MP debate proteção ambiental no Litoral do Paraná

unnamedO seminário “Biodiversidade, Cidadania e Direito no Litoral do Paraná” vai debater, em dezembro, a atuação judicial e extrajudicial do Ministério Público em defesa do meio ambiente na região.

O evento é promovido pela Coordenação Regional da Bacia Litorânea e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Paraná, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pelo Observatório de Conservação Costeira (OC2). Acontece no dia 5 de dezembro, das 9h às 18h, no campus do IFPR, em Paranaguá.

O objetivo é apresentar aos estudantes universitários, professores, servidores públicos, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, advogados e ambientalistas, a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, na proteção e defesa dos direitos fundamentais socioambientais, as riquezas da biodiversidade da Bacia Litorânea. Também visa estimular a reflexão sobre a cidadania ambiental, ou seja, a responsabilidade de cada cidadão em cuidar do meio ambiente e denunciar as irregularidades, promovendo um Litoral Legal.
Serão abordados temas como a atuação judicial e extrajudicial do Ministério Público no litoral do Paraná, o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e as três esferas de responsabilidade pelo dano ambiental, os aspectos geográficos da Bacia Litorânea, a educação ambiental na formação da consciência cidadã, a biodiversidade da fauna e da flora dos diferentes ecossistemas do litoral, como o mar, montanha e floresta e a sua importância para o desenvolvimento sustentável e os serviços ambientais.
O seminário, com carga horária de 8 horas, será realizado no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (Rua Antônio Carlos Rodrigues, Nº 453 – Porto Seguro – Paranaguá | Fone: (41) 3721-8300).
Público alvo: Integrantes do MP-PR e do Poder Judiciário, estudantes das Universidades e Faculdades do Litoral e Curitiba, advogados, ambientalistas e servidores públicos do Litoral do Paraná.

Inscrições no site do MP-PR.

Combate à dengue chega na BR-277

04112014190117Um verdadeiro mutirão de combate à dengue está sendo realizado hoje, na praça de pedágio da concessionária Ecovia, que administra a BR-277 que liga Curitiba ao Litoral do Paraná, em São José dos Pinhais. A ação faz parte do Dia “D” de combate à Dengue e tem por objetivo conscientizar os usuários que transitarem na rodovia ao longo de todo o dia. Serão entregues 3 mil folders para os usuários que cruzarem a Praça de Pedágio (km 60 da BR-277), tanto no sentido Curitiba quanto Paranaguá.

O folder traz informações e dicas de eliminação e combate aos mosquitos transmissores da dengue: Aedes albopictus e Aedes aegypti. Esse último se reproduz dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa. De acordo com uma pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde, 90% dos focos desses mosquitos estão dentro das casas, principalmente em: baldes, garrafas, pratos de vasos de plantas, pneus, caixas d´água, piscinas, geladeiras, calhas e canos.

Renner, Riachuelo, Lojas Americanas e Cineplus no Shopping Ilha do Mel

Investidores apresentam projeto para imprensa local

15498756335_0eb9bc5b88_zO Shopping Ilha do Mel, que será construído na PR 407, estrada das praias, foi apresentado pelos investidores que compreende investidores da DMF, Parati e Família Possas.

Os representantes estiveram na Prefeitura de Paranaguá nesta sexta-feira (10) para apresentar detalhes do projeto. “Estamos na 21ª versão do projeto para viabilizar os projetos das lojas âncoras”, adiantou o engenheiro e um dos sócios do empreendimento”, Dirceu Pastre.

15311835659_ace806c434_zComo lojas âncoras ele fala das lojas Renner, Riachuelo e Lojas Americanas que já teriam confirmado presença em Paranaguá.

A expectativa é de que a obra possa começar em março de 2015. A partir daí, serão 2,5 anos de obra com a geração de 1.000 empregos diretos.

Para José Carlos Possas, também empreendedor do Shopping, “este será um empreendimento com começo, meio e fim”.

E o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, destacou que há projetos da administração que visam a intensificação do turismo. “E a atividade turística também fomentará a atividade econômica, juntamente, com a vinda do Shopping”, reforçou o gestor.

Encontro estadual dos Conselhos Municipais de Educação acontece amanhã

Evento acontece na Câmara Municipal a partir das 7h45. Programação tem apresentações culturais e debates sobre educação.

Amanhã, Paranaguá sedia o V Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, evento organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais do Estado do Paraná. O encontro será na Câmara Municipal e a abertura será às 7h45.

O tema central do evento neste ano é “Pelo Direito à Educação e a Articulação com os Planos de Educação” e a programação conta com diversas apresentações culturais, artísticas e debates.

Veja a programação do evento:

7h45 às 8h30 – Credenciamento.

9h – Apresentação Cultural – Fandango Mirim CMEI “Arcelina de Pina”.

9h30 – Abertura oficial do evento.

10h – Mesa de Abertura: Os Desafios Pelo Direito à Educação na Educação Infantil. Prof.ª Drª. Adriana Aparecida Dragone Silveira – UFPR; Prof.ª Soeli T. Pereira – Assessora Técnica do Proinfância do Paraná – MIEIB/FEIPAR.

11h20 – Abertura para Debate

12h – Encerramento.

13h30 – Mesa – Planos de Educação
Prof. Geraldo Grossi Júnior – Diretoria de Cooperação e Planos de Educação – Sase/MEC; Mediadora: Profª. Dr.ª Mary Falcão – Unespar – Campus Paranaguá.

12h20 – Abertura para Debate.

15h – Presidente Nacional UNCME.

16h – Estatuto e Eleição (Momento UNCME).

18h – Encerramento.

Fonte: PMP

Hoje é feriado em Paranaguá

8286 Paranaguá é um centro de referência para moradores de toda a região litorânea. Aqui também, muitas pessoas vêm para resolver problemas de negócios, entre outras situações.

Por isso, o Blog da Luciane, divulga que hoje, dia 07, é feriado na cidade. Feriado pelo dia da Padroeira da cidade Nossa Senhora do Rosário.

Neste dia da Padroeira de Paranaguá não haverá expediente no comércio local, como informa a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranaguá (Sincopar), Maria da Glória Soares Viana.

A Prefeitura de Paranaguá também publicou decreto como feriado nas repartições públicas.

Exposição Ártemis tem público recorde na primeira noite

Trabalho registra conscientização e prevenção do câncer de mama em Paranaguá

5.1- exposição (2)A sensualidade de mulheres que estão ou que conseguiram vencer o câncer de mama é retratada na exposição “Ártemis – deusa, mulher, guerreira” que começou na última quarta-feira (1º) na Casa Cecy, sede da Fundação Municipal de Cultura.
Ao todo, 16 mulheres foram fotografadas com um pequeno texto escrito ao corpo sobre o cotidianos destas mulheres. André Alexandre assina as fotografias, e o jornalista e escritor Paulo Ras as mensagens.
5.1- exposição (4)As personagens da exposição são integrantes do Instituto Peito Aberto, criado em 2013, para dar apoio à pacientes com câncer de mama. Atualmente, 37 mulheres fazem parte do Instituto. Segundo o fotógrafo, André Alexandre, o principal objetivo do trabalho é mostrar que, apesar da doença, a sensualidade e a feminilidade continuam. Por isso, acrescenta o escrito, as cicatrizes deixadas pela mastectomia ficam em segundo plano.
Na solenidade de lançamento da exposição, a emoção tomou conta.
“É lindo”, era o que mais se ouvia das pessoas quando admiravam a exposição.
Para Fabiana Parro, presidente do Instituto Peito Aberto em Paranaguá, a exposição oferece uma oportunidade de falar da vida, sobretudo da superação das mulheres. “Todas estas mulheres são guerreiras”, destacou.
Para o fotógrafo, André Alexandre, a experiência é marcante. “A luta delas nos incentivou a trabalhar. Em cada trabalho, a gente aprende um pouco mais, e só posso agradecer a oportunidade. Elas fizeram meu outubro mais rosa”, disse.

Dualidade
Isabela Galvez, William Nacked e Fabiana ParroFragilidade da mulher e a força da deusa guerreira, deusa da caça que é Artemis. Esta situação fez Paulo Ras sugerir o nome à exposição. “Essa dualidade, da fragilidade com a força está em cada quadro e na força da poesia”, disse o escritor que está em sua terceira exposição em Paranaguá. Direto de São Paulo, o vice-presidente do Instituto Peito Aberto, William Nacked, incentivou a formação do Instituto em Paranaguá com estrutura para que sejam desenvolvidos projetos. Ele é marido de uma mulher que teve câncer de mama. “Há muitos recursos, mas é preciso trabalho, gestão e projetos para atendermos estas mulheres”, reforçou ao destacar o trabalho de Fabiana Parro e de Isabela Galvez, presidente do Instituto em São Paulo.
E na questão do atendimento, em Paranaguá, o grupo conta com o trabalho da médica mastologista, Ana Carolina Machado. Ela vem acompanhando vários casos, além de fazer parte do grupo Peito Aberto no Litoral. “Sinto-me gratificada pro fazer parte da vida destas mulheres”, destacou a médica durante a solenidade de lançamento da exposição.
A cerimônia foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, médica ginecologista, Dra. Terezinha Kersten que parabenizou o grupo pelo trabalho que vem realizando em Paranaguá. “É uma situação que muitas mulheres poderão enfrentar e terão no grupo um apoio, um suporte”, lembra.
A exposição ficará em Paranaguá pelos próximos 30 dias e depois seguirá para São Paulo como lembra a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil. Para ela foi um orgulho receber a exposição na casa da Fundação Municipal da Cultura.
“O artista gosta de saber quantas pessoas viram o seu trabalho, participaram do evento e o livro de registro teve mais de 140 pessoas que assinaram o livro na primeira noite da exposição”, destacou a presidente.
A exposição de conscientização e prevenção do câncer de mama é uma das programações do Instituto em parceria com a Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Paranaguá.

Alunos soltam balões com mensagens bíblicas em Paranaguá

3.4-Imagem1Alunos do Colégio Adventista de Paranaguá promoveram um evangelismo com balões. Cada aluno escreveu um verso bíblico em um papel e o amarrou no balão.
A ação reuniu 250 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a diretora do colégio, Rosemery Olivo, a cada mês um tema diferente é trabalhado com os alunos. Em setembro foi escolhido abordar sobre Bíblia.
“Todo mês nós fazemos ações diferentes para que os alunos se conectem a Deus de uma maneira divertida”, explicou Rosemery.
Luana Freitas, aluna do 4º ano, conta que durante toda a semana eles aprenderam um pouco mais sobre a Bíblia. “Nós pudemos escolher o verso dos balões. Senti alegria ao soltar os balões pelo ar. Gosto muito de estudar aqui. A gente aprende mais sobre Jesus e Deus”, disse a aluna.
As turmas se reuniram no pátio do colégio e se organizaram em filas. Juntos, oraram a Deus a respeito dos destinos dos balões. Após o momento de oração, os alunos se dirigiram em frente à escola e soltaram os balões ao ar.
“Nós queríamos fazer algo que atingisse a comunidade e impactasse os alunos. Com a ajuda do Espírito Santo, essas mensagens serão um marco na vida das pessoas”, disse a diretora Rosemery.
Para Luigi Parpineli, aluno do 5º ano, muitas lições podem ser tiradas da Bíblia e podem ajudar outras pessoas. “Muita gente tem a Bíblia aberta em casa, mas não lê. A Bíblia ensina muita coisa sobre paz, família e saúde. Eu fiquei feliz com a ação porque as pessoas vão encontrar os versos e procurar na Bíblia”, conta. A informação foi divulgada por Michael Caceres.

103.265 eleitores vão às urnas, hoje, em Paranaguá

Paranaguá tem 17 candidatos, entre estaduais e federais.

3.1-eleicoes-2014-urnaCampanha local incentivou voto nos candidatos daqui. De acordo com os números registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até agosto deste ano, Paranaguá tem 103.265 eleitores.

O número oficial foi fechado em julho deste ano. Com o número atual de eleitores, Paranaguá permaneceu como o 10º colégio eleitoral do Paraná.

 Filiados

Neste semestre, também foi divulgado sobre o indicador da presença da militância política no estado está relacionado ao número de filiados nos partidos políticos.

Em Paranaguá, são 10.551 filiados a partidos políticos. O partido com mais filiados é o PDT com 1.717. Quem tem menos filiados é o Solidariedade, recém criado, com 5 filiados. O DC divulgou em maio a relação dos partidos e do número de filiados que começa em torno de 1.271 e vai baixando até o PT do B com 57 filiados. A maioria tem em torno de 200 filiados.

 Candidatos

Com relação aos candidatos, Paranaguá teve, neste ano, oito candidaturas registradas para deputado federal. São eles: Adriana Salomão Coelho, José Baka Filho, Adalberto Araújo, Marcelo Roque, Shirley Marodim, Maria Cirleide Silva, vereador Edu e Gisele Bório.

E a cidade teve mais 10 candidaturas a deputados estaduais registradas de pessoas de Paranaguá. São eles: Albino Tramujas, Cilo Coelho, Marquinhos Roque, Waldir Leite, Rochinha, Frisoli, Márcio Costa, André Pioli, Luiz Felix, Pastor Elias. Sérgio Daischtmann, que mora em Curitiba, mas ainda permanece com negócios em Paranaguá, também é candidato a deputado estadual.

Ainda temos o deputado federal Ângelo Vanhoni que é parnanguara e disputa a reeleição e o, também, parnanguara Caca Pereira, candidato a deputado estadual que é vereador em Curitiba, atualmente.

Resta saber, provavelmente, no dia 6 de outubro, quantos votos os candidatos locais terão, e quantos votos os candidatos de fora receberão, visto que entidades de Paranaguá incentivaram uma campanha para votar em candidatos locais com o objetivo de alcançar representatividade legítima na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Candidatos de Paranaguá. Eu voto!

Amanhã é dia de votar. Paranaguá tem mais de 103 mil eleitores e acredito que boa parte destes votos serão destinados a candidatos locais.

Acredito, também, que há muitos eleitores indecisos. Por isso, o Blog da Luciane, lembra os candidatos que confirmaram sua intenção de buscar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

matéria-baixa1-580x843