Litoral conta com nova estrutura do IML

Gov. Beto Richa ianugura IML de ParanaguáO governador Beto Richa entregou ontem a nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá que atenderá também Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Antonina, Matinhos e Guaraqueçaba.

Com 415 metros quadrados, a nova sede recebeu investimento de R$ 1,2 milhão para a construção do prédio e mais R$ 350 mil para a aquisição de equipamentos.
O governador disse que com a entrega da estrutura, o governo estadual atende a um compromisso com a população do Litoral.

“A obra estava parada há quase cinco anos e agora se torna realidade. Isso tem acontecido com outros setores, como infraestrutura urbana, educação e saúde”, afirmou Richa. O governador fez também uma visita ao Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga e conversou com professores e alunos.

Vereador denuncia uso exagerado de vagões durante manobras

Se depender de vereadores de Paranaguá, a empresa ALL vai se incomodar, porque alguns deles vem registrando que algumas irregularidades vem sendo cometidas. Pelo menos, é esta situação que pode ser verificada ao ouvir o pronunciamento do vereador Márcio Costa na sessão da Câmara do último dia 30 de abril de 2014.
Confira.

 

Acervo da Capitania dos Portos do Paraná é catalogado por artista plástico local

Artista Diogo Rodrigues catalogo quadro de Emir RothO artista plástico e restaurador Diogo Rodrigues Alves, Diretor de Gestão da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, deu início à catalogação de todo o acervo de quadros pertencentes à Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). A proposta, inédita na história da CPPR, foi feita pelo próprio artista ao Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, durante visita à Capitania e seguira as normas também previstas pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Diogo Rodrigues cataloga quadro de Emir Roth 1No acervo, estão obras de artistas locais, como Darci Régis, Claumir Schlottag, e do já falecido Emir Roth, responsável por uma das obras de elevado valor cultural existentes na Capitania. Os quadros estão distribuídos por diversos setores da Capitania e deverão passar por detalhado registro.

“O objetivo deste trabalho é preservar a memória e a história representada em cada pintura e destacar o valor cultural e histórico das peças”, disse o artista, que também possui quadros expostos na Capitania. A previsão é que até o dia 11 de junho, dia em que será comemorado o Dia da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, a catalogação seja concluída.

As crianças vão se divertir

Entenda que tem muito adulto que também é criança!!!

10262179_10203107034210667_5133074809776777726_nMais um evento bem interessante já está programado para o Teatro Rachel Costa. Histórias à Brasileira vai ser apresentado no dia 12 de maio em quatro horários diferentes. Assistindo ao vídeo, que você também pode conferir aqui no Blog, perceberá que o espetáculo vai agradar as crianças, mas tem muito adulto que também vai se divertir.

Anote na agenda e leve seu filho. Pretendo levar os meus. Vou mostrar, ainda hoje o vídeo para incentivar a ida ao teatro.

10330297_10203107034130665_5428712372938547201_n

Vereador Maranhão convidou médicos e equipe de saúde para participar da Sessão da Câmara

12381Durante a recepção dos médicos cubanos, ontem, na Prefeitura de Paranaguá, o vereador e líder do governo, Arnaldo Maranhão, convidou os médicos e equipe da Secretaria Municipal de Saúde para participarem da Sessão da Câmara de Vereadores que acontece hoje.

arnaldo-águasUma ótima oportunidade para que, tanto o Legislativo conheça o novo grupo de profissionais que estarão atuando nas unidades de saúde, assim como os próprios profissionais possam conhecer os vereadores que autorizaram o valor de R$ 530 mil na última semana, para iniciar o custeio da estadia deles em Paranaguá.

A Prefeitura é responsável pela estadia, transporte e alimentação durante os três anos que os médicos devem ficar na cidade. O salário dos médicos é responsabilidade do governo federal.

Médicos cubanos estão em período de adaptação

Prefeito Edison Kersten acredita que o trabalho de mais estes sete médicos irá reforçar o programa Estratégia da Saúde em Paranaguá

12382Os médicos cubanos chegaram a Paranaguá na última segunda-feira (28) e ficam mais 10 dias passam por um período de adaptação até que comecem a trabalhar nas unidades de saúde designadas que são: Ilha dos Valadares, Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu, Alexandra e Vila do Povo.

A recepção foi na Prefeitura. Na ocasião, os sete médicos cubanos, ouviram do prefeito que eles devem reforçar o programa Estratégia Saúde da Família. O grupo ficará três anos morando em Paranaguá. A secretária municipal de Saúde, Dra. Terezinha Kersten, apresentou todos os secretários presentes na recepção, numa atitude simpática de anfitriã.

Ernesto Castro também faz parte do grupo de médicos cubanos

Ernesto Castro também faz parte do grupo de médicos cubanos

Ismaray disse que vai dedicar ajuda especialmente às pessoas especiais

Ismaray disse que vai dedicar ajuda especialmente às pessoas especiais

Manoel Antonio: "quero trabalhar muito"

Manoel Antonio: “quero trabalhar muito”

Norberto Gomes Torres disse que trabalharão juntos pela saúde da população

Norberto Gomes Torres disse que trabalharão juntos pela saúde da população

Marlie destacou que Paranaguá é uma cidade bela e pretende trabalhar muito

Marlie destacou que Paranaguá é uma cidade bela e pretende trabalhar muito

12384

Emílio Manuel está feliz por estar em Paranaguá

Elizabete Ramos disse que o povo em Paranaguá é amável e carinhoso assim como em Cuba

Elizabete Ramos disse que o povo em Paranaguá é amável e carinhoso assim como em Cuba

Governador entrega novo IML de Paranaguá

destaque__MG_4858O governador Beto Richa entrega nesta terça-feira (29) a nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá, no Litoral do Estado. Também participam da solenidade o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luvercy Rodrigues Filho; e o diretor do Instituto Médico-Legal do Paraná, Porcídio Vilani.

O investimento foi de R$ 500 mil. Outros R$350 mil foram investidos em equipamentos novos para salas de necropsia, câmara fria e móveis de escritório.

Com a inauguração da sede, os atendimentos já passam a ser realizados para as cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Antonina, matinhos e Guaraqueçaba.

Serviço:

Inauguração de nova sede do IML de Paranaguá

Data: terça-feira (29)

Horário: 10h30

Local: Rua Julia da Costa, 781

Aberto concurso público para Guarda em Pontal do Paraná

guarda-1Foi publicado o edital de abertura da Guarda Municipal de Pontal do Paraná. São 40 vagas para o cargo de guarda municipal. Inicialmente serão contratados 20 (14 homens e 6 mulheres) e os outros 20 ficarão em reserva técnica.

A função exige nível médio e oferece remuneração de R$ 1.048,00 de vencimento básico mensais.

Inscrições

As inscrições serão abertas no dia 05 de maio e podem ser feitas até 05 de junho, no site da Fauel. A taxa é de R$ 80,00 e pode ser paga até dia 06de junho.

O concurso será realizado em  duas fases.

1ª Fase, compreendendo as seguintes etapas:

Etapa 1: Prova Escrita (objetiva);

Etapa 2: Exame de Suficiência Física;

Etapa 3: Exame de Saúde e Antropométrico;

Etapa 4: Pesquisa Social;

Etapa 5: Avaliação Psicológica e/ou Adequação ao Perfil Profissional da vaga.

2ª Fase: Curso de Formação

Veja edital completo: http://www.fauel.org.br/ed_01_2014_pref_mun_pontal_parana.pdf

Diretor de políticas contra drogas é alvo de tentativa de assassinato no Litoral

Imagem1Tentativa de assassinato assustou os moradores de Pontal do Paraná no início da madrugada dessa segunda-feira (28). E trata-se de uma autoridade.

O alvo é Paulo Amódio, diretor de Políticas Públicas sobre Drogas de Pontal do Paraná que foi baleado em sua residência no Balneário Canoas, por volta da 00h20.

Foram disparados oito tiros de pistola, sendo que dois tiros atingiram Paulo Amódio.

Um tiro foi direto no peito e outro, atingiu o abdômen. Ele foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento 24 h de Praia de Leste onde recebeu os primeiros socorros.

Depois foi encaminhado para Hospital Regional de Paranaguá em estado grave onde foi operado no período da tarde.

De acordo com informações, extra-oficiais, a Polícia Civil e Militar, têm pistas dos suspeitos.

Aliás, suspeita-se que os criminosos tenham tentado cometer o crime de assassinato em retaliação ao trabalho do diretor de combate às drogas.

Diretor de políticas contra drogas é alvo de tentativa de assassinato no Litoral

Tentativa de assassinato assustou os moradores de Pontal do Paraná no início da madrugada dessa segunda-feira (28). E trata-se de uma autoridade.

O alvo é Paulo Amódio, diretor de Políticas Públicas sobre Drogas de Pontal do Paraná que foi baleado em sua residência no Balneário Canoas, por volta da 00h20.

Foram disparados oito tiros de pistola, sendo que dois tiros atingiram Paulo Amódio.

Um tiro foi direto no peito e outro, atingiu o abdômen. Ele foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento 24 h de Praia de Leste onde recebeu os primeiros socorros.

Depois foi encaminhado para Hospital Regional de Paranaguá em estado grave onde foi operado no período da tarde.

De acordo com informações, extra-oficiais, a Polícia Civil e Militar, têm pistas dos suspeitos.

Aliás, suspeita-se que os criminosos tenham tentado cometer o crime de assassinato em retaliação ao trabalho do diretor de combate às drogas.

Illbred lança clipe oficial gravado em Paranaguá

Banda de rock do litoral paranaense com anos de estrada lança clipe inédito da música “Sua Cura” do EP #NOVOILLBRED

Foto - IlbredA banda Illbred, de Paranaguá, lançou o seu primeiro clipe oficial, da música “Sua Cura”, que conta com uma gravação exclusiva feita no centro histórico de Paranaguá, com imagens do Rio Itiberê ao som de muito rock. Em apenas um dia, o videoclipe contou com centenas de visualizações, divulgando a música local para toda a grande rede.

A banda Illbred já existe desde 1996, lançou em 1999 seu primeiro CD Demo, nomeado como “Antes Tarde do que Nunca”, lançando em 2002 a EP “Cresça e Apareça”, onde cresceu seu prestígio no cenário da música independente nacional, fato que credenciou a banda a gravar seu primeiro CD em 2004, nomeado como “Conjugando o Verbo Levantar”. Cerca de 10 anos após o sei primeiro CD e após percorrer pelo cenário independente de todo o país, o Illbred renasceu em 2014, com lançamento do seu EP #novoillbred.

Apesar da longa estrada do Illbred, o clipe “A Cura” é o primeiro da banda, que mescla a maturidade com novos talentos da cena independente local. O clipe foi dirigido e editado por Max Machado, tendo na edição a colaboração de Ian Leite, com making of feito por Osvaldo Canfield. As imagens mostram o rock em sintonia com a calmaria do rio Itiberê, tudo isso com as pessoas parando para assistir a gravação, figurantes reais e rock de verdade.

O rock do Illbred mistura o hardcore de suas raízes, com um som mais melancólico advindo da experiência dos anos de estrada. Com letras ácidas, as músicas procuram criticar parâmetros da sociedade atual, como o bom rock deve ser, tendo no protesto pauta para as músicas da banda, que contam com riffs de guitarra pesados, vocal firme e bateria alternando calmaria e caos.

A banda é formada pelo vocalista Fábio Magronne (Vocal e Guitarra),Rodrigo Saif (Bateria e voz), Edsan Rozano (Baixo) e Matheus Webber (Guitarra). A banda conta com o site www.illbred.com.br, onde é possível baixar o EP da banda de forma gratuita.  O Illbred também conta com fan page no facebook com o nome “Illbred Rock”.

Quem quiser conferir o clipe “Sua Cura” pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=8rtIYA8pFUQ

Por Leonardo Quintana Bernardi