Calçada não é extensão de casa!

Quem deixar entulho em calçada vai ganhar notificação

12535No último dia 15, o morador da esquina das ruas Ildefonso com Arthur de Souza Costa recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ainda ganhou uma notificação. Ele tem até a semana que vem para tirar a “casa” que ele deixou para o lado de fora, ou seja, na calçada da casa dele.

Caso contrário, ele vai ganhar uma multa. A atitude da Secretaria está sendo aprovada pela maioria dos moradores. Nas redes sociais, muitas manifestações a favor da iniciativa da Prefeitura.

Acúmulo de entulho deve ser retirado por morador em até 1 semana. Caso contrário, material será recolhido e o morador é passível de ser multado

Acúmulo de entulho deve ser retirado por morador em até 1 semana. Caso contrário, material será recolhido e o morador é passível de ser multado

Mas cuidado, porque entulho é resto de construção, corte de árvore, além de sofás velhos, entre outros produtos. Entulho é responsabilidade do dono e para acabar com o entulho, o “dono” deve ligar para uma empresa que tenha caçamba para providenciar a retirada.

E não adianta dizer que “meu vizinho fez!”. Se o seu vizinho se jogar na frente de um caminhão, você vai fazer a mesma coisa?! Dê o exemplo!

Festival de Música do Litoral está com inscrições abertas

10379921_733971076654606_6498732284688452350_oO Festival de Música do Litoral- FEMUL está com inscrições abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas via internet ou com a entrega dos formulários fornecidos no site da Fundação de Cultura para download, devidamente preenchidos.

Mais informações no endereço www.fumcul.com.br onde o regulamento também pode ser acessado.

O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na Praça de Eventos 29 de Julho, em Paranaguá.As composições deverão ser inéditas e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, independentemente do gênero musical.

Premiação
O Festival de Música do Litoral vai premiar os três primeiros lugares, além do melhor intérprete e melhor letra com os seguintes valores em dinheiro:

– Primeiro lugar – R$2.000,00 e troféu

– Segundo lugar – R$1.500,00 e troféu

– Terceiro lugar – R$1.000,00 e troféu

– Melhor interprete – R$ 1.000,00 e troféu

– Melhor letra – R$1.000,00 e troféu

De acordo com o regulamento do Festival, farão parte da comissão julgadora até sete pessoas de reconhecida capacidade literária musical, convidadas pela comissão organizadora do festival.

Mais informações no site: www.fumcul.com.br

Paranaguá sedia fase regional dos Jogos Escolares do Paraná

4_1274814672.0875Paranaguá sedia a 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), fase regional, reunindo aproximadamente, dois mil atletas dos sete municípios do Litoral Paranaense.

O evento está sendo promovido pelo Núcleo Regional de Educação em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Esportes.

Os atletas são divididos entre 12 e 14 anos e na categoria de 15 a 17 anos e, aproximadamente, dois mil estudantes estarão participando desta fase regional em sete modalidades que são: futebol de salão, vôlei, basquete, xadrez atletismo, handebol e tênis de mesa.

A solenidade de abertura contará com a presença da Chefe do Núcleo de Educação, professora Selma Camargo Meira e também é aguardada a presença do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten. O evento foi marcado para acontecer hoje, às 16h. O horário foi definido para o período da tarde para evitar que estudantes estejam circulando no período da noite desnecessariamente, além de garantir a segurança dos alunos.

“A solenidade acontecerá no Ginásio de Esportes Albertina Salmon, na Ponta do Caju”, lembra o presidente da Fundesportes, Darlan Janes de Macedo.

Os jogos terminarão no dia 22 e até lá, os estudantes ficarão nos colégios estaduais Vidal Vanhoni, José Bonifácio e Helena Viana Sundim. As refeições serão feitas no Gigante do Itiberê e toda a alimentação será fornecida pela Secretaria de Estado da Educação.

A modalidade de xadrez será disputada no Sesc de Paranaguá, enquanto que o atletismo será na pista do Gigante do Itiberê. No Ginásio de Esportes Albertina Salmon serão disputadas as provas de vôlei, futsal, handebol e tênis de mesa e no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas serão disputadas as modalidades de basquete entre as 22 escolas participantes desta 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná na fase Litoral.

Moradores da região do Aeroparque se mobilizam e fazem projeto

893755_876792612337800_1642705990145290692_oInteressante e bonito o projeto do Aeroparque que, segundo alguns moradores foi até apresentado na Prefeitura de Paranaguá. Além da revitalização do espaço, os moradores se mobilizam contra a instalação da delegacia modelo naquele espaço.

10171143_876792572337804_8939705121731612342_nAliás, diga-se de passagem, é a única área de lazer que Paranaguá tem. Não está na hora de pensar numa segunda área ou revitalizar o espaço de uma vez?! Importante lembrar que a área pertence ao governo estadual!!!!!

Fotos e vídeo circulam na rede social Facebook há dias.

 

Mais de 300 denúncias de maus tratos a crianças são registradas por mês

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes terá programação no terminal de ônibus em Paranaguá hoje

3633O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes é 18, mas a programação de conscientização acontece hoje no terminal de ônibus de Paranaguá.
A programação começa com palestra sobre exploração sexual com representante do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), a partir das 13h30. Palestra sobre adolescentes será feita por representante do projeto Ciranda.
Durante toda a tarde, pessoas do Proerd, Projovem, Núcleo de Violência, do Conselho Tutelar e outros órgãos estarão participando do evento e fazendo palestras com o objetivo de conscientizar as pessoas que estiveram participando do evento.
“Esta é uma forma de agirmos e buscarmos minimizar o problema”, destaca a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Paranaguá, Eliane Vieira. Segundo o Conselho Tutelar, há uma média de 300 denúncias por mês de abuso contra crianças ou adolescentes em Paranaguá.
O evento que começa hoje às 13h30 e termina às 17h, no terminal urbano, contará, também com equipes pedagógicas, professores de educação física promovendo atividades recreativas, entre outras atividades.

Oportunidade para completar álbum da Copa do Mundo em Paranaguá

Sábado, a partir das 10h, na Praça dos Leões, vai ter troca de figurinhas

figurinhas-da-copaA Copa do Mundo está chegando e o álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo de 2014 conquistou o País e virou mania nacional.

“Troco um Neymar e um Fred pelo Messi”, é uma das frases bem comuns nas escolas e nos bares. Agora os meninos e meninas, crianças e adultos com álbuns, terão a oportunidade de trocar figurinhas e completar o álbum neste sábado (17), a partir das 10h, na Praça dos Leões, mais próximos da banca da praça.

A promoção é da banca mesmo, que sabe que tem muita gente querendo “fechar” o álbum e precisa encontrar as figurinhas chave para isso. As pessoas se reúnem em escolas, no trabalho e até em bares com um único objetivo: trocar os cromos repetidos e completar rapidamente o álbum que, um dia, poderá ser uma relíquia.

E agora têm esta oportunidade. Não perca: sábado, dia 17, a partir das 10h, perto da banca da Praça dos Leões.

Certidão de débitos mobiliários pode ser retirada pela internet em Paranaguá

Em torno de 300 certidões são expedidas por mês. Documento pode ser retirado através do site www.paranagua.pr.gov.br

Imagem1A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Fazenda – Semfa, informa os interessados que desde o dia 12 de maio a certidão de débitos mobiliários (ISSQN e alvará) podem ser retirados pela internet.
O endereço para a retirada do documento é www.paranagua.pr.gov.br.

Acessando o endereço acima, o internauta clica em “Serviços Online” que fica do lado esquerdo da página e escolhe o documento que pretende retirar.

De acordo com o superintendente de divisão de fiscalização mobiliária, Aguinaldo Rozina, a iniciativa deve gerar uma economia para a administração municipal com a redução de impressões e uso de impressoras. Além disso, também há economia para quem não precisará se deslocar até a Prefeitura para pedir o documento.

Paranaguá tem nova Associação dos Servidores da categoria de Auxiliar de Serviços Gerais da Appa

Diretoria já foi composta em assembléia realizada nesta semana

DSC05287Uma comissão de servidores da categoria de auxiliar de serviços gerais da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no último dia 13, no Seleto para criação da Associação dos Servidores da categoria.

DSC05293Além da criação da Associação, foi aprovado o Estatuto Social e foi eleita a nova diretoria e o conselho fiscal.

A nova diretoria ficou composta da seguinte maneira:

Presidente: Gerson Antunes

Vice-presidente: Eriel Machado

Diretor geral: Ivan do Rocio Alves

1º Secretário: Eliseu Nogueira

2º Secretário: Amarildo Caetano

1º Tesoureiro: Antonio Miqueline

2º Tesoureiro: Eder Marinho

Conselho Fiscal: Amauri Zacharias, Gelson Luiz Cordeiro, Antonio da Silva Leite

Conselho Fiscal suplente: Robson Elias Mendes,  Esmael Pereira, Jair Cunha.

Hoje tem Canja das Seis

12479A Canja das Seis, que era realizada toda quinta-feira teve seu dia alterado para toda quarta-feira.

São dois locais usados para as apresentações. Um é na praça Newton Deslandes que recebe, uma vez por mês, a apresentação. As outras três apresentações que ocorrem a cada mês, são realizadas no Largo Monsenhor Celso, na frente das casas da Cultura e da Música.

12480E hoje, a Canja das Seis será realizada na Praça Newton Deslandes com a participação do cantor e compositor Aroldo Amer.

O evento faz parte das metas de trabalho do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, que quer incentivar a realização de eventos que mostrem o potencial dos talentos da cidade. De acordo com a diretora da Fundação, Beni Moura, a iniciativa é dos professores de música, que trabalham na Casa Brasílio Itiberê. O professor Dirceu Moreira é o coordenador dos trabalhos.

“Quando chove, o evento é realizado dentro da Casa da Música, Brasílio Itiberê”, reforçou Beni.
Visite a página da Canja das Seis: https://www.facebook.com/canjadasseis