Arquivo da tag: Litoral do Paraná
Obra de pátio de caminhões é iniciada em Paranaguá
Depois das notícias que divulguei sobre shoppings. As pessoas começaram a ver movimentação numa área grande na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e me perguntaram o que estava acontecendo naquela área. Tratei de buscar informações e fiz matéria para o jornal Diário do Comércio que foi publicada hoje no espaço de Portos & Exportações que mostra o bom empreendimento na cidade.
Em contato com a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Paranaguá e com Rivadávia Simão, diretor da empresa Rocha Top, Portos & Exportações tomou conhecimento que a empresa tem quatro processos na Prefeitura de Paranaguá para construção de pátios de estacionamentos.
Um já foi aprovado. Trata-se do terreno que está entre a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e a Ayrton Senna e cuja obra de terraplanagem já foi iniciada. Dois outros processos estão na Prefeitura e o último será dado entrada pela própria empresa.
A obra traz alívio para a cidade, pois há uma carência enorme de pátio de caminhões em Paranaguá. No mês passado, lideranças de vários setores de Paranaguá estiveram reunidos na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina para discutir sobre o assunto e a necessidade de intervir com multas e abertura de novas frentes para minimizar o problema causado por caminhões que usam, muitas vezes, vias públicas como estacionamento, mas de forma indevida.
Audiência pública sobre drogas acontece hoje. Quem vai discutir o assunto?
O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Alessandro Vivone, convida a todos para a Audiência Pública que acontecerá hoje (16), às 19h30, no auditório da Câmara Municipal.
O objetivo da audiência é viabilizar a implantação de políticas públicas sobre drogas em Paranaguá. Esta audiência pública é uma das audiências mais importantes realizadas nos últimos anos, principalmente, porque é alto o índice de pessoas dependentes de drogas em Paranaguá.
E eu não usei a palavra “jovens”, de propósito. Porque não são apenas jovens dependentes. Vejo crianças, adolescentes, adultos e idosos dependendo dessa porcaria de crack, de cocaína, da maconha e outros tipos de droga como o oxi também.
Em cada família há alguém que tem uma pessoa que sofre com a dependência química ou que conhece alguém próximo envolvido nesse mundo difícil e destrutivo.
Então, espalhe esta informação: dia 16, audiência pública na Câmara Municipal, às 19h30, para discutir políticas públicas sobre drogas.
Depois não diga que não foi chamado para discutir sobre isso!
Paranaguá receberá médicos cubanos. DC nas bancas
Troféu Litoral Music acontece no próximo sábado
As votações para escolha dos melhores estão encerradas e, no próximo dia 19, no Teatro Rachel Costa, acontece o evento cultural que premia os melhores da música do Litoral.
O evento reunirá atrações musicais de vários gêneros e estilos, divulgando e promovendo talentos da região indicados por produtores musicais e outros profissionais do ramo da música e da imprensa especializada.
Além de diversas atrações musicais o público presente vai conferir, sorteios de brindes e a participação do elenco de “As Parnanguaras” e a coreografia do grupo lendário Caiçara.
A votação já foi encerrada com votos aos artistas através do site santinhodopauoco.
Os ingressos para o evento já estão a venda no no Teatro Rachel Costa, ou nas Lojas Renova Instrumentos Musicais, Estação Diet ou SuperAtiva.
Atrações confirmadas para a noite do dia 19: Edu Chociay, Rafael Passos, Monique Santin, The Revenge, Uisque Caiçara, Kauã E Rafael, Alvaro E Daniel, Lucas Santos, Mayckon Rhandyr, Anne Kelly , Aroldo Amer e Igor Brenaz.
Você pode deixar a Páscoa de um aluno da Apae mais saborosa
Em andamento julgamento de dois suspeitos do assassinato do delegado Zuba
Dois suspeitos de envolvimento na morte do delegado José Antonio Zuba de Oliva, em agosto de 2010, começam a ser julgados ontem em Matinhos.
Paulo Roberto Pereira Quintal, conhecido como ‘Tutancamon’, e Francisco Diego Vidal estão presos há quatro anos, suspeitos de participação na morte do delegado, que tinha 47 anos e uma carreira de 23 anos na Polícia Civil.
Os dois respondem pelos crimes de homicídio doloso qualificado, quando há intenção de matar, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Os suspeitos podem pegar até 30 anos de prisão.
O crime aconteceu no dia 24 de agosto de 2010 em Pontal do Paraná. O delegado Zuba, junto com duas investigadoras e Adilson da Silva, um funcionário público que auxiliava a polícia local, foram averiguar uma denúncia de que havia homens armados em um camping da cidade. As duas policiais foram rendidas. Zuba e Adilson foram baleados. O delegado morreu na hora. O funcionário público, de 42 anos, morreu horas depois no hospital.
Quatro suspeitos do crime foram identificados ainda em 2010. Felipe “Tex” e Paulo Aparecido Alves de Abreu, o Gauchinho, morreram em confronto com policiais. Os outros dois resistiram à prisão, mas conseguiram ser detidos. Segundo a Polícia, o quarteto seria integrante do Comando Vermelho da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Roberto Nascimento, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná, entidade que o delegado Zuba era associado, espera que seja feita justiça no julgamento do caso. Roberto Nascimento conhecia o delegado Zuba e diz que a morte dele foi uma grande perda para a Polícia Civil.
O delegado esteve à frente das investigações de pelo menos três casos de repercussão estadual em 2010: o assassinato da psicóloga Telma Fontoura, o envolvimento do filho do ex-prefeito de Pontal do Paraná com roubo de carga de cigarro, e o incêndio no fórum da cidade. Fonte: CBN
Paranaguá também receberá médicos cubanos
Médicos chegarão à cidade na próxima quinta-feira. Eles atuarão nas unidades básicas de saúde da Ilha dos Valadares, Vila do Povo, Serraria do Rocha e Jardim Iguaçu.
O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou na manhã desta segunda-feira (dia 14) da solenidade que teve presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, para acolhimento dos 770 profissionais que vão atuar no programa Mais Médicos, do governo federal, no Paraná.
Deste total, 7 médicos oriundos de Cuba vão atuar em Paranaguá, sendo que 2 ficarão na unidade básica de saúde da Ilha dos Valadares, 1 na Vila do Povo, 2 na Serraria do Rocha e 1 no Jardim Iguaçu. O local para atuação do sétimo médico está sendo definido, mas sabe-se que todos farão parte das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).
“A vinda dos 7 médicos vai ajudar bastante nossa população. Desde que assumimos já realizamos cinco testes seletivos para contratação de profissionais, mas a procura foi bem baixa. A falta de médicos é um problema nacional e esse programa veio em boa hora”, comemorou o prefeito, que na solenidade estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten.
A chegada dos médicos ao solo paranaense está prevista para quinta-feira (dia 17), conforme confirmou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten. “A recepção aos médicos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelo pagamento dos salários, estadia, transporte e alimentação dos médicos cubanos, que ficarão na cidade por três anos. Nossa equipe está providenciando tudo que é necessário”, explicou a secretária. Cada profissional terá 40 horas de trabalho semanais.
Hotel Ibis, Polloshop e biópsia para ontem. Confira
Informe Luciane Chiarelli
Biópsia para ontem
Só quem teve ou tem alguém na família que precisou ou precisa fazer uma biópsia sabe da urgência que é fazer este exame para “ontem”. E imaginar que Paranaguá até 2010 não tinha este serviço nem na rede privada, muito menos na rede pública, onde só veio a ter em 2013.
Este é um problema que soma-se aquele já divulgado nesta coluna quanto à falta de atendimento a mulheres drogaditas (sem custo algum) aqui em Paranaguá.
As mulheres caminharam muito, conquistaram muito, mas cá entre nós, em alguns quesitos, ainda estamos engatinhando…
Quanto à questão da biópsia, o Diário do Comércio, divulga nesta sexta-feira uma matéria bem interessante de um grupo de mulheres que está trabalhando para minimizar o sofrimento que é a descoberta de um câncer de mama.
Chamando outras mulheres para serem madrinhas, para costurar bolsas para drenos, para bancar uma peruca, enfim, para ajudar da forma que puder… Uma iniciativa que merece aplausos.
Aliás, uma das questões que me chamou a atenção foi o custo de uma peruca. Em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil dependendo do tamanho. Nossa, um custo bem alto.
Muita gente, às vezes, nem carro tem para ir até Curitiba fazer a sessão de quimioterapia. Imagina pagar por uma peruca!
Então, é claro, que quem pode ajudar, vai ser convidado a mostrar sua solidariedade.
Grande expectativa
Eu sabia que há expectativa para novos empreendimentos em Paranaguá, mas não sabia que a expectativa era tão grande.
Meu termômetro acaba sendo a fanpage do Blog da Luciane.
A notícia sobre o novo shopping onde hoje fica o Centro de Esportes Olímpio Possas teve, só na fanpage, mais de 19 mil visualizações na minha fanpage em pouco mais de 24 horas e mais de 160 compartilhamentos.
É muita coisa!
Polloshop e Hotel Ibis
Na sequência já vieram as perguntas sobre o Polloshop, mais na área central, e Hotel Ibis.
Pois, então, o sócio do Polloshop confirmou para o presidente da Aciap, que eles estão mais do que interessados em continuar com o empreendimento.
Aliás, o pagamento do aluguel do espaço está mais do que em dia!
A mensagem quanto à atualização do Plano Diretor já foi encaminhado para a Câmara.
A obra deve começar no segundo semestre.
E quanto ao Hotel Ibis, tudo pronto para que a obra comece. Sinal verde!
Ideia de “jerico”
Ouvi dizer que um deputado teria apresentado um projeto que, quem ganha mais de 8 mil reais, teria o valor excedente aos 8 mil resgatados pelo governo federal para fazer um caixa para obras.
O valor “resgatado”, seria devolvido daqui a alguns anos e pago em 14 meses.
Será que os deputados e senadores aceitariam a ideia de “jerico” do deputado? Parece que nem passou. Não vou nem falar de que partido é o tal deputado!
Iniciativa nota 10
Estava na hora de mobilizar as autoridades de segurança para propor soluções para os problemas de criminalidade que vem se agravando.
Na edição do jornal desta semana, o DC traz outra informação que o Blog da Luciane também divulgou sobre brigas entre jovens.
Até para marcar briga, o facebook tem sido usado. Que fase! E muita covardia tem sido registrada.
Bom final de semana!
Projeto 7 Metros e AHPA são temas de TCC
O Projeto 7 Metros, desenvolvido pela Associação de Handebol de Paranaguá no Município, será tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da aluna do 8º Período do curso de Graduação em Gestão Desportiva e do Lazer da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, Carola Hildebrando Gonçalves.
Carola está sendo orientada pela Mestre Isabel Cristina Martines, professora formada na Universidade Federal do Paraná, professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Gestão Desportiva e do Lazer da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.
Carola, que foi atleta da modalidade, falou porque escolheu a Associação e o Projeto 7 Metros como temas de seu TCC. “Escolhi a AHPA e o Projeto 7 Metros porque o handebol fez parte da minha vida durante muitos anos, então pensei em contar um pouco da história da modalidade no Município e falar principalmente da importância da Associação nesse processo de resgate desse esporte que andou um pouco esquecido em Paranaguá”.
Carola finalizou dizendo o que pretende mostrar para a população. “Quero demonstrar para a população acadêmica como a Associação mantém o Projeto em pleno funcionamento por todo esse tempo. Falando desde o começo quando o trabalho era 100% voluntário até os dias de hoje, quando o projeto recebe incentivos da Fundesportes”.



