Arquivo da tag: Litoral do Paraná
Portuários fazem assembleia na próxima sexta-feira
A situação não anda boa entre a diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e o Sindicato dos Operadores e Trabalhadores Portuários (Sintraport) que realizou uma assembleia na semana passada e realizará uma nova assembleia nesta semana quando poderá aprovar um indicativo de greve.
Tudo porque as propostas apresentadas pelo Sindicato não foram aceitas pela Appa e as contrapropostas do porto também foram todas rejeitadas pelos trabalhadores.
Respeitando os prazos legais para estabelecer uma greve, foi marcada a assembleia para a próxima sexta-feira, dia 13, com primeira chamada às 19h e segunda chamada, às 20h, na sede do Sindicato.
Em fevereiro deste ano, os portuários realizaram a segunda manifestação deste ano em função dos problemas que a categoria vem enfrentando.
A manifestação foi realizada porque, os auxiliares de serviços gerais que atuam no Porto de Paranaguá há 24 anos, e que estavam realizando o serviço de amarração, e devido a entrega da realização desses serviços a iniciativa privada, agora foram encaminhados a divisão da manutenção civil do Porto.
Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários de Paranaguá (SINTRAPORT), Orlei de Souza Miranda, disse que “o Porto não resolveu esse problema ao longo dos anos, enquanto esse pessoal foi retirado da vassoura, da pá, da enxada, da foice para prestar outros serviços como conferente, operador de painel, de shiploader, entre outras atividades e agora, depois de 24 anos assim, o porto quer devolver a vassoura para esse pessoal dizendo que o que eles fizeram até agora não vale nada”, disse indignado o presidente.
Guarda Portuária
Mas as manifestações começaram na semana anterior quando os Guardas Portuários que atuam no Porto de Paranaguá realizaram uma manifestação no portão principal do Porto. Segundo o vice-presidente da Associação da Guarda Portuária, Felipe Cordeiro, os trabalhadores reivindicavam a regulamentação da guarda portuária, sem terceirização. Em novembro de 2013, a Secretaria dos Portos (SEP) apresentou proposta aos trabalhadores que permite a contratação de segurança privada para a vigilância dos portos. Para os trabalhadores a terceirização da atividade representa um risco à segurança portuária.
Em nota, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou, na ocasião que:
Durante anos, cerca de 70 trabalhadores ficaram lotados na amarração (serviço operacional) do Porto, em desvio de função com desdobramento em milhões de reais em ações trabalhistas. No entanto, o novo marco regulatório dos portos retirou totalmente as autoridades portuárias do processo operacional, reiterando o que a lei anterior já dizia: os trabalhos das autoridades deveriam ser restritos às funções administrativas e de gestão.
Sendo assim, estes trabalhadores que estavam deslocados exercendo funções de amarração foram reintegrados às funções originais (serviços gerais) o que tem gerado descontentamento por parte deles. E os serviços de amarração foram regularizados dentro dos padrões internacionais.
Todo o processo esta sendo acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho e do Estado, de forma que a Appa pretende dar o devido encaminhamento ao processo, cumprindo as formalidades legais.
Vereador cobra integração da ALL com a comunidade
Será que vai adiantar?
Hoje divulgamos que foi realizado um encontro, na semana passada, entre secretários municipais, o vereador Waldir Leite e representantes da empresa ALL.
Após a reunião, o vereador voltou a solicitar mais atuação da empresa ALL em ações com a comunidade. “Nós entendemos a grande e importante movimentação da ALL na cidade, porém alguns transtornos deveriam ser evitados se houvesse uma melhor atuação da empresa”
Ele refere-se a questões de limpeza das linhas férreas, pois em vários pontos, no espaço entre as ruas e os trilhos há grande quantidade de resíduos acumulados, o que causa mau cheiro e proliferação de insetos e ratos.
No mesmo dia, o vereador, acompanhado dos diretores da ALL, visitou alguns pontos onde há inúmeras reclamações da população.
“Estivemos mostrando alguns pontos que precisam de um cuidado especial. A empresa se comprometeu em cuidar do espaço que é de responsabilidade deles e também em reformar e instalar cobertura nos pontos de ônibus. Volto a repetir, os moradores da cidade precisam de respeito e vamos cobrar da empresa isso”, completou Waldir Leite.
Em tempo do Blog da Luciane: Se a área pertence à empresa e é, consequentemente, responsabilidade deles, porque precisam ser lembrados de cuidar? Por que não cuidam sem que a população precise ficar indignada com o descaso?
Alargamento da Avenida Roque Vernalha é proposta discutida entre empresa e Prefeitura
Vereador Waldir Leite participou de uma reunião entre as partes e voltou a cobrar dos diretores da empresa ALL uma maior integração com a comunidade
Enquanto secretários e engenheiros e vereador discutiam soluções para o problema gerado pela movimentação dos trens em determinados pontos de Paranaguá, a ALL entrou com ação contra a Prefeitura de Paranaguá para fechar as passagens de nível abertas recentemente.
Mesmo assim, as propostas apresentadas no encontro podem vir a serem aplicadas como soluções para os problemas apresentados, especialmente, pelos moradores da região da Avenida Roque Vernalha e Samuel Pires de Mello e caminhoneiros.
Durante o encontro, o vereador Waldir Leite reforçou que os moradores continuam reclamando do congestionamento e da demora das passagens das locomotivas em horários de pico. Há também uma preocupação em relação à segurança de ciclistas e pedestres, já que ainda não foi realizado nenhuma obra complementar após a abertura da passagem de nível.
A proposta apresentada pela ALL é o alargamento da Avenida Roque Vernalha e a implantação de uma alça de acesso à Rua Samuel Pires de Mello, com saída da rua Tufi Maron.
buscar soluções para desafogar o trânsito, principalmente na Avenida Roque Vernalha, uma das vias que liga vários bairros da região ao centro de Paranaguá. Além do vereador, o secretário de Segurança, Cícero Fernandes, o secretário de Obras, Juarez Amates, o engenheiros civil Ruy José Ribeiro e Silvio César Loyola, e representantes da empresa ALL – América Latina Logística também participaram da reunião.
Flash Mob do Coral de Paranaguá no Hiper Condor
Flash Mob (quando cantores ou dançarinos começam a dançar ou cantar de surpresa) do Coral Municipal de Paranaguá da Fundação de Cultura foi realizado ontem no Hipermercado Condor. Alguns clientes assustados, outros sorrindo.
Música no meio das verduras e das frutas em pleno domingo à tarde….Iniciativa da maestrina Marilia Cavallari.
Confira dois momentos do flash mob, que leva cultura e arte para espaços nada convencionais.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, acompanhou a apresentação.
E confira mais um pedacinho, da terceira música que o grupo cantou no local:
Em vídeo: Canceladas vagas nos hotéis para período da Copa em Paranaguá
Sabores do Litoral reúne 34 restaurantes com o melhor da gastronomia da região
Moradores e turistas terão várias opções para degustar durante o evento que este ano abrange sete municípios
Peixe, camarão e barreado, preparados de várias formas. Esses são os principais ingredientes do Festival Sabores do Litoral, evento que promove a gastronomia do Litoral paranaense e que está sendo realizando no período de 6 de junho a 6 de julho. Entrando na sua 4ª edição, o Festival registrou crescimento de 10% em relação ao ano passado, ampliando de 31 para 34 os restaurantes participantes do evento.
Dessa forma, o Sabores do Litoral reunirá neste ano restaurantes de Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Ilha do Mel. Cada um deles elaborou uma receita especial para o evento e vai oferecer o prato com 20% de desconto no preço.
A edição deste ano traz 12 novos restaurantes que participarão do evento, entre eles o Le Bateau – Hotel San Rafael, com o prato“Camarão Grelhado à Moda San Rafael”, camarão, tipo pistola, servido grelhado com um delicioso e leve molho de champanhe acompanhando de linguine. Dentre os pratos destacamos o do restaurante Camboa, presente no festival pela terceira vez, que irá oferecer a “Tainha com molho de pinhão recheada com farofa de ovas”, e do restaurante Casa Verde, de Antonina, que oferecerá o “Banquete Caiçara”, moqueca de peixe preparada com leite de coco, cebola, tomate e coentro, acompanhada de arroz branco, palmito pupunha da região com óleo de amêndoas, banana-da-terra assada e farofa de dendê. Os preços do menu do festival variam de R$ 24 a R$ 124, mas as porções são generosas e muitos acabam servindo de duas a três pessoas.
Como parte da divulgação do festival, uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos foi produzida e será distribuída gratuitamente. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page no Facebook (www.facebook.com/
Mutirão da Cidadania movimentou a cidade e gerou mais de 24 mil atendimentos
Estandes mais procurados foram os de retirada de documentação.
Mais de 24 mil procedimentos foram realizados durante o Mutirão da Cidadania – que aconteceu no Ginásio de Esportes Albertina Salmon no último final de semana segundo relatório divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade. O documento foi entregue ao prefeito Edison Kersten nesta manhã.
O evento trouxe mais de 40 serviços gratuitos ao cidadão e superou a expectativa dos organizadores.
“A procura foi muito grande, especialmente na parte de orientação jurídica e de confecção de documentos de identidade e CPF”, salienta Edson Luiz Arantes, coordenador Geral do Programa Paraná em Ação, do Governo do Estado. “Tivemos pessoas que não foram atendidas tendo em vista a grande demanda, por isso consideramos uma nova edição do evento na cidade, ainda sem data a ser realizada”, salientou Arantes.
O prefeito Edison Kersten, que esteve na abertura da Feira, salientou que “a retirada de documentos representa, para muitos, a cidadania e o acesso a direitos”.
O vereador Arnaldo Maranhão, que pleiteou a vinda da feira à cidade, avaliou como positiva a experiência. “Vimos uma procura muito grande, e especialmente, as pessoas felizes em conseguir realizar seu ingresso na cidadania, com documentos novos ou, então, resolvendo questões jurídicas e de saúde”, salientou.
Por parte do Estado, os espaços mais movimentados eram o da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), onde se fazia a retirada do RG e o estande da Defensoria Pública, onde, em parceria com estudantes da Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná), oferecia-se assistência jurídica para casos de divórcio, pensão alimentícia, dentre outros.
Por parte do município, os estandes mais procurados foram o da Assistência Social, que realizava a inscrição para o casamento comunitário. Segundo o relatório da organização do evento, foram 90 inscritos. Outro serviço bastante procurado foi a segunda via de certidão de nascimento e casamento.
A SEMTRA (Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego) realizou mais de 100 atendimentos, incluindo encaminhamento para vagas do Sine e inscrição em cursos profissionalizantes.
Participaram do evento, ainda, as secretarias municipais de Educação, Segurança e de Saúde.
Moradores da Costeira fazem manifestação contra obra da empresa CAB Águas de Paranaguá
Moradores do bairro da Costeira realizaram na manhã de hoje uma manifestação pacífica, cobrando providências da CAB Águas de Paranaguá sobre as obras no bairro.
Segundo os moradores, as obras estão provocando o avanço da água e detritos em algumas residências. Com as chuvas no final de semana, a situação piorou, o que provocou a indignação dos moradores que resolveram queimar pneus perto do centro comunitário do bairro e da empresa onde a obra está sendo executada.
“Isso não acontecia antes dessa obra começar”, disse uma das moradoras.
Fotos da equipe de reportagem do jornalismo da Rádio FM Ilha do Mel.
A poligonal continua no meio do caminho
O governo federal lançou na sexta-feira (6) consulta pública com a sugestão de alteração das fronteiras – chamadas de poligonais – de 17 portos organizados, conforme antecipou o jornal Valor Econômico. Ao contrário do que temia parte da iniciativa privada, os novos desenhos propostos pela Secretaria de Portos (SEP) não avançarão em áreas particulares nem englobarão terminais de uso privado, os chamados TUPs.
A maioria dos portos públicos já conta com um decreto delimitando sua fronteira, mas os limites de 17 deles estavam definidos em antigas portarias, da época em que os portos estavam sob gestão do Ministério dos Transportes. A Lei dos Portos determinou que o governo adaptasse as poligonais em até um ano, prazo completado no dia 5. Não há previsão de sugestão de alteração para os 20 outros portos que já contam com decreto.
Ainda, de acordo com o jornal Valor, um exemplo emblemático é o do porto público de Paranaguá. “Ele engloba a baía inteira de Paranaguá e Antonina e vai até Guaraqueçaba, numa distância de quase 50 km. Não faz sentido o governo fazer estoque de áreas”, diz Carlo Botarelli, presidente do grupo Triunfo, que comprou um terreno dentro do atual porto organizado sulista e espera ver a poligonal reduzida, excluindo sua área.
Em tempo: E aí, entra o que o Blog da Luciane já divulgou várias vezes sobre a famosa ‘mexidinha’ na poligonal do Porto de Paranaguá que ainda vai dar o que falar.



