Arquivo da tag: Litoral do Paraná
Davi e Golias é lembrado no jogo do Rio Branco
Com vantagem, Coritiba enfrenta o Rio Branco em casa
Jogo já começou, mas torcida riobranquista, aproveitou a rede social do Facebook para postar a torcida de uma forma diferente. A nova forma de torcer fez um comparativo entre os times e a história de Davi e Golias.
Na história, Davi, mesmo sendo pequeno, venceu o gigante Golias, aqui comparado ao gigante Coritiba. Vamos aguardar o resultado do jogo que começou no Estádio Couto Pereira.
Caso de estupro em escola vira caso de polícia e sindicância
A Escola Municipal “Dr. Joaquim Tramujas” está passando por reforma e duas novas salas de aula estão sendo construídas. Com as obras, há movimentação de pedreiros e outros funcionários.
No dia 10 de março, um menino de nove anos, depois de sair da escola, chegou em casa e falou para a mãe que um homem, que trabalha na obra da escola, teria tocado na genitália dele.
Dr. Italo Sega, Chefe da delegacia, falou que o caso é tratado como estupro em função da mudança da lei. A mãe falou para a direção da escola e todos se dirigiram até a delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência. Todos os envolvidos já foram na 1ª Subdivisão Policial.
“A direção da escola colaborou com o caso”, destacou o delegado. Disse também que a escola realizou todos os procedimentos necessários.
O advogado do pedreiro, Dr Tavares, diz que ele é trabalhador e pai de família e tem um sobrinho que, praticamente, cria e que trata-se de uma criança pequena. Ele também já foi ouvido na delegacia.
O pedreiro não faz parte do quadro da escola, e fazia um trabalho temporário. O inquérito está, praticamente, concluído e será encaminhado ao Poder Judiciário. Segundo consta, o suspeito tem passagem pela polícia, por furto, em 2008.
Nota oficial
Em nota oficial a Prefeitura de Paranaguá informa que está tomando todas as providências necessárias com relação ao suposto caso de violência envolvendo um menor que estuda na Escola Municipal Joaquim Tramujas, no bairro Porto Seguro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e será repassado à Justiça, a quem cabe apurar os fatos e determinar se houve ou não a violência. Como se trata de um caso envolvendo menor, o processo segue em segredo de Justiça e não pode haver manifestações sobre ele.
Assim que tomou conhecimento da situação a Secretaria Municipal de Educação fez a notificação junto ao Conselho Tutelar e encaminhou o caso à Polícia Civil. Ao mesmo tempo houve notificação da empresa responsável pelo acusado de ter praticado a violência. Tal empresa realiza a reforma do prédio. Será aberta uma sindicância pela Prefeitura, para apurar os fatos de forma administrativa. Também será mobilizado apoio psicológico aos pais e alunos que necessitarem.
Ficou determinado que guardas municipais permanecerão nas escolas que estiverem em obras e for registrada a presença de pessoas que não fazem parte do contexto escolar.
Professores, coordenação e direção de todas as escolas de Paranaguá estão sendo orientados a redobrar a atenção com relação aos alunos durante os horários de intervalo e nos momento em que há aulas.
A Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Paranaguá estão envidando todos os esforços para solucionar a situação.
Biblioteca Mário Lobo tem atraído pessoas de várias idades
A Biblioteca Mário Lobo tem atraído pessoas de várias idades, todos os dias, para uma boa leitura. Quem confirma é a coordenadora do local, Rute Moraes.
Neste início de ano, por exemplo, mesmo antes do horário de abertura da biblioteca, já tem gente aguardando do lado de fora.
“E não têm só crianças ou só adultos procurando. É muito diversificado”, garante ela.
O mês de janeiro, por ser um mês de férias escolares e ter muita gente viajando, foi um pouco mais fraco, mas desde fevereiro e início de março, a Biblioteca Mário Lobo tem tido uma visita diária, em torno, de 40 a 50 pessoas.
Aos sábados, a visitação tem sido fraca, de acordo com a coordenadora. Ela acredita que isso se deve a falta de programação artística que não tem sido freqüente porque há uma dependência da Fundação Municipal de Cultura. “Acredito que retorne no próximo mês”, disse ela.
Empresária de Paranaguá é homenageada no 7º Prêmio Mulher Empreendedora
Nesta semana, em Foz do Iguaçu, o sistema Fecomércio realizou a sétima edição do Prêmio Mulher Empreendedora 2013 com o tema “Mulheres que Surpreendem”.
O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, da presidenta Dilma Rousseff, do presidente do sistema Fecomércio, Darci Piana e de mais de 1.200 mulheres de várias cidades do Estado do Paraná, onde 23 mulheres foram homenageadas.
Uma caravana, formada por 25 empresárias de Paranaguá, que faz parte da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora – CMEG participou do evento.
A presidente da CMEG, Maria Mercedes Gori, prestigiou a entrega do prêmio à empresária Lusineri Pereira Santos, proprietária do Bazar Ciarte.
Paranaguá, mais uma vez, foi destaque através das pessoas que são reconhecidas pelo seu trabalho.
Empresa:
Bazar Ciarte
O Bazar Ciarte foi fundado em 1987, mas foi em 1989 que Lusimeri Pereira Santos se tornou proprietária do empreendimento. O sucesso do negócio se deu graças ao conhecimento em costura, tricô e crochê de Lusimere.
O Bazar Ciarte, que surgiu em uma pequena porta, dirigido apenas por um casal, hoje está instalado em uma grande loja no Centro da cidade contando com 15 colaboradores.
Em 2013, Paranaguá ganhou mais uma unidade do Bazar.
Prefeito pede ajuda de deputado e senadora para resolver entrada da cidade
Como parte da agenda em Brasília, o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, foi recebido, nesta semana, pela senadora Gleisi Hoffman em seu gabinete. Acompanhado do deputado federal Ângelo Vanhoni, o prefeito apresentou à senadora e ex-ministra chefe da Casa Civil as prioridades do município, pedindo que ela interviesse em favor de Paranaguá na obtenção de recursos importantes, principalmente aqueles destinados às obras da entrada da cidade.
“Fomos muito bem recebidos pela senadora paranaense, que demonstrou ser muito sensível às questões de Paranaguá. Esperemos uma boa parceria com o Governo Federal para trazer mais investimentos à cidade”, finalizou o prefeito.
Vereadores de Paranaguá estarão na Ilha de Amparo para audiência
Os vereadores decidiram, na última sessão da Câmara, que realizarão uma audiência na Ilha do Amparo com os moradores. Poderia ser uma sessão ordinária da Câmara, mas o termo foi mudado para audiência pública.
De acordo com a assessoria da Câmara, a iniciativa é do presidente, Marquinhos Roque. Acredito que esta vai ser uma oportunidade inédita que os moradores das comunidades marítimas terão de interagir com os legisladores. uma vez que têm dificuldades de acompanhar as sessões da Câmara.
A reunião é aberta à comunidade. Os parlamentares poderão se pronunciar, assim como os moradores. A ideia é de que, todos os meses, os vereadores estejam num lugar diferente. O projeto tem nome: Câmara Itinerante.
A Câmara Itinerante vai começar em Amparo, na próxima quarta-feira, dia 26, às 10h.
Cantora Anne Kelly lança CD hoje, em Paranaguá
Recursos com venda do CD e dos ingressos serão usados para casa de recuperação que trabalha com moradores de rua
A cantora Anne Kelly lança hoje o CD Vida Nova. Será no Teatro Rachel Costa, a partir das 19h. O show terá os recursos da venda dos ingressos, assim como a venda do CD revertidos para a casa de recuperação que trabalha com moradores de rua.
O objetivo é comprar equipamentos para uma marcenaria na casa de recuperação que a pastora Mari, ex-secretária de Assistência Social de Paranaguá, mantém no município.
Esta é uma ótima oportunidade para todos ajudarem neste trabalho social.
Inédito: greve no Rio Branco
Por causa da falta de pagamento para seis jogadores, teve greve, ontem no time do Rio Branco. Algo inédito na história do time.
De acordo com o presidente do clube, Thiago Campos, a situação deve ser resolvida hoje pela manhã. A greve resultou na falta de treino ontem, justamente quando o time tem um jogo importante neste sábado contra o Coritiba.
E, justamente, quando o time fez e tem feito um bom campeonato, principalmente se compararmos com anos anteriores.


