Mais vereadores falam a cada sessão na Câmara de Paranaguá

DSC_0008 baixaA Resolução 243, de dezembro de 1991, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Paranaguá, foi modificada com o objetivo de organizar o tempo disposto para as sessões ordinárias realizadas às terças e quintas-feiras no Palácio Carijó.
A Mesa Executiva da Câmara de Paranaguá, que tem como presidente o vereador Marcus Antônio Elias Roque, como 1º Secretário o vereador Ivan Aparecido Hrescak e 2º Secretário, o vereador João Carlos Alves Rodrigues promulgou a resolução que modificou os artigos 135, 144, 147, 173 e 174.
Com as mudanças ficou definido que a sessão terá duração máxima de duas horas e trinta minutos, podendo ser prorrogada por mais uma hora.
Outra situação, tão cobrada pelos vereadores, era com relação ao tempo destinado ao pronunciamento. Agora, cada vereador inscrito terá seis minutos para falar com prazo total de uma hora para esta parte. Isto significa que, no máximo, 10 vereadores poderão usar da palavra em cada sessão.
Quem quiser um aparte durante pronunciamento de um vereador, terá um minuto para se manifestar. Importante lembrar que este tempo é descontado dos seis minutos do vereador que tem a palavra. Também fica proibido mais de um aparte para o mesmo vereador e não será permitida a cessão de tempo de um vereador para outro.
Com as mudanças, mais vereadores se pronunciam em cada sessão.

O presidente da Casa de Leis, Marquinhos Roque, explicou aos vereadores na sessão de terça-feira, como a sessão iria acontecer naquele dia, de acordo com as mudanças. Confira no vídeo: 

http://www.youtube.com/watch?v=QAqbr0qw0Ns&feature=youtu.be

Feira de Estágio acontece hoje no IFPR-Paranaguá

Estágio ajuda aluno a se preparar para o mercado de trabalho

Acontece hoje no campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) a Feira de Estágio que tem o objetivo de mostrar ao aluno as possibilidades de estágio e de conseguir um bom emprego.
Palestras do CIEE, com o tema Lei do Estágio; do Núcleo Regional de Educação que falará sobre educação na área de sociologia serão proferidas durante a feira.
Montagem de currículo, o que a empresa espera do aluno e como se comportar numa entrevista também serão dicas que um dos palestrantes dará para os estudantes.
De acordo com o professor do IFPR, o estágio é uma boa oportunidade para o aluno colocar em prática o que aprende em sala de aula, mas também é bom para a empresa que tem a oportunidade de educar o aluno na sua rotina de trabalho.
O aluno pode fazer o cadastro para ter certificado emitido. A programação começa às 8h.

Sesc realiza encontros literários e sessões de cinema

paranaguaO Sesc Paranaguá promove uma série de atividades e fica para o público a difícil tarefa de escolher qual programação participar.
Os encontros literários, por exemplo, são destinados à leitura de fruição de textos literários diversos, bem como ao estudo e discussão de textos sobre a Leitura, o Livro e a Formação de Leitores.
O projeto é anual e a participação em mais de 75% dos encontros dará direito à Certificação. A participação é gratuita. A mais recente aconteceu ontem, dia 7. Os próximos encontros já estão marcados para os dias 04 e 08 de junho, a partir das 19h, no Sesc.
Em Paranaguá também tem o CineSesc. Hoje, às 17, acontece a sessão do filme “As Férias do Sr. Hulot”. A classificação é livre.
A próxima exibição no espaço será no dia 15, também,às 17h com o filme “Tempo de Diversão”.
E dia 22, às 17h, no Sesc Paranaguá, o filme “Parada”.

Agenda cultural nos próximos dias

No próximo dia 10, às 20h , acontece o 1° Fórum Municipal de Combate a Discriminação Religiosa, no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá.
O palestrante será o professor Glauco Souza Lobo, ex-secretário de Cultura de Curitiba.
No dia 11 acontece a Escolha da Beleza Negra do Litoral, no Club Discovery, em frente a Sambaqui Motos, a partir das 20h.
E no dia 13, a partir das 19h30, será feita a entrega do troféu Nilton Abel de Lima, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), quando serão homenageadas 13 personalidades do Litoral.

MP dos Portos pode ser votada hoje na Câmara

A votação da Medida Provisória (MP) dos Portos prevista para hoje na Câmara dos Deputados acabou por se transformar no primeiro e efetivo teste de força entre petistas e peemedebistas no Legislativo desde o início do ano. O governo, via PT, definiu ontem à tarde sua estratégia para a votação da MP. A tendência é de que defenda sua aprovação conforme veio da comissão especial, onde já assistiu o texto ser desfigurado após muita negociação, e confiar à presidente os eventuais vetos. “Vou defender que o plenário ratifique o texto aprovado na comissão. Não dá para aceitar mais alterações”, disse ontem o líder do PT, José Guimarães (CE), que presidiu a comissão mista. Para ele, da forma como está o governo ainda mantém a “espinha dorsal” da MP que é concentrar em si o planejamento estratégico da gestão portuária.

Atletas de Paranaguá estão sendo avaliados por time paulista

Revelações da base do Rio Branco viajam para São Bernardo dos Campos para avaliações. Jogadores ficarão 15 dias em testes no clube paulista e podem disputar Copa São Paulo. Clube renovou e emprestou outros atletas para segunda divisão do Campeonato Paranaense.

SONY DSCQuatro jogadores revelados nas categorias de base do Rio Branco viajaram no último domingo (5) para São Bernardo dos Campos (SP), onde serão avaliados pela comissão técnica do time paulista. Acompanhados do preparador de goleiros Oberdan Araújo, os meias Felipinho,18 anos, e Marquinhos, 19 anos, o lateral-esquerdo Carlos Kobai, 19 anos, e o zagueiro Lauro, 18 anos, ficarão 15 dias em período de teste e adaptação no clube paulista. Os jogadores podem fazer parte da equipe que disputará a Copa São Paulo.