Conferência do Parlamento Juvenil aconteceu em Paranaguá

conferencia oficialAconteceu na sexta-feira, dia 03 de maio, a 1ª Conferência Regional do Parlamento Juvenil do Mercosul, em Paranaguá.
O Parlamento Juvenil do Mercosul, nada mais é do que um espaço onde jovens possam trocar idéias, dialogar e debater entre eles, sobre temas que realmente tenham vinculação com suas vidas presentes e futuras.A finalidade desta palestra foi divulgar o Parlamento Juvenil do Mercosul e mostrar a sua importância para os jovens, e também sobre os Grêmios Estudantis.
A representante do Parlamento, Brenca Letícia Souza da Silva, fez o convite para todos os alunos e interessados a participar do evento que aconteceu no Instituto Federal do Paraná- Câmpus Paranaguá.
O evento teve apoio do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE).
De acordo com a parlamentar do Estado do Paraná, Brenda Silva, o objetivo do evento é oportunizar espaços de participação, incentivando o protagonismo juvenil através de debates sobre temas que têm profunda vinculação com as vidas dos jovens e estabelecer um espaço de diálogo com diversos segmentos com a juventude.
Entre os temas tratados foram a participação cidadã, diversidade cultural, sexual e religiosa; jovens e o mercado profissional; educação em forma de conhecimento; protagonismo juvenil.

Pagamento em dia de IPTU parcelado é garantia de desconto em 2014

Segunda parcela do parcelamento vence no dia 5. Desconto por assiduidade é de 5%, lembra o secretário municipal da Fazenda, Silviani da Silva. 

9137O contribuinte que mantém o pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) em dia garante desconto do tributo no próximo ano em Paranaguá. Com a proximidade do segundo vencimento do parcelamento em 2013, para o dia 5 de maio, o secretário municipal da Fazenda, Silviani da Silva, faz o alerta. “É importante manter o pagamento em dia, para garantir que em 2014 seja dado o desconto de 5% no valor do imposto, por assiduidade”, lembra.
A Prefeitura de Paranaguá tem política de descontos para contemplar os contribuintes. Neste ano, quem optou pagar antecipadamente, em 11 de março, à vista, teve desconto de 10%, mais 5% por assiduidade e outros 5% pelo adiantamento. O parcelamento é feito em oito vezes, para facilitar a vida dos contribuintes que não tem condições de pagar o valor total de uma vez só. O valor mínimo da parcela não deverá ser menor que R$ 50.
A entrega dos 43.755 carnês emitidos em 2013 começou em 18 de fevereiro. Um esquema especial de distribuição foi montado no pátio do Palácio São José. Para facilitar, os moradores de condomínios populosos receberam os documentos para pagar o tributo em casa. Houve ainda emissão pela internet, mais uma comodidade oferecida pela Prefeitura de Paranaguá.
Foram isentos da cobrança de IPTU contribuintes com imóveis no valor de até R$ 28 mil. O mesmo valor de desconto foi dado para os que custam mais. Entretanto, o abatimento não vale aos terrenos vagos e também para as taxas de lixo e de prevenção de incêndios.

ISENÇÕES
A Prefeitura também beneficia aposentados e pensionistas com isenção do IPTU, entretanto a idade tem que ser de 65 anos ou mais. O beneficiário também deve ser proprietário de um único imóvel, em que ele resida, e a renda não pode exceder três salários mínimos. Para requerer a isenção pela primeira vez, o contribuinte deve procurar a Prefeitura até 15 de junho deste ano para fazer o cadastro. O benefício tem validade por cinco anos.

Crônica do Dia

537177_250360158430555_1992762965_nFalem, meninos!

Por: Kátia Muniz                                                                   cronicaskatia@live.com

 Dizem que há várias formas de amar. Dizem também que demonstrar amor através dos gestos é uma delas.

Cena 1: você sempre chega em casa com um quindim para sua amada, volta e meia manda flores. Ela agradece, enche você de beijos e sempre te olha como se esperasse algo mais.

Cena 2: você é carinhoso, faz o gênero cavalheiro, abre a porta do carro, puxa a cadeira do restaurante. Ela sorri, joga um beijinho e dois minutos depois se perde em seus próprios pensamentos.

Cena 3: você deixa bilhetes amorosos espalhados pela casa, manda mensagens via celular dizendo que ela é linda, a leva ao teatro e ao cinema. No final da noite, antes de desligar o abajur, você percebe o olhar distante dela.

Cena 4: vocês dois estão ao pé da Torre Eiffel. Trocam um, dois, três beijos cinematográficos. Ela suspira, suspira, suspira. Você pensa: “Será que ela está com falta de ar?”

Você é praticamente o cara da música do Roberto Carlos, e porque raios essa mulher está sempre com esse olhar perdido?

Tchan-ran! Faltou dizer “eu te amo”.

Você se esforçou em todos os quesitos e está na sua cara que é louco por ela, nem precisava dizer nada, mas as mulheres são seres complexos. Se você ainda não sabia, anote aí.

Para nós, mulheres, não bastam os gestos, falar que ama é fundamental. Falem, meninos! Não economizem nas três palavrinhas, nossos ouvidos e todo o resto agradecem.

Mas se você disser “eu te amo” e ela em seguida questionar: de que tamanho é esse amor, meu bem?

Rapazes, não se desesperem, mulheres nunca se sentem totalmente satisfeitas. Isso faz parte do nosso DNA.

Câmara encaminha denúncia de negligência médica ao CRM

3.4-CamaraA Câmara de Vereadores de Guaratuba vai encaminhar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) uma suspeita de negligência médica ocorrida em um consultório particular. De acordo com a denúncia, um médico teria diagnosticado um enfarto como “problema de gases”. Ele teria receitado “Coca-Cola” ao paciente que corria risco de morte a acabou sendo submetido, em Curitiba, a uma angioplastia.
O caso foi divulgado pelo vereador Sérgio Braga (PSB) em sessão desta semana. De acordo com a denúncia, o paciente chegou ao consultório em mau estado já com o diagnóstico de problema cardíaco feito em Campo Grande (MS), de onde acabara de chegar. Conforme relato feito ao vereador, o médico não fez qualquer exame no paciente e sequer tocou nele.
O paciente piorou e procurou Sérgio Braga em busca de socorro. Um assessor do vereador e outro funcionário da Câmara o levaram a um hospital Curitiba. O paciente acabou sendo submetido a cateterismo (procedimento que serve para o diagnóstico de obstruções nas artérias) e a duas angioplastias (cirurgia de desobstrução).
O vereador Juarez Galego (DEM), funcionário municipal de carreira, chegou a citar o primeiro nome de dois médicos que seriam negligentes. O líder da prefeita na Câmara, vereador Almir Troyner (PSDB) disse que os médicos que têm apresentado problemas não podem manchar a imagem dos demais profissionais. Diversos vereadores se manifestaram pedindo a apuração do caso.
O presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira (DEM), disse que a denúncia será assinada por todos os vereadores e levada ao CRM.

Grupo de Apoio ao Litoral do Paraná se reuniu em Morretes

Abertura da Festa Feira de Morretes quando as autoridades também estiveram presentes

Abertura da Festa Feira de Morretes quando as autoridades também estiveram presentes

O deputado Ney Leprevost (PSD), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Litoral Paranaense na Assembléia Legislativa do Paraná e presidente do GALP (Grupo de Apoio ao Litoral Paranaense), falou no último sábado, 27, no Teatro Municipal de Morretes, para prefeitos, gestores de turismo, vereadores, presidentes de associações comerciais, organizadores de eventos e o trade de turismo dos municípios do litoral, durante o 2º Encontro do GALP.

O objetivo era trazer o secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo Cavalcanti para ouvir os pleitos dos municípios litorâneos na sua área. A pedido do deputado, o Secretário Estadual de Turismo e a equipe da Paraná Turismo também foram ao evento.

Na ocasião, Ney pleiteou ao secretário de turismo apoio aos eventos realizados pelos municípios litorâneos fora da temporada de verão.

“Existem dezenas de festas típicas, folclóricas, gastronômicas, culturais, religiosas e musicais durante o ano todo aqui no litoral. A excelente presença de público na 30º Festa Feira de Morretes é a prova de que o litoral pode ser visitado o ano inteiro, recebendo turistas, movimentando seu comércio e gerando empregos. Precisamos que a Paraná Turismo ajude a divulgar os eventos regionais”, afirmou Leprevost logo após a abertura da festa feira.