade,. Este porém, assumiu a pasta de Segurança do Estado. Em Paranaguá, Francischini conseguiu 2.402 votos. O suplente, pelo DEM, Osmar Bertoldi vai assumir a cadeira na Câmara dos Deputados.

O terceiro mais votado foi Luciano Ducci, com 1963 votos seguido de Alex Canziani que teve 1.677 votos.Confira no quadro o total de votos que cada deputado federal garantiu em Paranaguá.

Dos 69 mil votos válidos para deputados, os eleitores de Paranaguá destinaram um percentual de 56% para os candidatos locais. Porém, os candidatos de fora, ou seja, aqueles que não têm domicílio em Paranaguá, abocanharam 16.472 votos.
O candidato com menos votos foi Marcelo Belinatti com 6 votos.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Arquimedes Anastacio, a campanha apoiada pela entidade surtiu efeito, pois a maioria dos eleitores votou nos candidatos locais.
A votação conquistada, porém, não foi suficiente para garantir uma cadeira na Câmara dos Deputados. O Litoral conquistou uma suplência com os 18 mil votos do candidato pelo PV, Marcelo Roque.

“Agora a comunidade parnanguara tem esses deputados para buscar auxílio, como a cidade já teve antes. Buscar emendas e projetos para a cidade, é uma das metas, principalmente daqueles que trabalharam por candidatos de fora. Acredito que a Aciap fez sua parte e continuará atendendo às entidades associadas e trabalhando em prol do desenvolvimento de Paranaguá”, destacou o presidente da Aciap.

Deputados e votos em Paranaguá

• Takayama 4.278
• Francischini 2.402
• Ducci 1963
• Canziani 1677
• Cristiane Yared 1148
• João Arruda 759
• Leopoldo Meyer 778
• Rossoni 466
• Leandre 418
• Rubens Bueno 313
• Hermes Parcianello 449
• Diego Garcia 1990
• Evandro Roman 222
• Luiz Nishimori 193
• Edmar Arruda 183
• Luiz Hauly 140
• Alfredo Kaefer 143
• Toninho Wandscheer 237
• Osmar Serraglio 67
• Giacobo 137
• Nelson Meurer 51
• Dilceu Sperafico 62
• Ricardo Barros 50
• Enio Verri 37
• Sérgio Souza 36
• Aliel Machado 24
• Sandro Alex 23
• Zeca Dirceu 13
• Assis de Couto 7
• Marcelo Belinati 6

Fonte: jornal Diário do Comércio

População precisa colaborar com limpeza pública

Moradores não respeitam placas ou muros pedindo para não jogar lixo em determinados locais

3.2-matéria sujeira (1)Caminhões passam em dias determinados pelos bairros, mas montes de lixo se acumulam em determinados pontos
Placas e muros pintados pedindo para não jogar lixo em determinados locais da cidade não sensibiliza moradores que jogam, não só entulhos, mas todo tipo de lixo. É o caso do monte de lixo jogado no bairro do Samambaia, nos fundos da Escola Municipal Edinéia Garcia. O morador da região, e conhecido artista da cidade, Celso Johnson, o Mago das Bolhas, divulgou na rede social Facebook a situação enfrentada pelos residentes da região.
“Vamos respeitar o bairro do Jardim Samambaia e também as crianças, pois ali é passagem das crianças em direção à Vila São Jorge”, apela o Mago das Bolhas.
Porém, a situação se repete constantemente e em outras regiões da cidade, a situação se repete. Há casos em que moradores foram vistos deixando o lixo na frente da casa do vizinho.
O problema é que, muitas vezes, o lixo é deixado em dias que o caminhão nem vai passar no bairro, fazendo com que os entulhos deixem a cidade mais suja e feia.
Os caminhões de lixo têm passado pelos bairros com a regularidade normal, porém os entulhos são crescentes.

Capitania dos Portos terá mudança de comando

A cerimônia de passagem de Comando ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva, acontecerá amanhã, dia 14, às 10 horas, na sede da Capitania dos Portos do Paraná.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho estará à frente da cerimônia.
A Capitania está fazendo circular convites para a solenidade que acontecerá na sede da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, que fica na rua Benjamin Constante, 707, no bairro da Costeira.

Em torno de 100 inscrições foram feitas para oficina da Fundação de Cultura

Fundação de Cultura e Sesi promovem oficina para elaboração de projetos. A Fumcul lançou edital de projetos para trabalhar na área cultural e os interessados poderão aprender como fazer os projetos neste curso

12818A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL) e o SESI promovem, no dia 15 e 16 de janeiro, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.  A oficina tem como objetivo oferecer os conceitos utilizados na elaboração de projetos e mobilização de recursos para as organizações não governamentais.
O evento acontecerá das 8h30 às 17h.

Nos primeiros dias, foram várias as inscrições. Nesta semana, em torno de 100 inscrições foram feitas e concluídas e uma parte deve ficar na lista de espera para a segunda oficina.

A participação é gratuita e haverá entrega de certificados

Programação:
– Introdução aos conceitos básicos de planejamento e indicadores
socioambientais;
–  Leitura de Editais;
– Passo a passo da Elaboração de Projetos;
– Clareza e objetividade na descrição do objetivo geral e dos objetivos
específicos;
– Como contextualizar a minha comunidade;
– Como escrever a Justificativa do Projeto;
– Elementos essenciais na descrição da Metodologia;
– Dicas sobre a montagem do Cronograma e do Orçamento;
– Encerramento.

A palestrante é Rosane Fontoura. Ela é coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania
Empresarial da FIEP, formada em Ciências Sociais, Administração de Empresas e Direito, pós-graduada em Projetos Empresariais Públicos e Privados (UFPR), Marketing (FAE) e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Educação (UFPR). Pesquisadora na Kobe University no Japão e Hebrew University Israel.

O curso será realizado na Biblioteca Mário Lobo. Inicialmente seria na Casa Cecy, mas o local foi alterado.
Horário:   8h30 às 17h

Estação Ferroviária interditada chama atenção da mídia estadual

estacao2

Foto Reprodução RPC

Era uma questão de tempo para que a situação em que se encontra a Estação Ferroviária de Paranaguá chamasse a atenção da mídia estadual.

Na última semana, o motivo da interdição do prédio histórico virou matéria da Rede Paranaense de Televisão.

Nela, o encarregado de turno Cristiano Arajara da Rosa, de 39 anos, faz uma denúncia grave, pois refere-se a utilização do espaço para o uso de drogas. “Ali, agora, aí fica usuário de crack. Eles ficam o dia inteiro ali. De dia fazem correria e à noite ficam usando crack”, denuncia.

Agora as autoridades que fiquem atentas. Foi no início de 2012 que o prédio foi repassado para o município de Paranaguá, ficando a responsabilidade à Prefeitura.

Vista dos trilhos, onde o trem não chega mais. Foto: Cristiano Arajara da Rosa

Vista dos trilhos, onde o trem não chega mais. Foto: Cristiano Arajara da Rosa

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, existe um projeto – já com verba autorizada de R$ 1,8 milhão pelo Ministério do Turismo  – para a revitalização do espaço. Rafael Gutierrez, presidente da Fundação de Turismo, explica que a administração municipal não teve acesso ao recurso por ter pendências junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Existe ainda, conforme citou o presidente, pendências que impedem o município de firmar convênios com o governo estadual.

“O prefeito está tentando uma certidão negativa provisória, resolvendo isso com o Tribunal de Contas”, disse Gutierrez. A esperança é de que este documento seja liberado ainda neste mês de janeiro para que os gestores tenham acesso ao recurso e deem início a licitação da obra. A ideia é transformar a estação em um espaço gastronômico e cultural.

Não há data para que a licitação seja lançada e, portanto, prazo para que a restauração da estação fique pronta.